Siga o OTD

Surfe

Chumbinho, Toledo, Medina, Dora e Ítalo avançam no Surf Ranch

Brasil tem cinco dos oito classificados para as quartas de final da etapa da WSL no Surf Ranch

Filipe Toledo dentro de tubo na etapa do Surf Ranch da WSL
(Foto: Pat Nolan/World Surf League)

Na tarde deste sábado (27), aconteceram as eliminatórias da disputa masculina da etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL) no Surf Ranch, nos Estados Unidos. Depois que ficaram em primeiro nas suas baterias, Filipe Toledo, João Chianca, o Chumbinho, Yago Dora e Gabriel Medina avançaram direto para as quartas de final do evento. Já o campeão olímpico, Ítalo Ferreira chegou às quartas pela repescagem.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na primeira fase da competição, os surfistas foram divididos em baterias de quatro atletas, com o primeiro colocado avançando direto para as quartas de final, enquanto o segundo e o terceiro avançam à repescagem. Após fazerem duas ondas para a esquerda e duas para a direita, as melhores notas de cada atleta em cada lado foram somadas. Assim, Filipe Toledo foi logo o primeiro brasileiro à avançar para as quartas de final. O campeão mundial somou 16,03 (8,83 + 7,20) para terminar em primeiro lugar na sua bateria.
+ Leonardo Gonçalves vence o GP da Áustria de Judô
+ Brasil é bicampeão do Grand Prix de futebol de cegos
+ Vitória Lopes fica em 14º na World Series de triatlo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em seguida, foi a vez do líder do ranking da WSL, João Chianca garantir a vaga nas quartas. Chumbinho somou 13,00 (7,00 + 6,00) para ganhar a bateria. Caio Ibelli, por sua vez, ficou em quarto lugar, com 8,10 (3,33 + 4,77) e foi eliminado da disputa.

João Chianca o Chumbinho dentro de tubo no Surf Ranch
(Foto: Pat Nolan/World Surf League)

Yago e Medina avançam

Na terceira bateria com brasileiros, Yago Dora e Ítalo Ferreira fizeram uma grande batalha pela primeira posição. Quem se deu melhor foi Yago, que conseguiu um total de 16,30 pontos (6,93 + 9,37), incluindo a melhor onda do dia. Ítalo conseguiu 15,17 (7,00 + 8,17) para terminar em segundo lugar. Dessa forma, o campeão olímpico vai disputar a repescagem. Por fim, Gabriel Medina brilhou na última bateria da fase preliminar, com um total de 16,10 pontos (7,33 + 8,77).

Ítalo se classifica na Night Session

Após derrota na classificatória, Ítalo Ferreira retornou à piscina na madrugada deste domingo (28) para a disputa da repescagem. O brasileiro garantiu a classificação para as quartas de final em sua segunda onda para esquerda, na qual finalizou com aéreo. Dessa forma, Ítalo conquistou a nota de 8,50, suficiente para o segundo lugar da bateria.

Confrontos definidos

Gabriel Medina pegando onda para a direita no Surf Ranch da WSL
Gabriel Medina vai enfrentar o australiano Ethan Ewing nas quartas de final (Aaron Hughes/World Surf League)

Além disso, com o fim da repescagem, foram definidos os cruzamentos das quartas de final da etapa da WSL no Surf Ranch. Yago Dora vai encarar o norte-americano Griffin Colapinto. Já Filipe Toledo enfrenta o italiano Leonardo Fioravanti, enquanto Gabriel Medina tem pela frente o australiano Ethan Ewing. Por fim, João Chianca e Ítalo Ferreira encerram as quartas de final com uma bateria 100% brasileira.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe