Siga o OTD

Surfe

AO VIVO: Etapa de Uluwatu do mundial de surfe

WSL: Ed Sloane

Seis brasileiros competem no último dia da etapa de Uluwatu! Assista ao vivo a disputa na Indonésia, que é uma continuação de Margaret River.

Entre os dias 7 e 9 de junho, a praia de Uluwatu, em Bali, na Indonésia, receberá a continuação da terceira etapa do mundial de surfe de 2018. Continuação porque os dois primeiros rounds do masculinos e os três primeiros do feminino aconteceram em Margaret River, na Austrália, no início do ano. Na ocasião, o campeonato foi interrompido pela grande presença de tubarões no local da competição. Nas última semanas, a WSL (World Surf League) anunciou que a etapa teria continuação e os atletas celebraram pela escolha da praia indonésia. A primeira chamada para o evento em Uluwatu acontece às 21h30, de Brasília, desta quinta-feira.

Situação dos brasileiros

A competição masculina começará no round 3, onde oito brasileiros competirão. O curioso é que haverá três duelos entre os surfistas do nosso país. Mineirinho x Willian Cardoso, Filipe Toledo x Yago Dora e Michael Rodrigues x Ítalo Ferreira. Já Gabriel Medina enfrenta o wildcard australiano Jack Robinson e Jessé Mendes pega o norte-americano Kolohe Andino. No feminino, Silvana Lima foi eliminada no round 2, enquanto que Tatiana Weston-Webb disputará as quartas de final contra a havaiana Carissa Moore, sempre perigosa em ondas tubulares.

Gabriel Medina candidato ao título

Gabriel Medina é bom em esquerdas tubulares. Já venceu várias etapas do CT assim. Foto: Divulgação

Gabriel Medina chega a Uluwatu como principal candidato a conquistar a etapa. E isso tem motivo: Em esquerdas tubulares, Gabriel é o melhor. Por ser goofy-footer tem mais facilidade para entubar. Prova disso é que já venceu em Fiji, em Teahupoo, em Portugal e já fez finais em Pipeline. O garoto de Maresias é realmente bom nessas condições e, além de tudo isso, está doido para encostar nos líderes novamente. A eliminação precoce em Keramas, no round 4, jogou Medina para quinto do ranking.

Ausência de John John

Foi confirmado na terça-feira (5) que John John Florence não disputará a etapa de Uluwatu, devido a uma lesão no joelho. Enquanto treinava na Indonésia, o havaiano tentou um aéreo e caiu de mau jeito. Em seu instagram, ele publicou:

“Infelizmente machuquei meu joelho durante um free surf aqui em Bali, e tenho que desistir do próximo evento para voltar e curar o mais rápido possível”, lamentou. “Eu estava simulando bottom turns no quintal de casa, na noite passada, para ver se havia alguma maneira de surfar neste evento, mas nada disso deu certo. Haha! Eu acho que é melhor eu me curar 100% antes de voltar para a água”.

Confira o vídeo da lesão abaixo:

Ítalo Ferreira e Filipe Toledo tentam se distanciar no topo do ranking

Ítalo Ferreira venceu a última etapa do CT em Keramas. Foto: Ed Sloane

Ítalo Ferreira surfou muito nas direitas de Keramas, venceu o Corona Bali Protected e, de quebra, assumiu a liderança do ranking mundial. Ele é o único surfista que já venceu duas etapas no ano. Agora, nas esquerdas de Uluwatu tenta conquistar sua primeira vitória surfando de frontisde.

Já Filipe Toledo vem atingindo a regularidade desejada. Nos anos anteriores, o ubatubense sofreu por ter várias 13ª e 25ªs colocações. Os quintos lugares em Keramas e na Gold Coast são indícios de que o jogo está mudando. Ele é, atualmente, o segundo colocado do ranking e tentará, em Uluwatu, sua primeira vitória em ondas grandes no circuito. Os dois brasileiros tentam se distanciar do pelotão que vem logo atrás com o taitiano Michel Bourez, o australiano Julian Wilson e Gabriel Medina.

Etapas em Uluwatu até hoje

Até hoje três etapas foram disputadas em Uluwatu, com três campeões diferentes. Detalhe: dois deles são goofy-footers. A exceção é Bruce Irons, irmão de Andy Irons e que teve sua última conquista da carreira em Uluwatu.

1981: Jim Banks (AUS)

1982: Terry Richardson (AUS)

2008: Bruce Irons (HAV)

Round 3 do masculino

Bateria 1: Owen Wright (AUS) 13.43 x 10.43 Keanu Asing (HAV)
Bateria 2: Kolohe Andino (EUA) 14.47 x 14.33 Jessé Mendes (BRA)
Bateria 3: Jordy Smith (AFS) 15.33 x 7.26 Michael February (AFS)
Bateria 4: Ítalo Ferreira (BRA) 12.93 x 14.77 Michael Rodrigues (BRA)
Bateria 5: Sebastian Zietz (HAV) 9.16 x 14.77 Conner Coffin (EUA)
Bateria 6: Julian Wilson (AUS) 8.34 x 7.27 Kael Walsh (AUS)
Bateria 7: Gabriel Medina (BRA) 10.50 x 4.20 Jack Robinson (AUS)
Bateria 8: Michel Bourez (PYF) 9.04 x 11.06 Connor O’Leary (AUS)
Bateria 9: Adriano de Souza (BRA) 12.37 x 13.00 Willian Cardoso (BRA)
Bateria 10: Filipe Toledo (BRA) x Yago Dora (BRA)
Bateria 11: Joel Parkinson (AUS) x Joan Duru (FRA)
Bateria 12: John John Florence (HAV) – machucado x Mikey Wright (AUS)

Quartas de final do feminino

Bateria 1: Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
Bateria 2: Stephanie Gilmore (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
Bateria 3: Nikki Van Dijk (AUS) x Johanne Defay (FRA)
Bateria 4: Tyler Wright (AUS) x Lakey Peterson (EUA)

Confira uma análise das etapas na Indonésia:

Mais em Surfe