Siga o OTD

Surfe

Michael Rodrigues e João Chianca na elite do surfe em 2023

Michael Rodrigues e João Chianca garantem vaga no Championship Tour da Liga Mundial de Surfe (WSL) para a temporada 2023

Michael Rodrigues surfando onda
Michael Rodrigues (Foto: Brent Bielmann/World Surf League)

O cearense Michael Rodrigues e o saquaremense João Chianca, o Chumbinho, vão reforçar a seleção brasileira que vai disputar o World Surf League Championship Tour em 2023. Suas vagas vieram durante as quartas de final, que abriram o último dia (2) do Haleiwa Challenger apresentado por The Hawaiian Islands, no Havaí. Michael ainda foi até a final e ficou em terceiro lugar, atrás de dois tops mundiais, o japonês Kanoa Igarashi e o havaiano John John Florence, que conquistou o bicampeonato no evento que fechou a temporada 2022 na ilha de Oahu.

“Nem sei o que dizer, está difícil de explicar o que estou sentindo agora”, disse Michael Rodrigues, quando foi oficialmente confirmado no CT 2023. “Eu me esforcei muito esse ano e tenho muitas pessoas para agradecer. Nem tenho palavras no momento, mas estou na Lua agora e muito, muito feliz por ter atingido meu grande objetivo. Eu sempre quis muito voltar ao Tour e agradeço a todos que me apoiaram e acreditaram em mim”, completou.

+ Beatriz Dizotti e Pedro Farias levam prata no US Open de natação

Caminho para o CT

Michael Rodrigues precisava passar para as semifinais, para entrar no grupo dos 10 que se classificam para o CT, pelo ranking do Challenger Series. Ele competiu na segunda bateria da sexta-feira e largou na frente com notas 5,83 e 5,00. Mas, o paulista Jessé Mendes, que passou a representar a Itália esse ano, lhe tirou o primeiro lugar com a nota 6,17 da sua terceira onda. Logo, o bicampeão mundial John John Florence assumiu a ponta com um aéreo reverse e não largou mais a liderança.

Michael caiu para o terceiro lugar, precisando de 5,02 para se classificar e tudo foi decidido nas ondas surfadas nos 5 minutos finais. O cearense surfou três, manobrando forte na primeira, que abriu mais parede para combinar três batidas e rasgadas. Jessé Mendes respondeu com um ataque vertical de backside. Michael arriscou um aéreo, mas não completou. Aí John John pega uma onda melhor, para fazer duas manobras no crítico. Michael ainda pegou mais uma e acertou o full rotation. Fica o suspense pelas notas e ele consegue 5,07 para superar Jessé por 10,90 a 10,84 pontos, com o havaiano vencendo por 12,94.

Com a passagem para as semifinais, Michael Rodrigues tirou o australiano Dylan Moffat do G-10 e, ainda, ultrapassou o havaiano Ezekiel Lau. Sua vaga no CT 2023 seria confirmada se o australiano Morgan Cibilic perdesse na bateria seguinte e foi o que aconteceu. Ficou então a disputa por uma última vaga, com Imaikalani Devault precisando ser vice-campeão para tirar o décimo lugar no ranking do também havaiano Ezekiel Lau. Mas, ele foi barrado pelo australiano Ryan Callinan e o francês Maxime Huscenot na última bateria das quartas de final.

João Chianca também se garante no CT

João Chianca surfando onda
João Chianca (Foto: Tony Heff/World Surf League)

Já a vaga do João Chianca, que estava em sétimo lugar no G-10, veio logo no primeiro confronto da sexta-feira, quando o francês Gatien Delahaye perdeu para o italiano Leonardo Fioravanti e o australiano Kalani Ball. O surfista de Saquarema começou 2022 na elite, mas perdeu a vaga no novo corte no meio da temporada, implantado esse ano. Já Michael Rodrigues fez parte do CT em 2018 e, em 2019, quando não conseguiu confirmar sua permanência nem entre os 22 primeiros do ranking e nem entre os 10 do QS.

“Eu fiquei meio decepcionado com a minha derrota ontem (quinta-feira), pois sabia que toda bateria era importante para mim”, disse João Chianca. “Mesmo assim, tinha esperança de não sair dos top-10 e foi muito emocionante hoje. Deu tudo certo e estou novamente no Tour. Lembro que estava superconfiante indo pra etapa de Ballito (na África do Sul), mas deu tudo errado lá. Depois, as coisas começaram a melhorar. Fui trocando os piores resultados, tive um bom resultado em casa no Brasil e tive muita fé o ano todo. Agradeço aos meus patrocinadores, todos os brasileiros que sempre me apoiaram e minha família também”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Seleção brasileira

Com a classificação de Michael Rodrigues e João Chianca, a seleção brasileira do CT 2023 terá dez titulares e um já confirmado na reserva do time. Já estavam garantidos na elite da World Surf League (WSL), os campeões mundiais Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira, os irmãos Miguel e Samuel Pupo, Caio Ibelli, Jadson André e Tatiana Weston-Webb. Além deles, tem Yago Dora como primeiro alternate da temporada 2023, para substituir a ausência dos tops por contusão ou qualquer outro motivo.

A primeira apresentação da nova seleção brasileira acontecerá lá mesmo no Havaí, onde terminou a temporada 2022 na sexta-feira. A abertura do WSL Championship Tour 2023 será no Billabong Pro Pipeline, que vai começar no dia 29 de janeiro, com prazo até 10 de fevereiro para ser encerrado nos tubos de Pipeline. Na sequência, tem o Hurley Pro Sunset Beach nos dias 12 a 23 de fevereiro, também no North Shore da ilha de Oahu.

Mais em Surfe