Siga o OTD

Surfe

Mateus Herdy para na semi e conquista o melhor resultado brasileiro na França

Mateus Herdy foi o único entre os sete brasileiros a entrar no mar neste último dia do Challenger Series que passou das oitavas de final

(Damien Poullenot/WSL)

A etapa de Hossegor, na França, do Challenger Series de surfe, foi encerrada neste sábado (23) em um dia bastante negativo para os surfistas brasileiros. Após iniciar o dia decisivo com sete representantes nas oitavas de final, apenas Mateus Herdy conseguiu ir mais adiante no evento. Dono da melhor campanha brasileira, o surfista catarinense acabou caindo na semifinal.

Além de Mateus Herdy, o Brasil foi representado por outros seis surfistas: Alex Ribeiro, Jessé Mendes, Edgard Groggia, Lucas Silveira, João Chianca e Samuel Pupo. Todos eles acabaram eliminados nas oitavas de final, rodada que abriu este último dia de disputas na França.

+ Rebeca brilha e conquista duas medalhas no Mundial Kitakyushu

Após a oitava rodada, apenas

Abrindo a disputa das oitavas de final, Alex Ribeiro abriu a participação brasileira no dia sendo superado pelo francês Maxime Huscenot. Na sequência, mais dois brasileiros deram adeus ao evento. Jesse Mendes perdeu a sua bateria para o peruano Lucca Mesinas. Já o algoz de Gabriel Medina em Tóquio, o japonês Kanoa Igarashi seguiu com o seu bom retrospecto contra brasileiros e eliminou Edgard Groggia.

Mateus Herdy surfe
Mateus Herdy foi o único brasileiro a furar as oitavas de final (Damien Poullenot/WSL)

Na baterias 5, Joao Chianca fez um duelo apertado, porém acabou eliminado por 0.43 para o costa-riquenho Carlos Munoz. Já a sexta brasileira foi totalmente brasileira. Com uma ótima performance, Mateus Herdy bateu Lucas Silveira e avançou para as quartas. Fechando a primeira rodada do dia, Samuel Pupo, que vinha sendo o destaque brasileiro no evento, acabou derrotado para o francês Michel Bourez.

Brasileiro solitário

Único a conseguir avançar às quartas, Mateus Herdy manteve o bom desempenho no dia e venceu o duelo contra o costa-riquenho Carlos Munoz. Com duas ondas sólidas, de notas 7.50 e 6.23, o brasileiro encerrou a bateria com uma nota total de 13.73, garantindo a vaga na semi com uma vantagem maior do que dois dígitos, já que o rival conseguiu apenas 2.30 pontos.

Mateus Herdy surfe
Mateus Herdy parou na semifinal (Damien Poullenot/WSL)

O adversário do brasileiro na semifinal foi o francês Michel Bourez. Conseguindo pegar quatro ondas durante a bateria, Herdy acabou não conseguindo nenhuma nota acima dos 5 e fechou a parcial com uma somatória de 6.77, não sendo o suficiente para superar os sólidos 15.17 adquiridos pelo rival.

Challenger Series

O Challenger Series de surfe é a porta de acesso para o Championship Tour 2022, no qual os melhores surfistas do mundo competem. No masculino, 12 vagas estão disponíveis. No feminino, apenas seis. Agora, após a disputa em Hossegor, resta mais uma etapa para o fechamento do ranking do Challenger Series de surfe.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Entre os homens, apenas um brasileiro está na zona de classificação por enquanto. É João Chianca, que ocupa a 11ª posição do ranking. Entre as mulheres, Silvana Lima aparece em 33º lugar na classificação, enquando Summer Macedo é a 37ª.

João Chianca é o brasileiro mais bem classificado no ranking do Challenge Series, está em 14º lugar com 8,250 pontos. Somente os 12 melhores, mas nesse grupo há três surfistas que já estão no CT: Griffin Colapinto, dos Estados Unidos, o italiano Leonardo Fioravanti e o japonês Kanoa Igarashi. O 12º é Cole Houshmand, outro dos Estados Unidos, somando 8.750.

A última etapa do Challenge Series está marcada para Haleiwa, no Havaí, e tem janela marcada para o período entre 26 de novembro e 7 de dezembro.

Mais em Surfe