Siga o OTD

Surfe

Tatiana Weston-Webb avança no Taiti e se garante no Finals

Tatiana Weston-Webb se classifica para as quartas de final da etapa de Teahupo’o, no Taiti, e garante uma vaga no WSL Finals

Tatiana Weston-Webb WSL
(Foto: WSL)

O Brasil está garantido na competição feminina do WSL Finals, a etapa final da Liga Mundial de Surfe. Tatiana Weston. Nesta quarta-feira (17), Tatiana Weston-Webb se classificou para as quartas de final da etapa de Teahupo’o, no Taiti, e garantiu pelo menos uma das cinco vagas na disputa pelo título de campeã mundial no próximo mês.

A brasileira chegou ao Taiti como a terceira colocada do ranking da WSL e uma vaga nas quartas de finals, praticamente a garantiria no Finals. Tati havia ficado em segundo lugar na sua bateria da primeira fase e teve que disputar a repescagem contra a australiana Isabela Nichols. As condições do mar não estavam ideais na sessão desta manhã na vila polinésia e, assim, as notas estavam mais baixas do que de costume.

+ Minas e Pinheiros vão à final do Grand Prix Nacional

Nichols saiu na frente na bateria, somando 6,17 pontos (2,17 + 3,50). Tatiana Weston-Webb ficou até a parte final da bateria com apenas 3,40 pontos (2,17 + 1,23). Faltando sete minutos para o fim, a brasileira achou uma boa onda para conseguir 4,17 e virar a bateria com um total de 6,34 pontos. “Foi muito difícil, mas estou feliz de ter passado para as quartas de final. Espero que as condições [do mar] melhorem”, afirmou Tati após a prova.

Vaga no Finals

Com a classificação para as quartas de final, Tatiana Weston-Webb conseguiu a vaga no WSL Finals. A brasileira só ficaria fora da zona de classificação se fosse ultrapassada pela costarriquenha Brisa Hennessy e pela norte-americana Lakey Peterson. Mas como as duas se enfrentam nas quartas, apenas uma delas tem chance de ultrapassar a brasileira.

O WSL Finals vai ser disputado no point de Lower Trestles, em San Clemente, nos Estados Unidos. A janela prevista para competição é de 8 a 16 de setembro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK 

Masculino

Devido às condições do mar, apenas três baterias da primeira fase do torneio masculino foram realizadas em Teahupo’o. Brasileiros só estiveram em ação na primeira, onde Yago Dora foi o vencedor com um total de 8,66 pontos (4,33 + 4,33). O campeão olímpico Ítalo Ferreira ficou em segundo lugar, com 8,14 (4,57 + 3,57) e terá que disputar a repescagem. O sul-africano Matthew McGillivray foi o terceiro na bateria com 5,10 (3,00 + 2,10).

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe