Siga o OTD

Surfe

Com aéreo, Yago lidera quarteto rumo às oitavas em J-Bay

João Chianca, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Yago Dora venceram baterias iniciais e avançaram na etapa de J-Bay da WSL

Yago Dora em ação na etapa de J-Bay da WSL
(Foto: Daniel Smorigo/WSL)

Quatro brasileiros avançaram de forma direta às oitavas de final do J-Bay Open, a nona etapa da divisão principal do Circuito Mundial de Surfe (WSL), que começou na manhã desta quinta-feira (13), na África do Sul. Yago Dora – dono da melhor nota do dia, após um aéreo que lhe rendeu 9.27 -, Filipe Toledo, Gabriel Medina e João Chianca venceram suas respectivas baterias da primeira fase e seguiram na competição. Por outro lado, Caio Ibelli e Ítalo Ferreira precisarão disputar o elimination round.

Campeão da etapa de Saquarema há duas semanas, Yago Dora segue em alta e obteve a maior nota do dia em J-Bay. Com um aéreo, ele anotou 9.27, acumulou 16.27 com uma segunda onda de 7.00, e superou o australiano Connor O’Leary (13.53) e o havaiano Ian Gentil (10.40). Yago aparece em quinto lugar no ranking mundial e está na briga por uma vaga no WSL Finals.

Quem também está na briga direta por um lugar no Finals é Gabriel Medina. O tricampeão mundial avançou para as oitavas de final ao vencer a bateria contra o australiano Ryan Callinan e o sul-africano Matthew McGillivray. Medina teve 14.00 (7.50 + 6.50), enquanto o sul-africano marcou 13.67 e o australiano anotou 12.93.

Filipinho deslancha no fim

Voltando a usar a lycra amarela por ser líder do ranking mundial, Filipe Toledo apareceu no momento certo para vencer sua série. Competindo na quarta bateria da primeira fase, ele ficou mais de 20 minutos zerado, sem encaixar nenhuma onda, mas deslanchou na reta final. Filipe encaixou duas boas séries em sequência, recebendo 8.50 e 6.77, acumulou 15.27 e superou a concorrência do japonês Kanoa Igarashi (14.33) e do sul-africano Adin Masencamp (9.43).

Filipe Toledo olha para o horizonte antes da estreia do J-Bay Open na WSL
Filipe Toledo voltou a usar a lycra amarela (Foto: Alan Van Gysen/WSL)

Já João Chianca, que chegou a liderar o ranking da WSL no início do ano, venceu a primeira série do dia com 11.50 (6.67 + 4.83) contra 10.17 (5.67 + 4.50) de Seth Moniz e 6.37 (3.50 + 2.87) de Barron Mamiya, ambos do Havaí. Atualmente, Chumbinho aparece na quarta colocação da classificação mundial. Os cinco primeiros avançam ao Finals após as dez etapas “regulares” do circuito.

Ítalo e Ibelli na repescagem

Outros dois brasileiros em ação no dia, Caio Ibelli e Ítalo Ferreira não conseguiram triunfar em suas séries. Em uma forte bateria, o campeão olímpico marcou 14.34 (8.17 + 6.17) e ficou em segundo lugar, atrás do havaiano John John Florence, com 15.27 (8.27 + 7.00). Caio, por sua vez, foi o terceiro (9.17) de uma série que teve o indonésio Rio Waida (14.10) como vencedor. O australiano Ethan Ewing (11.67) foi o segundo colocado.

Caio Ibelli em ação na etapa de J-Bay da WSL, junto a Gabriel Medina e Yago Dora
Caio Ibelli não encontrou boas séries durante os 36 minutos de bateria (Foto: Alan Van Gysen/WSL)

Dessa forma, os dois brasileiros foram encaminhados à repescagem e precisarão vencer suas séries para chegar nas oitavas de final. Caio Ibelli enfrentará o anfitrião Jordy Smith, enquanto Ítalo Ferreira terá o havaiano Ian Gentil pela frente. A próxima chamada do J-Bay Open será nesta sexta-feira (14), às 02h45, horário de Brasília.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Surfe