Siga o OTD

Surfe

Samuca e Chumbinho reforçam a Brazilian Storm em 2022

Com isso, são nove os brasileiros que vão correr o Championship Tour, a elite so surfe, no masculino. No feminino, a representante do país será apenas a vice campeã mundial Tatiana Weston-Webb

Samuel Pupo surfe Challenge Series Haleiwa Beach Havaí World Surf League Championship Tour CT elite
Samuel Pupo ficou em quarto no Havaí (@WSL/Brent Bielmann)

Samuel Pupo e João Chianca são os dois brasileiros que vão reforçar em 2022 a chamada Brazilian Storm na World Surf League Championship Tour, o circuito da elite do surfe mundial. Os dois garantiram vaga na última etapa do Challenge Series, disputada em Haleiwa Beach, no Havaí, que teve a chave masculina encerrada neste domingo (5). A chave feminina será retomada nesta segunda-feira (6), penas quartas de final, mas já sem representantes do país. Sendo assim, somente Tatiana Weston-Webb, atual vice campeã mundial, segue na elite entre as mulheres.

Com a confirmação de Samuel Pupo, o Samuca, e João Chianca, o Chumbinho, serão nove os brasileiros na elite do surfe mundial. Os outros sete são o atual tricampeão Gabriel Medina, o vice Filipe Toledo, o campeão olímpico Italo Ferreira, além de Yago Dora, Deivid Silva, Jadson André e Miguel Pupo, irmão de Samuel. Já Alex Ribeiro, Mateus Herdy, Peterson Crisanto e Caio Ibelli ficam de fora. Adriano de Souza, o Mineirinho, que correu a elite em 2020 se aposentou. Ele foi o segundo brasileiro campeão mundial, título conquistado em 2015.

João Chianca surfe Challenge Series Haleiwa Beach Havaí World Surf League Championship Tour CT elite
João Chianca passando pela bateria de estreia no Haleiwa Challenger (@WSL/Brent Bielmann)

Primeira bateria e quartas de final

João Chianca, o Chumbinho, garantiu a vaga logo na primeira bateria do dia com a eliminação do australiano Jacob Willcox. “Estou muito feliz por estar classificado pro CT de 2022 e agradeço muito a torcida de todos”, disse. “Foi um ano muito longo, ao mesmo tempo muito corrido. Muitas coisas aconteceram, mas a gente conseguiu a tão esperada vaga aqui nesse lugar maravilhoso. Sei que todos vocês estavam botando grande fé em mim e obrigado pela torcida, obrigado a WSL, obrigado a todos.”

Já Samuca confirmou a dele ao superar as quartas de final. Ele ficou em segundo lugar com 10,83 pontos, avançando para as semifinais ao lado do australiano Liam O´Brien, que venceu com 12,16. O brasileiro foi ainda mais longe e chegou na final, terminando em quarto lugar. O havaiano bicampeão mundial do Championship Tour John John Florence venceu a competição com a única nota 10 do evento. O australiano Jack Robinson ficou em segundo, seguido pelo japonês Kanoa Igarashi.

Amigos e irmãos

“Foi um longo caminho para chegar aqui. Apesar de ser novo ainda, estou competindo no QS desde os 15 anos, então foi bastante tempo para me qualificar e estou muito feliz agora”, disse Samuel Pupo, que vai competir no CT 2022 junto com o irmão, Miguel Pupo. “Estou feliz por ele ter conseguido realizar o sonho dele e, agora, no ano que vem, vai ter dois Pupos no Tour”, disse Miguel.

Samuel Pupo surfe Challenge Series Haleiwa Beach Havaí World Surf League Championship Tour CT elite
Samuel Pupo precisou ficar entre os oito melhores para garantir a vaga (@WSL/Brent Bielmann)

+ 2021: O ano de ouro do esporte olímpico brasileiro

Samuca também comentou sobre a classificação de João Chianca. “A gente vinha conversando sobre isso, desde os nossos bons resultados na Europa, mas nem parece ser verdade. Dei um abraço nele agora e é um sonho estar no Tour com meu irmão e com meu melhor amigo (João Chianca). Agora estou bem aliviado e sinto que posso surfar 100%. Eu estava muito nervoso e agora sinto que estou mais confiante.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Chumbinho é o irmão mais novo do campeão mundial de surfe em ondas gigantes Lucas “Chumbo” Chianca, que comemorou a classificação para o Championship Tour. “Que momento é esse que a gente está vivendo! Era um sonho da nossa família. A gente sempre falou disso, desde criança, mas acabei indo pro lado das ondas grandes e meu irmão agora está no CT. Estou aqui em Nazaré e estava torcendo muito por ele. Nossa família deve estar celebrando muito no Brasil e o João está de parabéns. Teve uma atuação incrível esse ano, com um surfe muito sólido e ele é minha maior aposta no Tour agora”.

Mais em Surfe