Siga o OTD

Surfe

Chianca e Pupo vão às oitavas na França e dão mais um passo rumo à elite

Outros cinco brasileiros avançaram e estão entre os 16 melhores da etapa de Hossegor do Challenger Series: Alex Ribeiro, Jessé Mendes, Edgard Groggia, Lucas Silveira e Mateus Herdy

João Chianca Challenger Series surfe portugal brasileiros hossegor
(@WSL/Damien Poullenot/arquivo)

Os brasileiros João Chianca e Samuel Pupo avançaram para as oitavas de final da etapa de Hossegor, na França, do Challenger Series de surfe. Com isso, passaram a ocupar a sexta e a 12ª colocações do ranking de classificação para o Championship Tour, onde corre a elite do surfe mundial. Outros cinco surfistas do Brasil também superaram a terceira rodada da competição masculina, disputada integralmente nesta sexta-feira (22): Alex Ribeiro, Jessé Mendes, Edgard Groggia, Lucas Silveira e Mateus Herdy.

João Chianca ficou em segundo lugar na sexta bateria somando 10,83 pontos. O vencedor foi o compatriota Mateus Herdy com 13,90 e o espanhol Aritz Aranburu acabou em terceiro com 8,00. Nesta fase, os dois melhores de cada bateria avançaram para as oitavas. Samuel Pupo venceu a sétima com 10,63 contra 8,60 e 7,20 dos australianos Jordan Lawler e Wade Carmichael, respectivamente. O brasileiro ocupa o 12º lugar no ranking ao lado do peruano Lucca Mesinas e do australiano Jordan Lawler, mas ainda precisa avançar na França para entrar, de fato, entre os 12 que terão vaga na elite do surfe em 2021. Lucas Silveira ficou em segundo na quinta bateria (11,87), atrás do costarriquenho Carlos Munoz (14,33), e subiu para 15º no ranking.

“Foi uma bateria bem difícil, mas usei minha estratégia de ficar bem próximo dos dois e estou feliz por ter passado”, disse Samuel Pupo. “O mar está bem difícil hoje. Na minha última bateria, consegui uma nota acima de 9 e nessa passei com um total de 10 pontos nas duas. Até busquei algumas rampas, mas não consegui achar as boas para mandar os aéreos. Quem sabe amanhã. Agora vou dar uma analisada nessa bateria, curtir a vitória, descansar e me preparar para amanhã.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nas oitavas de final, João Chianca vai pegar Carlos Munoz na quinta bateria e Samuel Pupo pega o francês Michel Bourez na sétima. Alex Ribeiro está na primeira e pega o também francês Maxime Huscenot. Jesse Mendes tem peruano Lucca Mesinas pela frente na terceira e, na quarta, Edgard Groggia encara o vice-campeão olímpico Kanoa Igarashi, do Japão. Por fim, Mateus Herdy briga com Lucas Silveira na sexta bateria. Nesta fase, apenas o vencedor avança. A próxima chamada da competição está marcada para as 3h15 deste sábado (23), véspera do prazo final para o encerramento da etapa de Hossegor do Challenger Series de surfe.

Mais em Surfe