Siga o OTD

Surfe

Brasileiros seguem para terceira rodada do ISA Games

Os brasileiros Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André avançaram para a terceira rodada do ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe

Brasileiros ISA Games Miguel Pupo
Miguel Pupo na segunda rodada do ISA Games (Foto: Ben Reed/ISA)

Neste domingo (18), os surfistas brasileiros entraram em ação pela segunda rodada do ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe. Jadson André, Samuel Pupo e Miguel Pupo ficaram entre os dois primeiros colocados de suas baterias e avançaram para a terceira rodada da chave principal da competição. Além do título, os brasileiros buscam uma vaga extra para o Brasil no surfe nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Miguel Pupo terminou em segundo lugar na sua bateria. Ele teve 5,93 e 4,67 nas suas duas melhores ondas, somando 10,60. O vencedor da bateria foi o panamenho Jean González, com 10,97 (6,07 + 4,90). O espanhol Luis Diaz, com 9,60 (4,33 + 5,27), e o polonês Maksymilian Michalewski, com 1,90 (1,03 + 0,87) caíram para a chave de repescagem.

+ Bruna de Paula dá show e marca 11 gols na Champions League

Jadson André venceu a sua bateria. O brasileiro teve 8,33 e 5,73 pontos nas suas melhores ondas, terminando com um total de 14,06. Ele avançou ao lado do estadunidense Nat Young, que teve 11,37 (4,70 + 6,67). O mexicano Alan Cleland (9,57) e Che Allen, de Barbados (5,16), ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, e vão para a repescagem.

Brasileiros ISA Games Jadson André
Jadson André na segunda rodada do ISA Games (Foto: Pablo Jimenez/ISA)

Samuel Pupo ficou em segundo lugar na sua bateria. Ele ficou com 11,60 pontos, somando um 5,33 e um 6,27 para suas únicas duas ondas surfadas. O vencedor foi o italiano Leonardo Fioravanti, com 12,80 (6,17 + 6,63). O terceiro colocado foi o peruano Gabriel Vargas, com 10,24 (6,57 + 3,67), e o quarto foi o finlandês Eeli Timperi, com 6,60 (2,77 + 3,83).

Formato e vagas olímpicas

Os Jogos Mundiais de Surfe possui duas chaves: a principal e a da repescagem. Na principal, os dois primeiros colocados de cada bateria avançam para a fase seguinte até a final. Os eliminados na chave principal avançam para a repescagem, onde os surfistas têm uma segunda chance para chegar até a disputa da medalha de ouro.

Brasileiros ISA Games Samuel Pupo
Samuel Pupo na segunda rodada do ISA Games (Foto: Ben Reed/ISA)

A edição de 2022 dos Jogos Mundiais de Surfe dá uma vaga para cada gênero nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela vai para o país campeão na disputa por equipes, que soma o desempenho dos seus representantes na competição individual. Os países que conquistarem a vaga no ISA Games desde ano (ou a vaga disponível na edição de 2024) poderão levar três surfistas em Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil é representado por Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André no masculino. Jadson entrou no lugar do campeão olímpico Ítalo Ferreira que iria disputar a competição, mas teve uma lesão no pé durante o WSL Finals. No feminino, Mariana Areno, Karol Ribeiro e Yanca Costa são as representantes do Brasil.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe