Siga o OTD

Surfe

Tatiana Weston-Webb é eliminada da etapa de Bells Beach

Tati Weston-Webb perde para australiana Bronte Macaulay e para na fase de 16 da etapa de Bells Beach do Circuito Mundial

Tatiana Weston-Webb para na fase de 16 da etapa de Bells Beach do Circuito Mundial de Surfe
Tati Weston-Webb se preparando para entrar em ação (Ed Sloane/WSL)

Única brasileira a entrar em ação na madrugada desta terça-feira (13), Tatiana Weston-Webb foi eliminada da etapa de Bells Beach, na Austrália, do Circuito Mundial de Surfe (WSL). Ela terminou em nono lugar após perder na fase de 16 para a australiana Bronte Macaulay. Agora, o Brasil segue na disputa com oito surfistas do masculino, que ainda participarão da fase de 32.

Atual vice-campeã mundial, Tati chegou a Bells Beach como a quarta colocada do ranking da temporada e era a grande favorita frente a Macaulay. As duas haviam se enfrentado em 17 oportunidades, sendo que em 12 deles a brasileira foi a vencedora. Desta vez, porém, a australiana foi impecável e conseguiu um 8.33 e 7.33, vencendo por 15.66 a 10.90.
+ Seleção brasileira júnior de skate é anunciada para 2022

Além de Tatiana Weston-Webb, que agora caiu para a quinta posição de forma momentânea, outras duas atletas do top-5 do ranking foram eliminadas na fase de 16 e não chegaram às quartas de final. A vice-líder Lakey Peterson, dos Estados Unidos, perdeu para a compatriota Courtney Conlogue, enquanto a número 4, Malia Manuel, do Havaí, caiu diante da australiana Sally Fitzgibbons.

Quartas de finais definidas

Apenas a costa-riquenha Brisa Hennessy, líder do ranking, e a havaiana Carissa Moore, cinco vezes campeã mundial e ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram as únicas a confirmar o favoritismo de top-5 e chegaram nas quartas de final. Elas derrotaram Luana Silva, do Havaí, e Alyssa Spencer, dos Estados Unidos, respectivamente.

Além delas, também passaram de fase as australianas Tyler Wright e Stephanie Gilmore e a francesa Johanne Defay. Tyler, aliás, foi mais uma vez o destaque do dia. Bicampeã mundial, ela totalizou 17.24 contra a havaiana Gabriela Bryan, com um 8.17 e um 9.07, estabelecendo a maior nota do circuito feminino na atual temporada.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim, as quartas de final da etapa feminina de Bells Beach do Circuito Mundial de Surfe serão entre Courtney Conlogue e Sally Fitzgibbons; Tyler Wright e Bronte Macaulay; Stephanie Gilmore e Carissa Moore; e Brisa Hennessy e Johanne Defay.

Competição masculina

A próxima chamada do evento será às 18h, no horário de Brasília, desta quarta-feira (14). Caso haja condições, serão disputadas a fase de 32 do torneio masculino. Com Tatiana Weston-Webb eliminada, oito brasileiros seguem vivo na competição: Caio Ibelli, Filipe Toledo, João Chianca, Miguel Pupo, Deivid Silva, Jadson André, Samuel Pupo e Ítalo Ferreira.

+ Confira como foram as disputas masculinas da primeira fase
1.a: Griffin Colapinto (EUA) x Owen Wright (AUS)
2.a: Caio Ibelli (BRA) x Nat Young (EUA)
3.a: Jordy Smith (AFR) x Jackson Baker (AUS)
4.a: Ethan Ewing (AUS) x Lucca Mesinas (PER)
5.a: Filipe Toledo (BRA) x Mikey Wright (AUS)
6.a: Connor O´Leary (AUS) x Ezekiel Lau (HAV)
7.a: John John Florence (HAV) x João Chianca (BRA)
8.a: Barron Mamiya (HAV) x Morgan Cibilic (AUS)
9.a: Kanoa Igarashi (JPN) x Mick Fanning (AUS)
10: Frederico Morais (PRT) x Callum Robson (AUS)
11: Miguel Pupo (BRA) x Deivid Silva (BRA)
12: Kolohe Andino (EUA) x Jadson André (BRA)
13: Kelly Slater (EUA) x Imaikalani Devault (HAV)
14: Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA)
15: Jake Marshall (EUA) x Samuel Pupo (BRA)
16: Italo Ferreira (BRA) x Ryan Callinan (AUS)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Surfe