Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina questiona critérios dos juízes da WSL

Em postagem nas redes sociais, Gabriel Medina cobra WSL sobre critérios de julgamento após baterias polêmicas no Surf Ranch

Gabriel Medina faz manobra em onda no Surf Ranch em etapa da WSL
(Foto: Aaron Hughes/WSL)

Neste fim de semana, aconteceu mais uma etapa do Champioship Tour da Liga Mundial de Surfe (WSL), com a disputa do Surf Ranch Pro em Lemoore, na Califórnia. O evento terminou com título do norte-americano Griffin Colapinto no masculino e da havaiana Carissa Moore no feminino. Mas a competição foi marcada por baterias apertadas, com atletas brasileiros mostrando indignação com as notas dadas para algumas ondas. Após as finais, o tricampeão mundial Gabriel Medina publicou uma carta nas redes sociais questionando os critérios dos juízes da WSL.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A bateria que mais causou controvérsia foi a das quartas de final entre Gabriel Medina e o australiano Ethan Ewing. Os dois empataram no total, com 16,67 pontos. Mas no critério de desempate, Ewing venceu o confronto por ter a onda de maior valor: 9,07 contra um 8,67 de Gabriel. Além disso, alguns brasileiros questionaram as notas da final entre Ítalo Ferreira e Griffin Colapinto. Na transmissão oficial da WSL, foi possível ouvir torcedores brasileiros xingando os juízes durante a disputa do título.
+ Luigi Cini é campeão do Pro Tour de skate park na Argentina
+ Ítalo Ferreira é vice-campeão da etapa do Surf Ranch da WSL
+ Raicca Ventura fica em terceiro no Pro Tour de San Juan
+ Stephan Barcha leva o bronze no GP de Roma de hipismo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Falta de clareza

Em sua postagem nas redes sociais, Gabriel Medina alegou falta de clareza e inconsistência dos juízes na hora de determinarem as notas. O atleta disse que isso acontece há algum tempo, mas que tem sido mais frequente nos últimos eventos da WSL. “Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte”, disse Medina na postagem.

Alguns dos surfistas brasileiros do CT repostaram e comentaram a carta de Gabriel Medina. Atual campeão da WSL, Filipe Toledo escreveu: “Obrigado! Estamos juntos nesta”. Em seguida, Yago Dora foi mais incisivo ao postar: “Queremos a evolução do esporte”.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe