Siga o OTD

Surfe

Filipe Toledo assume liderança da WSL após etapa de Saquarema

Apesar de ter sido eliminado nas oitavas de final, o paulista conseguiu ultrapassar o estadunidense Griffin Colapinto.

Filipe Toledo em G-Land WSL Pipeline Sunset Beach Surfistas surfe
(Foto: Ed Sloane/WSL)

Temos um novo surfista com a lycra amarela no surfe! Após a disputa da etapa de Saquarema, a oitava da World Surf League (WSL), o brasileiro Filipe Toledo assumiu a liderança do ranking mundial no masculino, ultrapassando o estadunidense Griffin Colapinto. Além disso, outro destaque foi a entrada de Yago Dora para o top-5 da classificação geral.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Mesmo sendo eliminado nas oitavas de final do evento no Brasil, perdendo para o potiguar Jadson André, Filipe Toledo atingiu a marca de 44.980 pontos e subiu para o primeiro lugar do ranking mundial. Isso também se deve pelo fato de Griffin Colapinto ter caído no round eliminatório e somado apenas 1.330 pontos.

No entanto, além da nova liderança, as primeiras cinco posições do ranking possuem um novo integrante. Com o título inédito no Brasil, Yago Dora somou 10.000 pontos e alcançou a quinta colocação da classificação geral, atingindo um total de 32.120 pontos. Outro que também figura no top-5 é João Chumbinho, atual quarto colocado e que foi ultrapassado pelo australiano Ethan Ewing, vice-campeão em Saquarema. Dessa forma, hoje, os três brasileiros seriam os representantes do país na disputa da Finals da WSL, que acontece no mês de setembro, nos Estados Unidos.

Por outro lado, Gabriel Medina caiu duas posições no ranking e agora ocupa o 7º lugar, com um total de 29.355 pontos. Outro que perdeu colocações foi Ítalo Ferreira, atual 11º colocado e cerca de 5.000 pontos atrás de Yago Dora. Por fim, o paulista Caio Ibelli está em 14º e já atingiu o total de 21.460 pontos.

Tatiana Weston-Webb perde uma posição e sai do top-5 do ranking mundial

Além disso, no feminino, a gaúcha Tatiana Weston-Webb caiu para o sexto lugar na classificação geral da WSL e saiu da zona de classificação para o Finals da competição. Ela foi ultrapassada pela estadunidense Caitlin Simmers, jovem promessa de 17 anos de idade e que foi campeã da etapa de Saquarema.

Agora, Tati possui um total de 31.625 pontos, 7.035 atrás da surfista dos Estados Unidos. Assim, ela irá precisar diminuir a distância na tabela nos dois próximos eventos que ocorrem nos próximos meses. O primeiro deles será a etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, que está marcada para ocorrer entre os dias 13 e 22 de julho. Por fim, todos os atletas terão sua última chance de pontuar em Teahupo’o, no Taiti, local que também será sede da disputa por medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe