Siga o OTD

Surfe

Summer Macedo e Silvana Lima e Alejo Muniz avançam no Challenger de Portugal

Brasileiras passaram para as oitavas de final e vão se enfrentar nas quartas caso consigam vencer de novo. Já Muniz segue na disputa masculina ao lado de seis compatriotas

Silvana Lima surfe feminino Challenger Series de Portugal
Silvana Lima (@WSL/Damien Poullenot)

As brasileiras Summer Macedo e Silvana Lima avançaram juntas nesta quarta-feira (6) para as oitavas de final do Challenger Series de surfe que está acontecendo em Ericeira, Portugal. Elas formaram a segunda bateria da rodada das 32, ao lado da costarriquenha Leilani McGonagle e da australiana Molly Picklum, e se classificaram como primeira e segunda colocadas, com 14,57 e 13,73, respectivamente. No masculino, Alejo Muniz passou para a terceira rodada onde, ao lado de outros sete surfistas do Brasil, soma 24 competidores ainda na briga.

“O meu objetivo na bateria era surfar bem solta. Eu sabia que, se conseguisse mostrar meu surfe, eu ia receber boas notas. Todas as meninas surfam muito bem, então eu precisava quebrar tudo”, disse Summer Macedo. “Estou com uma equipe de apoio excelente, o João (Chianca), o meu técnico Pedro e o Imaikalani Devault, que mandou bem na bateria dele hoje de manhã. O Imai me ajudou no posicionamento no mar e como achar as ondas com mais parede, que é muito importante aqui. O João me ajuda bastante também. Eu nunca tive tanto apoio nos eventos e isso me deixa muito feliz.”

O Challenger Series de surfe de Portugal, parte do circuito de acesso para a elite do surfe, continua nesta quinta-feira (7) com a primeira chamada feminina marcada para as 2h35 pelo horário de Brasília. Silvana Lima vai enfrentar a australiana Keely Andrew na primeira bateria das oitavas e Summer Macedo entra na segunda com a francesa Pauline Ado. Se vencerem, Summer Macedo formará com Silvana Lima um duelo brasileiro na abertura das quartas de final.

Summer Macedo surfe feminino Challenger Series de Portugal Silvana Lima
Summer Macedo (@WSL/Damien Poullenot)

Masculino

O dia no point break de direitas de Ribeira D’Ilhas começou pelas duas baterias restantes da segunda rodada masculina. Alejo Muniz ficou em segundo na dele, a última da fase, com 14 pontos. O vencedor foi o havaiano Imaikalani deVault, com 16,5. Michael Dunphy, dos EUA com 12,46, e o brasileiro Jesse Mendes, com 11,40, foram eliminados. Na bateria anterior, outro brasileiro, Michael Rodrigues, ficou em terceiro com 12,10, bem perto dos 12,33 que classificaram o australiano Callum Robson. Josh Burke, de Barbados, foi o primeiro com 16 e, em quarto, ficou o australiano Sheldon Simkus com 9,37.

Apesar de oito brasileiros com vaga na terceira fase, apenas sete vão competir. Deivid Silva anunciou teve que voltar ao Brasil por motivo de saúde na família. Outros seis australianos, três representantes dos Estados Unidos, dois do Havaí e um do Peru, França, Japão, Costa Rica e Barbados completam os sobreviventes. A participação do Brasil na terceira fase começa nesta quinta-feira com João Chianca e o peruano Lucca Mesinas enfrentando o líder do ranking, Jake Marshall, dos EUA, na segunda bateria. Na quarta, tem Thiago Camarão e Mateus Herdy contra Carlos Munoz, da Costa Rica. Na sexta, serão Samuel Pupo e Ian Gouveia com o australiano Jackson Baker. Depois, tem Alejo Muniz na sétima bateria e Caio Ibelli na oitava. Somente os dois melhores de cada avançam para as oitavas.

Alejo Muniz surfe Challenger Series de Portugal
Alejo Muniz (@WSL/Damien Poullenot)

Rumo ao Championship Tour

O Challenger Series vai completar a elite que disputará os títulos mundiais no World Surf League Championship Tour 2022, classificando 12 surfistas para a categoria masculina e seis para a feminina. São quatro etapas, sendo que uma já foi realizada e essa em Portugal é a segunda. Os rankings irão computar três resultados, com um deles podendo ser a maior pontuação obtida nas etapas do Qualifying Series, divisão de acesso ao Challenger Series, disputadas até o mês de março do ano passado. Depois de Ericeira, serão realizadas as etapas da França, de 16 a 24 de outubro em Hossegor, e do Havaí, de 26 de novembro a 7 de dezembro, em Haleiwa Beach.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Challenger Series de Portugal

Masculino – terceira fase
1ª bateria: Deivid Silva (BRA), Ezekiel Lau (HAV), Jordan Lawler (AUS)
2ª bateria: Jake Marshall (EUA), Lucca Mesinas (PER), João Chianca (BRA)
3ª bateria: Nat Young (EUA), Jacob Willcox (AUS), Hiroto Ohhara (JPN)
4ª bateria: Thiago Camarão (BRA), Carlos Munoz (CRI), Mateus Herdy (BRA)
5ª bateria: Cole Houshmand (EUA), Dylan Moffat (AUS), Kauli Vaast (FRA)
6ª bateria: Samuel Pupo (BRA), Ian Gouveia (BRA), Jackson Baker (AUS)
7ª bateria: Cooper Chapman (AUS), Alejo Muniz (BRA), Joshua Burke (BRB)
8ª bateria: Caio Ibelli (BRA), Imaikalani Devault (HAV), Callum Robson (AUS)

Feminino – oitavas de final
1ª bateria: Keely Andrew (AUS) x Silvana Lima (BRA)
2ª bateria : Pauline Ado (FRA) x Summer Macedo (BRA)
3ª bateria: Alyssa Spencer (EUA) x Shino Matsuda (JPN)
4ª bateria : Gabriela Bryan (HAV) x Yolanda Hopkins (PRT)
5ª bateria : Brisa Hennessy (CRI) x Keala Tomoda-Bannert (HAV)
6ª bateria : India Robinson (AUS) x Ariane Ochoa (ESP)
7ª bateria : Macy Callaghan (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
8ª bateria : Luana Coelho Silva (HAV) x Teresa Bonvalot (PRT)

Mais em Surfe