Siga o OTD

Surfe

Ítalo Ferreira dá show e vai às oitavas em Margaret River

Ítalo, Medina, Filipe, Chumbinho e Yago superaram round dos 32 e foram às oitavas da etapa de Margaret River da WSL

Ítalo Ferreira pega onda em MArgaret River
(Aaron Hughes/World Surf League)

Ítalo Ferreira foi o grande nome da madrugada deste sábado na etapa de Margaret River do Mundial de surfe. O campeão mundial de 2019 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 teve o maior somatório da fase de 32 ao vencer a bateria contra o japonês Kanoa Igarashi por 17,53 a 11,60. Além do surfista potiguar, Gabriel Medina, Filipe Toledo, João Chianca e Yago Dora também se classificaram. Por outro lado, Samuel Pupo, Caio Ibelli, Michael Rodrigues e Tatiana Weston-Webb foram eliminados.

Show de Ítalo Ferreira

Ítalo Ferreira Mundial de surfe WSL Finals campeão bicampeão surfe
(twitter/WSLBrasil)

O surfista de Baía Formosa chegou a Margaret River em má fase, ocupando apenas a 17ª colocação do Mundial. Por conta disso, Ítalo Ferreira precisava reagir. Na véspera, venceu a bateria mais emocionante do dia e, neste sábado, mostrou que pode voltar aos bons momentos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A disputa com o vice-campeão olímpico Kanoa Igarashi foi equilibrada até os momentos finais. O japonês começou mais ativo e assumiu a liderança com notas 6,33 e 5,27, enquanto o brasileiro tinha apenas 6,17 e 5,33. Com 21 minutos da bateria, Ítalo Ferreira passou na frente ao marcar 6,27, deixando o adversário precisando de 6,11 para ultrapassá-lo.

Kanoa Igarashi teve quatro oportunidades de alcançar a nota necessária, mas falhou na finalização. A cinco minutos do fim, no entanto, começou o show de Ítalo Ferreira. O brasileiro voou alto com rotação e tirou a maior nota do dia: 9,03. Não satisfeito, ele pegou mais uma onda para somar 8,50 e fechar a bateria com 17,53.

O adversário de Ítalo Ferreira nas oitavas de final será Ethan Ewing, que eliminou Jacob Willcox na fase de 32.

Yago Dora vence com segundo maior somatório

(Alan Van Gysen/World Surf League)

Quem mais perto chegou do desempenho de Ítalo Ferreira foi Yago Dora, que derrotou Nat Young, dos Estados Unidos, com o segundo maior somatório do dia. Logo nos primeiros minutos da bateria, o brasileiro tirou uma nota 9,00. Logo em seguida, conseguiu mais 7,67 e deixou o rival precisando de duas ondas para tentar reverter os 16,67 de pontuação.

Nat Young tentou reagir, mas, na soma de suas duas maiores notas, só alcançou 8,16, enquanto Yago Dora,a quatro minutos do fim, conseguiu surfar outra ótima onda, marcou 8,00 e terminou a bateria com 17,00 no somatório. O brasileiro vai enfrentar o australiano Connor O’Leary nas oitavas de final.

Filipe Toledo não dá chances a surfista da casa

Filipe Toledo vira no fim e vai à semifinal de Bells Beach
(Beatriz Ryder/World Surf League)

O atual campeão do Circuito Mundial de Surfe, Filipe Toledo avançou para as oitavas de final da etapa de Margaret River, na Austrália, vencendo um surfista da casa. Enfrentando o australiano Reef Heazlewood, Filipinho tirou 7,83 logo na sua primeira onda. Ele continuou surfando para notas acima de 6,00 e só parou com 7,87 na sua sexta oportunidade. Enquanto isso, Heazlewood não se encontrou na maior parte da bateria. Abriu com 3,93 e chegou até dar um susto com 8,50 na última nota, mas não foi o suficiente para vencer.

O adversário de Filipe Toledo nas oitavas de Margaret River será o sul-africano Jordy Smith. Ele derrotou Samuel Pupo somando 14,50 contra 12,90 do brasileiro.

Gabriel Medina vence Maxime Huscenot

Gabriel Medina Etapa de Bells Beach WSL 2023 do Circuito Mundial de surfe
(Ed Sloane/World Surf League)

O tricampeão mundial Gabriel Medina venceu com autoridade o francês Maxime Huscenot. O brasileiro conseguiu as duas melhores notas da bateria (7,60 e 6,77) para chegar a 14,27 e vencer o adversário que terminou com 12,63.

Com a derrota, Maxime Huscenot foi cortado da elite e não vai seguir no CT para a próxima etapa do Mundial de surfe. Já Gabriel Medina vai enfrentar o italiano Leonardo Fioravanti nas oitavas de final.

João Chianca não dá chances a campeão mundial júnior

João Chianca surfa em Margaret River
(Cait Miers/World Surf League)

Líder do ranking, João Chianca mais uma vez teve uma grande atuação. O brasileiro não tomou conhecimento do australiano Jarvis Earle, atual campeão mundial júnior. Em resumo, Chumbinho marcou duas notas acima dos sete pontos (7,83 e 7,17) nos seis minutos iniciais da bateria e deixou o adversário sob pressão.

Com 15 minutos de bateria, João Chianca ampliou a vantagem ao tirar 7,27 e deixou Javis Earle precisando de 15,10 para vencer. O australiano, no entanto, só conseguiu um 5,00 como melhor nota e ficou com apenas 8,17 no somatório, bem distante dos 15,10 obtidos por Chumbinho, que vai enfrentar Callum Robson, da Austrália, nas oitavas de final.

Brasileiros eliminados

Enquanto Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Filipe Toledo, João Chianca e Yago Dora se classificaram para as oitavas de final, Samuel Pupo, Caio Ibelli e Michael Rodrigues foram eliminados. Samuca perdeu para o sul-africano Jordy Smith. Já Caio Ibelli caiu diante do havaiano Barron Mamiya numa bateria muito apertada (11,73 a 11,34). Por fim, Michael Rodrigues não passou do Elimination Round.

Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb perdeu para a norte-americana Lakey Peterson nas oitavas de final. A brasileira controlou a bateria durante a maior parte do tempo, mas sofreu a virada já no fim, com placar final de 12,07 (6,57 + 5,50) a 10,94 (6,17 + 4,77). Tati já está classificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe