Siga o OTD

Surfe

Jadson André e Irmãos Pupo avançam à 2ª fase do ISA Games

Jadson André, Miguel Pupo e Samuel Pupo avançaram na chave principal dos Jogos Mundiais de Surfe, disputado em Hunnington Beach, nos EUA

Jadson André Isa Games
Jadson André durante a sua bateria na primeira fase do ISA Games (Foto: Pablo Jimenez/ISA)

Começou, neste sábado (17), mais uma edição dos Jogos Mundiais de Surfe (ISA Games), disputado em Hunnington Beach, nos Estados Unidos. A competição distribui as primeiras vagas do surfe nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. No primeiro dia do evento, foram disputadas as baterias da primeira fase e algumas da segunda do torneio masculino. Os brasileiros Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André avançaram nas suas chaves e se garantiram na segunda rodada.

+ Luizinho avança às finais de street e park no STU National de Recife

Jadson André venceu a sua bateria na primeira fase. O brasileiro conseguiu notas 4,50 e 4,57 nas suas melhores ondas, ficando com uma somatória de 9,07. O português Guilherme Ribeiro avançou ao lado de Jadson com um total de 7,97 pontos. O porto-riquenho Ricardo Delgado (4,23 pontos) e o lituano Donatas Meškauskas (2,03) ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, e foram para a chave de repescagem.

Samuel Pupo tirou 6,04 e 6,43 para as suas melhores ondas, terminando a sua bateria da primeira fase com 12,46 no total. Ele ficou em segundo, atrás do português Frederico Morais, que teve 13,87 pontos, com direito a uma onda de 8,50 que foi a segunda melhor do dia (a nota mais alta foi um 8,87 do vice-campeão olímpico Kanoa Igarashi, do Japão). Samuel e Frederico avançaram para a segunda fase da competição.

Fechando o dia dos brasileiros na competição, Miguel Pupo também ficou em segundo lugar na sua bateria, avançando para a segunda fase do ISA Games. Miguel somou 14,27 pontos, com 7,90 e 6,36 nas suas melhores ondas. O vencedor da sua bateria foi o japonês Keanu Kamiyama, com 14,60 (7,60 + 7,00). O salvadorenho Bryan Perez foi o terceiro da chave, com 10,74, e seguiu para a repescagem.

Formato e vagas olímpicas

Os Jogos Mundiais de Surfe possui duas chaves: a principal e a da repescagem. Na principal, os dois primeiros colocados de cada bateria avançam para a fase seguinte até a final. Os eliminados na chave principal avançam para a repescagem, onde os surfistas têm uma segunda chance para chegar até a disputa da medalha de ouro.

A edição de 2022 dos Jogos Mundiais de Surfe dá uma vaga para cada gênero nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela vai para o país campeão na disputa por equipes, que soma o desempenho dos seus representantes na competição individual. Os países que conquistarem a vaga no ISA Games desde ano (ou a vaga disponível na edição de 2024) poderão levar três surfistas em Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil é representado por Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André no masculino. Jadson entrou no lugar do campeão olímpico Ítalo Ferreira que iria disputar a competição, mas teve uma lesão no pé durante o WSL Finals. No feminino, Mariana Areno, Karol Ribeiro e Yanca Costa são as representantes do Brasil.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe