Siga o OTD

Laguna Olímpico

Skate, escalada e surfe se garantem em Los Angeles-2028

Sucesso em Tóquio, as modalidades foram confirmadas em mais uma Olimpíada. Já boxe, pentatlo e levantamento de peso seguem ameaçados

Los Angeles 2028 skate escalada surfe
A Olimpíada de Los Angeles-2028 também contará com a presença do surfe, escalada esportiva e skate (Montagem/Miriam Jeske/COB/Divulgação/William Lucas/COB)

O sucesso de crítica e público (nova essa, hein?) que skate, escalada esportiva e surfe tiveram nos Jogos de Tóquio-2020, foi premiado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Na última quinta-feira (9), o conselho executivo da entidade aprovou a lista de 28 modalidades que irão compor o programa da Olimpíada de Los Angeles-2028 e os três debutantes deste ano estão incluídos. Como também integram o programa de Paris-2024, skate, escalada e surfe completarão três ciclos olímpicos pelo menos.

“A proposta de inclusão desses esportes voltados para os jovens, que fizeram a sua estreia em Tóquio-2020, é baseada em sua contribuição significativa para o sucesso global dos Jogos, seu compromisso com a inovação e a parceria com o comitê organizador Los Angeles-2028”, disse o COI, em comunicado oficial. A entidade ainda lembrou as raízes destas três modalidades com a Califórnia, estado onde se encontra a cidade de Los Angeles, que pela terceira vez organizará uma Olimpíada de verão.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Ainda haverá a possibilidade da inclusão de modalidades indicadas pelos americanos, o que deverá acontecer em 2023. Em Tóquio, beisebol, softbol e caratê foram propostos pelo comitê organizador local. Já em Paris-2024, o indicado foi o breaking, que fará sua estreia como esporte olímpico na próxima Olimpíada.

Trio ameaçado

A reunião do comitê executivo do COI, contudo, não reservou boas notícias para três esportes velhos conhecidos do universo olímpico. Boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno estão ainda numa espécie de zona cinzenta. Por motivos diversos.

Os três não estão na lista inicial de modalidades previstas para Los Angeles-2028. A confirmação (ou não) só deverá acontecer na Sessão da Assembleia do COI marcada para ocorrer em 2023. Classificados pelo chefão do COI, o alemão Thomas Bach, como “crianças problemáticas”, boxe e levantamento de peso precisam resolver problemas internos de governança e combate ao doping, respectivamente, para serem incluídos no programa de Los Angeles.

O caso do pentatlo moderno tem a ver com a própria reorganização da modalidade, que decidiu retirar a competição de hipismo, após problemas de maus tratos a cavalos em Tóquio. O COI aguarda qual será o novo esporte que será adotado pela UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno), antes de ser reintegrado.

Os próximos dois anos prometem ser de muita tensão para estes três esportes, pelo visto.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Laguna Olímpico