Siga o OTD

Surfe

Medina, Michael e Willian avançam no 1º dia em Uluwatu

WSL: Dunbar

Medina avança no primeiro dia de competições da etapa de Uluwatu; Michael Rodrigues vence disputa contra o compatriota e líder Ítalo Ferreira; Willian supera Mineirinho.

O primeiro dia da etapa de Uluwatu, em Bali, na Indonésia, que é uma continuação de Margaret River, teve só nove baterias e foi marcado pela eliminação precoce do líder do ranking, Ítalo Ferreira. Como o evento começou direto no round 3, em sua primeira bateria, Ítalo sofreu com a inspiração do compatriota Michael Rodrigues, que com a vitória pulou da 10ª para a 6ª do ranking mundial. Outro confronto entre brasileiros também aconteceu e quem levou a melhor foi Willian Cardoso sobre Mineirinho. Jessé Mendes e Gabriel Medina foram os outros brasileiros a cair na água. O primeiro foi eliminado por Kolohe Andino, já Medina passou tranquilo pelo australiano Jack Robinson.

Já o terceiro colocado do ranking, Julian Wilson, pegou o wildcard Kael Walsh na bateria mais fraca do dia e avançou. Além dele, o taitiano Michel Bourez (4º) também caiu – para o australiano Connor O’Leary. A próxima chamada da etapa de Uluwatu é nesta sexta-feira, 20h, horário de Brasília.

+ Confira a classificação completa do mundial de surfe

Bateria brasileira é mortal e resulta na queda do líder Ítalo Ferreira

A bateria mais importante do dia foi brasileira. O líder do ranking, Ítalo Ferreira, encarava seu amigo e compatriota Michael Rodrigues, 10º. Surfando de frontside e embalado pela vitória em Keramas, Ítalo era franco favorito. No entanto, seu adversário venceu na estratégia, já que escolheu as melhores ondas, enquanto o potiguar desperdiçava tempo tentando alguma manobra progressiva no inside. Assim, Michael pegou duas das maiores ondas do dia e manobrou com força para pontuar alto.

Vale lembrar que o duelo só aconteceu de maneira precoce pois o “seeding” que vale em Uluwatu é o mesmo que valia em Margaret River. O encontro foi o de rankings mais altos no round 3. Uma pena para Ítalo que pode perder a liderança, mas uma conquista gigante para Michael que já sobe para a sexta posição da classificação e o leva para o primeiro lugar do prêmio “rookie of the year”, ou “estreante do ano”.

Medina passa tranquilo

Atual quinto colocado do ranking, Gabriel Medina entrou na sétima bateria do round 3, logo após Julian Wilson. E o brasileiro não teve nenhum tipo de dificuldade para superar o australiano wildcard Jack Robinson. Medina adotou a postura de pegar o maior número de ondas possível e viu seu adversário esperar por muito tempo e cair quando entrou. Trocando uma nota atrás da outra e variando em suas manobras, o garoto de Maresias passou tranquilo para o round 4.

Mineirinho e Willian Cardoso à luz do pôr-do-sol

Na última bateria do dia, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Willian Cardoso protagonizaram um duelo do meio do ranking. E foi uma disputa muito interessantes, pois os dois foram se encontrando durante a bateria e trocando muitas vezes suas notas. Willian Cardoso conseguiu ser um pouco mais radical do que o adversário e, por isso, levou uma das melhores batalhas do primeiro dia em Uluwatu. O resultado é muito importante para que ele se distancie da zona de corte do top-22.

Jessé perde no detalhe

Primeiro brasileiro a entrar na água em Uluwatu, Jessé Mendes começou bem a bateria. Ele mostrou confiança em suas batidas e rasgadas e, por pouco, não completou um “club sandwich”. No entanto, aos poucos, o norte-americano Kolohe Andino foi se encontrando na bateria, até que conseguiu um 8.40. Contestável, diga-se de passagem. Depois, Jessé ficou alguns minutos esperando a onda certa com a prioridade e ela veio com 30 segundos para o fim. O brasileiro surfou muito bem e conseguiu a nota que precisava, mas na onda de trás, Kolohe já fazia outra virada na bateria e se garantia no round 4. Assista à nota 8.40 de Kolohe:

Round 3 do masculino

Bateria 1: Owen Wright (AUS) 13.43 x 10.43 Keanu Asing (HAV)
Bateria 2: Kolohe Andino (EUA) 14.47 x 14.33 Jessé Mendes (BRA)
Bateria 3: Jordy Smith (AFS) 15.33 x 7.26 Michael February (AFS)
Bateria 4: Ítalo Ferreira (BRA) 12.93 x 14.77 Michael Rodrigues (BRA)
Bateria 5: Sebastian Zietz (HAV) 9.16 x 14.77 Conner Coffin (EUA)
Bateria 6: Julian Wilson (AUS) 8.34 x 7.27 Kael Walsh (AUS)
Bateria 7: Gabriel Medina (BRA) 10.50 x 4.20 Jack Robinson (AUS)
Bateria 8: Michel Bourez (PYF) 9.04 x 11.06 Connor O’Leary (AUS)
Bateria 9: Adriano de Souza (BRA) 12.37 x 13.00 Willian Cardoso (BRA)
Bateria 10: Filipe Toledo (BRA) x Yago Dora (BRA)
Bateria 11: Joel Parkinson (AUS) x Joan Duru (FRA)
Bateria 12: John John Florence (HAV) – machucado x Mikey Wright (AUS)

Quartas de final do feminino

Bateria 1: Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
Bateria 2: Stephanie Gilmore (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
Bateria 3: Nikki Van Dijk (AUS) x Johanne Defay (FRA)
Bateria 4: Tyler Wright (AUS) x Lakey Peterson (EUA)

Mais em Surfe