Siga o OTD

Surfe

Oito brasileiros vão disputar as oitavas do Haleiwa Challenger

Cinco se classificaram no retorno da competição na segunda-feira (29);
João Chianca defende vaga na lista dos 12 que sobem para o CT

Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Beach no Havaí Challenger Series
Alex Ribeiro conquistou a primeira vitória brasileira na segunda-feira (@WSL / Brent Bielmann)

Após um fim de semana de folga por falta de boas ondas, um novo swell chegou na segunda-feira com séries de 4-6 pés para o segundo dia de competição no Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger no Havaí.

Foram disputadas a primeira fase feminina e as oito baterias restantes da segunda fase masculina, com cinco brasileiros passando suas baterias. Eles se juntaram aos três que já tinham se classificado para as oitavas de final do evento que fecha a lista dos doze indicados pelo ranking do Challenger Series, para a elite do WSL Championship Tour 2022

A batalha prossegue nesta terça-feira, com a primeira chamada marcada para as 7h30 no Havaí, 14h30 no Brasil

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Começo bom

 A segunda-feira começou com dobradinha brasileira de Alex Ribeiro e Wiggolly Dantas, sobre o americano Kade Matson e o havaiano Imaikalani Devault, que ocupava a quarta posição no ranking do Challenger Series.

Com a classificação, Alex Ribeiro saltou do 32.o para o 21.o lugar, empatado com Thiago Camarão. Os dois e Samuel Pupo, que acabou saindo do G-12 na segunda-feira, são os brasileiros que estão mais próximos da zona de classificação para o CT 2022. 

“Estava bem complicado o mar lá fora. O swell virou mais para norte e as ondas estão fechando rápido, mas tive a sorte de achar uma boa que rendeu uma nota 6 e aí fiquei mais relaxado pra procurar por outra de backup”, disse Alex Ribeiro, que comentou sobre a batalha pelas últimas vagas para o CT. “Eu tento não colocar pressão sobre mim mesmo. Não quero ficar estressado e prefiro focar em surfar boas ondas bateria por bateria. Se conseguir a vaga para o CT, vou ficar feliz. Mas, se não der, tento de novo no ano que vem”

@WSL / Tony Heff)

Mais bons resultados

Depois da dobradinha de Alex Ribeiro e Wiggolly Dantas, mais três paulistas estrearam com vitórias no Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger, Samuel PupoCaio Ibelli e o top do CT já garantido no CT 2022, Deivid SilvaWiggolly e Jessé Mendes tentam retornar a elite e a condição mínima para isso é chegar nas semifinais em Haleiwa. Já Caio Ibelli tem que ser vice-campeão ou vencer esta última etapa do WSL Challenger Series 2021.

Samuel Pupo era para estrear junto com Kelly Slater, mas o maior ídolo do esporte não compareceu e foi substituído pelo jovem havaiano Luke Swanson. Samuca defendia a última posição no G-12 e venceu a bateria acertando belos laybacks nas direitas de Haleiwa. A bateria terminou com ele e Swanson empatados com 11,47 pontos nas duas notas computadas. Os dois eliminaram o sul-africano Shane Sykes e o francês Maxime Huscenot.

“É sempre um alívio passar pela primeira bateria. Estou tentando não ficar pensando muito sobre as situações de qualificação para o CT e apenas concentrar no meu surfe, então foi bom avançar”, disse Samuel Pupo“As condições estão bem difíceis lá fora. Eu cometi um erro grave logo no início da bateria, pegando a primeira onda da série, que acabou sendo terrível e as três seguintes foram muito melhores. Fiquei irado e decidi não fazer mais isso. Mas, depois consegui pegar duas ondas boas e estou feliz por ter vencido a bateria”.

Vitória no fim

O australiano Jordan Lawler era o segundo e estreou contra dois brasileiros. Deivid Silva dominou a bateria e Alejo Muniz estava passando junto com ele, mas o australiano lhe tirou o segundo lugar no final. Com a passagem para as oitavas de final, Jordan Lawler trocou os 1.000 pontos do seu pior resultado por 1.800 e aumentou sua somatória no ranking para 10.300, enquanto Samuel Pupo permaneceu com 9.500 pontos. 

A outra bateria brasileira na segunda-feira foi do Caio Ibelli, que também estreou com vitória, eliminando um integrante do G-12, Carlos Muñoz. O surfista da Costa Rica é o antepenúltimo na lista e agora fica na torcida para não ser ultrapassado pelos vários concorrentes com chances matemáticas de entrar na zona de classificação para o CT 2022. Caio é um deles, mas já precisa ser vice-campeão em Haleiwa para superar os 10.650 pontos de Carlos Muñoz. 

Oitavas de final

Caio Ibelli acabou completando um confronto com participação tripla do Brasil nas oitavas de final do Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger. Ele e os também paulistas Samuel Pupo e Wiggolly Dantas, vão disputar duas vagas para as quartas de final na sexta bateria, completada pelo australiano Kalani Ball. O primeiro a competir será Jessé Mendes, que está na terceira bateria com o bicampeão mundial John John Florence e os australianos Jack Freestone e Jacob Willcox.

Depois de fechar a segunda fase masculina, foi realizada a primeira fase feminina do Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger. Duas surfistas do Brasil estrearam na segunda-feira.
Caio Ibelli ainda com chances de vaga no CT 2022 (Crédito: @WSL / Brent Bielmann)

Início do feminino

Depois de fechar a segunda fase masculina, foi realizada a primeira fase feminina do Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger. Duas surfistas do Brasil estrearam na segunda-feira no Havaí.

A brasileira Summer Macedo competiu na última do dia e a havaiana Bettylou Sakura Johnson fez os recordes femininos em Haleiwa. Ela igualou a nota 7,83 da japonesa e somou um 8,77 para vencer por 16,60 pontos. Summer avançou em segundo com 11,30, contra 10,27 da australiana Sophie McCulloch e 6,93 da espanhola Janire Gonzalez Etxabarri. Com isso, duas brasileiras vão competir nas oitavas de final do Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger.

A vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb é uma das 16 cabeças de chave que entrarão na segunda fase, já disputando vagas nas quartas de final desta última etapa da temporada 2021 no Havaí. Tatiana está na quinta bateria, com a australiana Molly Picklum, a havaiana Savanna Stone e a portuguesa Teresa Bonvalot. Summer foi para a sétima junto com a sul-africana Sarah Baum. Elas vão enfrentar duas concorrentes pelas seis vagas para o CT 2022, a australiana Macy Callaghan e a norte-americana Sawyer Lindblad.

HAVAÍ
Arena do Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Beach no Havaí (Crédito: @WSL / Brent Bielmann)

Mais em Surfe