Siga o OTD

Judô

Minas e Pinheiros vão à final do Grand Prix Nacional

Minas e Pinheiros passam por adversários com autoridade e se garantem na final do Grand Prix Nacional

Minas e Pinheiros final Grand Prix Nacional judô
Contando com o apoio da torcida, Minas se classificou para a final do GP Nacional de judô (Foto: CBJ)

Minas Tênis Clube e Esporte Clube Pinheiros farão a grande final do Grand Prix Nacional de judô, principal competição de equipes mistas do Brasil, que está sendo realizado em Belo Horizonte-MG. Nesta quarta-feira (17), cada time superou dois adversários nas preliminares para se garantir na decisão, marcada para esta quinta (18). Instituto Reação-RJ vs Paineiras-SP e Morganeau-PR vs Sogipa-RS serão os duelos que valem o bronze.

+ Confira os resultados individuais do Troféu Brasil de judô

Dono da casa, o Minas contou com o apoio de uma inflamada torcida para ir à decisão. Como um dos cabeças de chave, o time estreou já nas quartas de final, contra o Umbra-Vasco. Sem maiores dificuldades, emplacou um 4 a 0 e avançou à semifinal.

Na semi, o Minas teve como adversário o Instituto Reação e saiu vitorioso em 4 a 1. Guilherme Guimarães (90kg), Millena Silva (+70kg) e Eduardo da Silva (+90kg) abriram 3 a 0, Jessica Pereira (57kg) chegou a descontar, mas Julio Koda (73kg) bateu Gabriel Pinheiro para fechar o placar. Guilherme Schimidt, um dos pilares da equipe, competiu apenas nas quartas de final.

Do outro lado da chave, o Pinheiros também fez sua estreia somente nas quartas de final. Contando com um elenco recheado de estrelas, como Rafael Silva e Beatriz Souza, a equipe paulista despachou o Paineiras do Morumby e venceu por 4 a 0, avançando na competição.

Na semifinal, o Pinheiros encontrou também um forte adversário: o Sogipa, que conta com atletas da seleção brasileira principal. Apesar disso, o clube paulista foi dominante e venceu por 4 a 1, com vitórias de Giovani Ferreira (90kg), Rafael Silva (+90kg) e Willian Lima (73kg).

Briga pelo bronze

Antes de chegar até a semifinal, o Instituto Reação havia vencido a Sociedade Morgenau nas quartas de final, por 4 a 0. Já o Sogipa havia passado pelo Flamengo, time da campeã olímpica Rafaela Silva, por 4 a 2. Apesar do grande elenco, o Sogipa ficou desfalcado dos medalhistas olímpicos do judô, Mayra Aguiar e Daniel Cargnin, que não competiram no Grand Prix Nacional.

Flamengo e Paineiras Grand Prix Nacional de judô
Flamengo e Paineiras no duelo da repescagem (Foto: CBJ)

Derrotados nas quartas de final, Sociedade Morgenau e Umbra-Vasco se enfrentaram na repescagem por um lugar na disputa do bronze. Num grande embate, o time paranaense levou a melhor na sétima luta. Após empate em 3 a 3, Thiago Guidette derrotou Pedro Medeiros com um ippon para avançar. Brigando pela medalha, o Morgenau vai enfrentar o Sogipa. Pelo outro lado da chave, o Flamengo bateu o Paineiras por 4 a 2 e terá o Instituto Reação pela frente valendo um lugar no pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK   

Todos os confrontos valendo medalha no Grand Prix Nacional de judô acontecerão nesta quinta-feira (17), a partir das 10h, na Arena UniBH, em Belo Horizonte-MG.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô