Siga o OTD

Surfe

Filipe Toledo vai às quartas em J-Bay e se garante no WSL Finals

Filipe Toledo olha para o horizonte antes da estreia do J-Bay Open na WSL
(Foto: Alan Van Gysen/WSL)

Filipe Toledo é o primeiro atleta garantido no Finals da WSL. O surfista brasileiro garantiu a vaga após vencer o indonésio Rio Waida, nesta terça-feira (18), e se classificar para as quartas de final da etapa de J-Bay do circuito. Gabriel Medina e Yago Dora também avançaram, enquanto João Chianca, Caio Ibelli, Tati Weston-Webb e Ítalo Ferreira deram adeus à competição sul-africana.

Líder do ranking mundial, Filipe Toledo já havia vencido sua bateria na primeira fase, há quatro dias, e deu um show contra Rio Waida, vencendo o confronto com boa vantagem. Ele emplacou um 9.63 – maior nota do dia – logo no início da série e depois anotou um 7.93. No acumulado, o brasileiro ficou com 14.63 contra 11.67 do indonésio, que surfou cinco ondas e somou 7.17 e 4.50. Filipe enfrentará o australiano Jack Robinson nas quartas.

O J-Bay Open é a nona etapa do Circuito Mundial de Surfe. Depois desta, restará apenas mais uma antes do Finals. Filipinho iniciou a competição na primeira colocação do ranking, com 44.980 pontos e já tem, no mínimo, 4.745 pontos garantidos pela campanha na África do Sul. Assim, ele já está assegurado no top-5 e, consequentemente, no Finals.

O Finals reunirá os cinco primeiros colocados do ranking para definir o campeão da temporada. O evento acontecerá na Califórnia, nos Estados Unidos, entre os dias 7 e 15 de setembro. Vale lembrar que Filipe Toledo é o atual campeão da WSL. O Brasil, aliás, teve os últimos quatro vencedores do circuito.

Gabriel Medina e Yago Dora avançam

Outros três brasileiros também estão em uma briga direta por um lugar no Finals. Dois deles seguem na disputa em J-Bay. Em uma bateria muito disputada, Gabriel Medina superou o australiano Ryan Callinan por 16.83 (8.60 + 8.23) a 16.03 (8.70 + 7.33). O brasileiro enfrentará o havaiano Ian Gentil nas quartas de final.

Gabriel Medina surfando em J-Bay; ele luta por um lugar no Finals
Gabriel Medina em ação em J-Bay (Foto: Beatriz Ryder/WSL)

Já Yago Dora, que foi campeão da etapa de Saquarema no início do mês, venceu o havaiano Barron Mamiya por 14.00 (7.33 + 6.67) a 9.83 (5.33 + 4.50). O brasileiro terá o japonês Kanoa Igarashi na próxima fase. Yago aparece em quinto lugar no ranking mundial, enquanto Medina é o sétimo colocado.

Quedas

Atualmente na quarta colocação do ranking, João Chianca caiu nas oitavas de final ao perder para Kanoa Igarashi por 13.74 (7.67 + 6.07) a 12.67 (6.67 + 6.00). Já Ítalo Ferreira e Caio Ibelli deram adeus na repescagem. Ítalo sofreu uma lesão no joelho e precisou abandonar a disputa, enquanto Caio perdeu para o sul-africano Jordy Smith. No feminino, Tati Weston-Webb também caiu na repescagem, para a australiana Stephanie Gilmore.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Surfe