Siga o OTD

Surfe

Etapa do Taiti define últimas vagas para o WSL Finals

Nas famosas ondas de Teahupo’o, etapa do Taiti da WSL começa nesta quinta com definição das vagas para o Finals

Tati Weston-Webb em Teahupo'o
Tati Weston-Webb busca se consolidar no top-5 do circuito (Foto: Matt Dunbar/WSL)

O Taiti Pro, que começa nesta quinta-feira (11), vai definir as seis últimas vagas para a decisão dos títulos mundiais de 2022 no Finals do Circuito Mundial de Surfe (WSL), em Trestles, em setembro, na Califórnia. O brasileiro Filipe Toledo, além de Jack Robinson, Carissa Moore e Johanne Defay já garantiram seus nomes entre os top-5 e as top-5 nos rankings das dez etapas do circuito. A primeira chamada para começar o desafio nos tubos de Teahupo’o, será às 14h15 de quinta-feira, no horário brasileiro.

+ Bia Haddad e Krejcikova avançam à segunda rodada do WTA de Toronto

Surfistas da seleção brasileira que disputaram os títulos mundiais de 2021 estão entre os top-5 do ranking que vão defender suas classificações na etapa do Taiti. O campeão olímpico Ítalo Ferreira ocupa a quarta posição e vai competir na primeira bateria, com o sul-africano Matthew McGillivray e outro brasileiro, Yago Dora. Quem vencer, avança direto para as oitavas de final, mas os perdedores têm uma segunda chance nos duelos homem-a-homem da repescagem.

A vice-campeã mundial de 2021, Tatiana Weston-Webb, está em terceiro no ranking e é a única que ganhou duas etapas este ano, em Portugal e na África do Sul. Ela foi escalada na quarta e última bateria da primeira fase, com as norte-americanas Lakey Peterson que está em sexto lugar e Courtney Conlogue, já fora da briga por vagas nas top-5. Tanto Tatiana, como Ítalo, confirmam seus nomes no WSL Finals chegando até as semifinais do Taiti Pro. No entanto, uma combinação de resultados pode garantir suas classificações antes disso.

Brasileiros em ação

Além dos três do top-5 e de Yago Dora, o Brasil ainda é representado em Teahupo’o por Jadson André, Caio Ibelli, Samuel Pupo e Miguel Pupo, que competem cada um em uma bateria entre a quinta e a oitava série, respectivamente. Líder do ranking mundial, Filipe Toledo competirá na quarta bateria da primeira fase, ao lado do norte-americano Kelly Slater e do australiano Nathan Hedge.

Filipe Toledo WSL Taiti
Filipe Toledo em ação no Taiti (Foto: Divulgação)

Ausências

Os campeões mundiais Gabriel Medina e John John Florence seguem se recuperando de lesões e não irão competir no Taiti Pro. O californiano Kolohe Andino também cancelou sua participação. Entrarão em suas vagas, o catarinense Yago Dora substituindo o tricampeão mundial na “seleção brasileira”, o australiano Nathan Hedge e o taitiano Michel Bourez. Outro participante do Taiti será Kauli Vaast, vencedor da triagem realizada no domingo em Teahupo’o.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Baterias da primeira fase

CATEGORIA MASCULINA – 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Segunda Fase:
1.a: Italo Ferreira (BRA), Matthew McGillivray (AFR), Yago Dora (BRA)
2.a: Ethan Ewing (AUS), Barron Mamiya (HAV), Kauli Vaast (FRA)
3.a: Jack Robinson (AUS), Nat Young (EUA), Michel Bourez (FRA)
4.a: Filipe Toledo (BRA), Kelly Slater (EUA), Nathan Hedge (AUS)
5.a: Griffin Colapinto (EUA), Jordy Smith (AFR), Jadson André (BRA)
6.a: Kanoa Igarashi (JPN), Caio Ibelli (BRA), Jackson Baker (AUS)
7.a: Callum Robson (AUS), Samuel Pupo (BRA), Seth Moniz (HAV)
8.a: Miguel Pupo (BRA), Connor O´Leary (AUS), Jake Marshall (EUA)

CATEGORIA FEMININA – 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Segunda Fase:
1.a: Stephanie Gilmore (AUS), Brisa Hennessy (CRI), Isabella Nichols (AUS)
2.a: Carissa Moore (HAV), Gabriela Bryan (HAV), Vahine Fierro (FRA)
3.a: Johanne Defay (FRA), Tyler Wright (AUS), Caroline Marks (EUA)
4.a: Tatiana Weston-Webb (BRA), Lakey Peterson (EUA), Courtney Conlogue (EUA)

Mais em Surfe