Siga o OTD

Surfe

Julia Duarte e Matheus Gomes vencem o CBSurf Xangri-lá Pro

Julia Duarte e Matheus Gomes venceram a etapa de Xangri-Lá-RS do Circuito Brasileiro de surfe. Julia está na liderança do ranking feminino

Julia Duarte e Matheus Gomes posam para foto com os troféus do Xangri-lá Pro
(Foto: David Castro/Atlântida Pro)

A jovem carioca Julia Duarte, 20 anos, e o paulista Matheus Gomes, 22, foram os campeões do CBSurf Xangri-lá Pro Surf nas finais contra a cearense Larissa dos Santos, 24, e o paraibano Samuel Igo, 29, na Praia de Atlântida, em Xangri-lá, litoral norte do Rio Grande do Sul.

As vitórias valeram o mesmo prêmio de 30.000 Reais e 10.000 pontos decisivos na reta final do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf. Matheus Gomes subiu de 243 para 21 no ranking e Julia Duarte e Samuel Igo assumiram a liderança nesta penúltima etapa. A decisão dos títulos será na Praia da Taiba, na semana de 12 a 17 de dezembro no litoral norte do Ceará.

+ Brasil é campeão do Sul-Americano sub-15 de basquete

Júlia assume liderança no feminino

A única chance para a carioca tirar o primeiro lugar da catarinense Tainá Hinckel, era a vitória no Xangri-lá Pro Surf e conseguiu derrotar Larissa dos Santos nas difíceis condições do mar do domingo, com ondas pequenas e vento nordeste forte na Praia de Atlântida. Essa foi a terceira final consecutiva de Julia Duarte, que tinha perdido a da etapa de Matinhos (PR) para Tainá Hinckel e a de Florianópolis (SC) para Silvana Lima. Agora festejou sua primeira vitória e a liderança no ranking brasileiro, em sua primeira temporada como surfista profissional.

Julia surfandi uma onda
Júlia Duarte (Foto: David Castro/Atlântida Pro)

“Estou muito feliz, queria muito liderar esse ranking e dedico a vitória aos meus pais. Agora vou pro Ceará, para cuidar do meu título pra ninguém pegar”, disse Julia Duarte. “Eu amei esse lugar aqui e não foi tão frio como eu imaginei. Foram baterias muito disputadas e estou muito feliz. É muito importante esse dinheiro todo que estamos recebendo de prêmio, incentivando mais meninas a competir. Lembro que o primeiro campeonato que eu corri, só teve final. Agora são mais de 40 meninas e isso é incrível. Quero que o surfe cresça mais, sem perder o espírito do surfe e o lifestyle. Estou muito feliz e essa vitória é pra minha mãe e meu pai”.

Mudança no ranking masculino

O ranking masculino também tem um novo líder, o vice-campeão no CBSurf Xangri-lá Pro Surf, Samuel Igo. O paraibano ganhou um confronto direto com o paulista Marcos Correa, que tiraria a liderança do capixaba Krystian Kymerson, se vencesse essa bateria das quartas de final. Samuel Igo ainda precisava chegar na final, para ultrapassar os dois. E o índio da Tribo Potiguara, na Paraíba, conseguiu, derrotando o experiente ex-top do CT, Paulo Moura.

“Estou muito feliz por fazer mais uma final. A bateria foi bem disputada, procurei surfar e no finalzinho ali, peguei a onda que achei que poderia vencer. Mas estou feliz por estar aqui em Xangri-lá, onde disputei meu primeiro QS muitos anos atrás e por sair daqui como líder do ranking”, disse Samuel Igo. “Agora vou tentar me manter na frente e ser campeão brasileiro né. Já fui vice-campeão no ano passado e eu sabia da possibilidade de sair daqui líder. Foquei bateria por bateria e deu certo. O Nordeste é um lugar que é a minha casa, me sinto confortável lá, com o mar, as pessoas, então vamos com tudo pra Taíba”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Primeira vitória

Assim como Julia Duarte, Matheus Gomes conquistou sua primeira vitória em etapas da Divisão Principal do Circuito Profissional da CBSurf. O paulista de Ubatuba que tem o campeão mundial Filipe Toledo como ídolo, só havia competido na de Saquarema (RJ), onde perdeu de cara. Ele chegou em Xangri-lá na posição 243 do ranking, disputou oito baterias desde segunda-feira até domingo na Praia de Atlântida e saltou para o 21.o lugar. A vitória já garantiu Matheus Gomes no grupo dos top-50 que vão disputar o Dream Tour 2023.

“Eu fiquei com muita ansiedade todos os dias, não conseguia dormir, tive que tomar remédio pra dormir e só tenho que agradecer a Deus. Estou sonhando acordado”, disse Matheus Gomes. “Eu fiz uma excelente bateria com um cara muito difícil e quero agradecer aos meus patrocinadores. Tem mais uma etapa lá na Taíba e vamos com tudo. Quero agradecer a todos que estavam na torcida, a galera de Ubatuba e é tudo nosso. Agora vou treinar o dobro e continuar no caminho certo, trabalhando muito para conseguir outros bons resultados”.

Revelação

Matheus fazendo manobra aéra
Matheus Gomes (Foto: David Castro/Atlântida Pro)

Matheus Gomes foi a grande revelação do CBSurf Xangri-lá Pro Surf. No domingo, usou os aéreos de frontside nas direitas da Praia de Atlântida, para liquidar seus adversários. Para chegar na final, superou surfistas bem mais experientes, que já fizeram parte da elite do CT, os cearenses Michael Rodrigues na semifinal e Heitor Alves nas quartas de final.

A grande apresentação de Matheus Gomes em Xangri-lá, foi na semifinal com Michael Rodrigues. Ele começou forte, acertando os aéreos nas direitas da Praia de Atlântida para largar na frente com notas 8,50 e 6,77 nas duas primeiras ondas que surfou. Michael entrou na briga quando restavam 10 minutos, com a nota 7,17 recebida pelo seu ataque de frontside numa direita. Mas, não conseguiu os 8,11 pontos que precisava para reverter o placar de 15,27 a 13,74 pontos. Michael Rodrigues já partiu direto para a estrada, pois logo vai embarcar para o Havaí, onde tentará sua classificação para o CT 2023, na última etapa do Challenger Series em Haleiwa Beach.

Mais em Surfe