Siga o OTD

Surfe

Filipe Toledo é vice-campeão da etapa de El Salvador da WSL

Filipe Toledo perde final pra Griffin Colapinto e é vice na etapa de El Salvador da WSL. Gabriel Medina e Ítalo Ferreira ficam em 3º

Filipe Toledo El Salvador WSL
Filipe Toledo segue na liderança isolada do ranking mundial (Foto: Pat Nolan/WSL)

Filipe Toledo ficou com o vice-campeonato da etapa de El Salvador do Circuito Mundial de Surfe (WSL), encerrada nesta sexta-feira (17). O brasileiro perdeu para o norte-americano Griffin Colapinto na decisão, depois de ter passado pelo compatriota Ítalo Ferreira na semifinal. Gabriel Medina também caiu na semi e ficou em terceiro lugar. Mesmo com o vice, Filipinho segue na liderança do ranking mundial.

+ Duda/Ana Patrícia e André/George vão às semis no Mundial de vôlei de praia

Este foi o terceiro vice de Filipinho na temporada, depois de G-Land, na última etapa, quando perdeu para o australiano Jack Robinson, e em Portugal, onde foi derrotado justamente por Griffin Colapinto. Assim, a final em El Salvador poderia ter sido uma revanche para o brasileiro, mas isto não aconteceu. Filipinho foi campeão apenas uma vez este ano: em Bells Beach, na Austrália.

Como foi a final

A grande decisão foi marcada por pouca ação no início. Após 15 minutos, Filipinho saltou a frente do placar com dois aéreos espetaculares, recebendo 9.57. Griffin logo respondeu, com uma sequência muito boa, que lhe rendeu 9.00. Ele já tinha 3.33 e ficou a frente com 12.33, mas o brasileiro voltou a frente com um 5.17 (somando 14.74).

Griffin rapidamente diminuiu a diferença, tendo um 5.27. Assim, o norte-americano foi a 14.27 e passou a precisar de um 5.75. Ele emplacou um 7.00 e chegou a passar a frente por alguns instantes, mas logo Filipinho respondeu com um 6.43, o que fez com o que o duelo ficasse empatado em 16.00. O brasileiro ficou a frente por ter a maior nota da bateria. O norte-americano emplacou um 8.00 a três minutos do fim e saiu vitorioso, em 17.00 a 16.00.

Semifinal entre Ítalo Ferreira e Filipe Toledo

Na semifinal entre os brasileiros, Ítalo começou melhor, recebendo um 5.83, mas Filipe Toledo logo virou, tendo um 5.00 e um 4.33. O placar permaneceu inalterado por algum tempo, quando os dois surfistas encaixaram boas séries. Ítalo recebeu 6.77, enquanto Filipinho ganhou 7.40. No agregado, o campeão olímpico ficou com 12.60 enquanto o líder do ranking mundial tinha 12.40, precisando de 5.20 para virar.

Já na reta final, Filipe conseguiu uma série espetacular, emplacando dois aéreos, e recebeu nota de 9.70. Isto deixou Ítalo Ferreira precisando de uma combinação de notas para virar, o que não aconteceu. Assim, Filipinho venceu por 17.10 (7.40 + 9.70) a 13.20 (6.77 + 6.43). Ítalo terminou em terceiro lugar e somou 6.085 pontos no ranking.

Medina é eliminado na semifinal

Gabriel Medina WSL El Salvador
Tricampeão mundial Gabriel Medina voltou a parar na semifinal (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

Em sua segunda participação no circuito nesta temporada, Gabriel Medina foi eliminado na semifinal em El Salvador, repetindo o desempenho que teve em G-Land. O tricampeão mundial foi derrotado pelo norte-americano Griffin Colapinto de virada, na última onda da série. O brasileiro perdeu por 13.30 (8.50 + 4.80) e 13.17 (5.50 + 7.67).

Colapinto recebeu 8.50 em uma das séries, logo no início, e se manteve a frente a maior parte do tempo, tendo também um 4.50. Medina tinha 2.67 e 5.50 e conseguiu virar a dez minutos do fim, com uma bela sequência, que recebeu 7.67. Ainda com a maior nota da série, bastava ao norte-americano fazer um 4.67 para voltar a liderança. Ele conseguiu em sua última onda, recebendo 4.80, e avançou à final.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com a terceira colocação, Gabriel Medina somou mais 6.085 pontos no ranking mundial. Ele ainda é o 22º colocado da classificação e busca terminar a temporada no top-5 para se classificar para o Finals do circuito, que acontecerá nos Estados Unidos, em setembro. Restam três etapas antes da definição dos finalistas.

Disputa feminina

Entre as mulheres, a brasileira Tatiana Weston-Webb não teve um bom desempenho e acabou eliminada ainda na repescagem. A campeã da etapa de El Salvador foi a australiana Stephanie Gilmore, heptacampeã mundial, que bateu a norte-americana Lakey Peterson an final, por 13.00 (7.33 + 5.67) a 10.67 (6.67 + 4.00).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Surfe