Siga o OTD

Surfe

Chumbinho é vice no Challenger Series da Califórnia

João Chianca é vice do US Open e entra para o top-10 do ranking do Challenger Series da WSL

João Chianca Chumbinho Challenger Series WSL
João Chianca com o troféu no pódio (Foto: Beatriz Ryder/WSL)

O brasileiro João Chianca foi o vice-campeão do US Open, evento do Challenger Series do Circuito Mundial de Surfe (WSL), encerrado neste domingo (07), na Califórnia. Chumbinho, como é conhecido, foi derrotado na final pelo havaiano Ezekiel Lau, mas com o resultado entrou para o top-10 da classificação, se aproximando de uma vaga na elite da WSL no próximo ano.

+ Alison dos Santos é prata nos 400m rasos do Continental Tour da Hungria

Entre seus adversários ao longo do US Open, Chumbinho derrotou o norte-americano Evan Geiselman por 12.64 a 12.54 na semifinal. Já na grande final, enfrentou uma batalha de onda a onda com Ezekiel Lau. O havaiano largou a frente com 4.10 e 5.50 em suas duas primeiras ondas, enquanto João Chianca demorou quase 15 minutos para surfar uma esquerda, mas entrou na disputa com um batidão de backside, que lhe rendeu 5.10. Ele recebeu 5.20 na sequência e passou a frente. Já na reta final, Zeke ganhou 6.90, enquanto Chumbinho anootu 6.23. Assim, o havaiando venceu por 12.40 a 11.43.

A vitória colocou Ezekiel Lau na terceira colocação do ranking do Challenger Series, enquanto João Chianca foi para a nona colocação. Os dez primeiros colocados avançam para o Championship Tour (elite) do Circuito Mundial de Surfe (WSL) de 2023. Vale destacar que Chumbinho iniciou o ano na elite da WSL, mas perdeu a vaga com o corte de meio da temporada. Assim, ele busca retomar à competição na próxima temporada. Além dele, o Brasil conta com Mateus Herdy e Alejo Muniz aparecem no top-10 do CS.,

“Quero agradecer a todos que estão aqui na praia, a WSL pelo evento e à Deus”, disse João Chianca, no pódio em Huntington Beach. “Eu passei por muitos altos e baixos esse ano, mas sinto que todas estas situações têm me deixado mais forte. Estou muito feliz pelo meu desempenho aqui e quero agradecer minha família, amigos e meus patrocinadores pelo apoio. Ainda tem muita coisa pela frente esse ano, mas estou me sentindo mais forte e pronto para enfrentar os próximos desafios”.

Feminino

Entre as mulheres, a havaiana Bettyloy Johnson, de 17 anos, derrotou a australiana Macy Callaghan para ficar com o título do US Open. Johnson também estava no Championship Tour no início do ano, mas perdeu a vaga com o corte da temporada. Ela entrou no top-5 e está perto de retornar ao circuito na próxima temporada. Entre as brasileiras, a que está mais perto de se classificar é Summer Macedo, na 21ª colocação do ranking.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Surfe