Siga o OTD

Surfe

Mais seis avançam e Brasil tem todos os surfistas vivos em Bells

Tatiana Weston-Webb, João Chianca, Caio Ibelli, Deivid Silva, Jadson André e Miguel Pupo avançaram para a terceira rodada da quarta etapa do circuito mundial de surfe, onde já estavam Italo Ferreira, Filipe Toledo e Samuel Pupo

Tatiana Weston-Webb surfe Bells Beach circuito mundial de surfe brasileiros
Tati Weston-Webb marcou a segunda maior nota do dia no feminino (@WSL / Ed Sloane)

Mais seis brasileiros avançaram para a terceira rodada da etapa de Bells Beach, na Austrália, do circuito mundial de surfe. Tatiana Weston-Webb, no feminino, João Chianca, Caio Ibelli, Deivid Silva, Miguel Pupo e Jadson André juntam-se a Italo Ferreira, Filipe Toledo e Samuel Pupo e, com isso, todos os representantes do país seguem vivos na competição. A etapa de Bells Beach é a quarta e penúltima antes do primeiro corte da temporada. Ele virá após a de Margaret River, também na Austrália, com janela marcada para 24 de abril a 4 de maio.

Neste segundo dia, realizado entre a noite de segunda (11) e a madrugada de terça (12) pelo horário de Brasília, as disputas mudaram para Winkipop, mais à esquerda de Bells Beach, por apresentar melhores condições de surfe. Tati Weston-Webb disputou a rodada de abertura contra Sally Fitzgibbons e Bronte Macaulay, ambas australianas, e ficou em primeiro lugar somando 14,10 pontos. Ela achou uma boa direita no início e arrancou um 8,17 (abaixo), a segunda maior nota do dia no feminino. Macaulay marcou 13,60 e Fitzgibbons, 13,06. A brasileira já foi vice-campeã em Bells Beach em 2018 e vem de vitória na etapa passada da atual temporada, em Portugal.

“Eu acho que minha lesão em Sunset Beach me deixou sem pressão para ter um bom resultado em Portugal e eu acabei ganhando lá. Então, estou tentando manter a mesma mentalidade aqui”, disse Tati. “As ondas estão bem divertidas hoje aqui em Winkipop e até surfei com uma prancha que não usaria em Bells, do mesmo modelo que usei na final em Portugal, só que uma nova. Sem dúvidas, é um sonho meu tocar o sino (do troféu da vitória em Bells), mas tem que ir devagarinho, bateria por bateria, sempre tentando surfar o melhor possível cada onda.”

Mais cinco no masculino

O dia começou com Caio Ibelli e João Chianca na água ao lado de Conner Coffin, dos Estados Unidos, na primeira rodada do masculino. Chianca, o Chumbinho, venceu com 11,93 pontos com Caio Ibelli colado nele, somando 11,33. Com isso, os dois brasileiros passaram direto para a terceira rodada. A seguir, Jadson André competiu em uma bateria bem equilibrada contra o australiano Jack Robinson e o estadunidense Kolohe Andino. Jadson estava se classificando em segundo lugar até o último minuto, quando Robinson conseguiu superá-lo e mandou o brasileiro para a repescagem. Lá, ele se recuperou e também avançou para a terceira rodada.

João Chianca surfe Bells Beach circuito mundial de surfe brasileiros
Chumbinho está luta para superar o corte (@WSL / Aaron Hughes)

Na terceira bateria masculina do dia, mais dois representantes do país foram para a água. Deivid Silva venceu com 11,27 e Miguel Pupo ficou em segundo com 10,90, apenas seis centésimos à frente de Jake Marshall (10,84), dos Estados Unidos. Assim, os dois avançaram e garantiram o 100% de presença de brasileiros na terceira rodada. Italo Ferreira, Filipe Toledo e Samuel Pupo havia chegado na mesma fase no dia anterior, o que abriu a etapa de Bells Beach do circuito mundial de surfe.

“Eu fiquei bem nervoso no final da bateria, mas deu tudo certo e estou feliz por avançar junto com o meu amigo, Miguel (Pupo)”, disse Deivid Silva, também conhecido como DVD. “Sabia que ia ser difícil, porque o Jake (Marshall) é um ótimo surfista e começou a bateria muito bem. Foi tenso, pois só consegui pegar uma onda boa mesmo quando faltavam dois minutos pra terminar. Mas acabou sendo a maior nota da bateria. As ondas estão boas aqui em Winkipop e gosto de competir nessa condição. Bora pra frente, porque quero superar o nono lugar que tive aqui em 2019.”

Acima dos Top 22

Deivid Silva é um dos brasileiros que estão abaixo da linha de corte na elite. Após Margaret River, apenas os 22 primeiros colocados no ranking seguirão competindo na segunda metade da temporada e já com vagas garantidas na elite para a temporada de 2023. Os outros são Jadson André, João Chianca, além de Gabriel Medina e Yago Dora, sendo que esses dois últimos ainda não competiram esse ano.

Próxima chamada

A terceira rodada da etapa de Bells Beach do circuito mundial de surfe tem chamada marcada para as 20h desta terça-feira, pelo horário de Brasília, 7h da manhã de quarta (13) em Vitória, na Austrália. O feminino está nas oitavas de final e Tatiana Weston-Webb vai enfrentar mais uma australiana, Bronte Macaulay, na terceira bateria.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O masculino está na Rodada dos 32. Caio Ibelli é o primeiro dos brasileiros a entrar na água, na segunda bateria contra Nat Young, dos EUA. Filipe Toledo pega Mikey Wright na quinta; João Chianca tem o havaiano John John Florence na sétima; Miguel Pupo e Deivid Silva duelam na 11ª; Jadson Andre vem na 12ª contra Kolohe Andino, outro dos EUA; Samuel Pupo pega o estadunidense Jake Marshall na 15ª; e a 16ª e última tem o campeão olímpico Italo Ferreira contra o australiano Ryan Callinan. Apenas o vencedor avança, quem perder está eliminado da lendária praia do surfe internacional.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para otdfinanceiro@gmail.com

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Surfe