Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina sofre virada e é vice-campeão na etapa do Taiti

Além da derrota na final, o brasileiro perdeu a chance de disputar o Finals da WSL

Brasileiro Gabriel Medina, vice-campeão da etapa do Taiti na WSL (Matt Dunbar/World Surf League)
(Matt Dunbar/World Surf League)

O brasileiro Gabriel Medina sofreu a virada na final da etapa do Taiti do Circuito Mundial de surfe e foi vice-campeão do evento. Além disso, o brasileiro perdeu a chance de se classificar ao WSL Finals, torneio que reunirá os cinco melhores surfistas da temporada em Trestles, na Califórnia. Com a eliminação do paulista, João Chumbinho garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na sua primeira participação no dia, Gabriel Medina derrotou o havaiano John John Florence com uma grande atuação, alcançando o somatório de 16.10. Na sequência, com direito a uma onda de nota 9.00, o brasileiro superou Barron Mamiya, também do Havaí, com a pontuação de 13.33. Porém, na decisão, Medina teve um bom início, somando um resultado de 8.17, mas acabou sofrendo a virada para o australiano Jack Robinson, que se sagrou campeão da etapa. A derrota de Gabriel ainda significou o fim da chance do surfista disputar o Finals. Dessa forma, os representantes do Brasil na Califórnia serão Filipe Toledo e João Chumbinho, primeiro e quarto colocados na classificação geral, respectivamente.

Antes disso, Yago Dora lutou até o fim, mas perdeu para Jack Robinson já nas quartas de final, que bateu a pontuação de 12.93, contra 11.10 do surfista paranaense. Nos últimos segundos da bateria, Yago surfou um bom tubo e tentou finalizar a onda com um aéreo, porém não obteve sucesso. Dessa forma, ele conseguiu a nota de 7.10, o que não foi suficiente para virar o confronto.

Tatiana Weston-Webb cai nas quartas no Taiti

Já na disputa feminina, a brasileira Tatiana Weston-Webb acabou eliminada na fase de quartas de final. Logo na primeira bateria, ela alcançou o somatório de 12.26, mas foi superada pela australiana Tyler Wright, que somou ondas de nota 7.17 e 5.33. A campeã entre as mulheres foi a estadunidense Caroline Marks.

Assim, Tati encerrou sua participação no Circuito Mundial de surfe nesta temporada com a oitava colocação na classificação geral. Além disso, suas melhores posições no ano aconteceram nas etapas de Portugal e de Surf Ranch, nos Estados Unidos, onde a gaúcha caiu na semifinal nas duas oportunidades.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe