Siga o OTD

Surfe

Brasil terá 8 surfistas no Round 48 do Challenger Series em Portugal

País tem saldo positivo, com oito classificações contra seis eliminações; mais sete ainda vão competir em cinco das seis baterias que ficaram para fechar a rodada inicial na segunda-feira. 

Italo Ferreira dando seu show para a torcida em Ericeira (Crédito @WSL Damien Poullenot) (1)
(Thiago Diz/WSL)

Após ter sido adiada por mau tempo ontem, a segunda etapa do Challenger Series masculino finalmente teve início nesse domingo (3) em Ericeira, Portugal. 14 surfistas brasileiros estiveram em ação e oito se classificaram para o Round de 48,, que será disputado amanhã.

Diferente do US Open of Surfing na Califórnia, o saldo do primeiro dia do Brasil no MEO Vissla Pro Ericeira foi positivo, com oito classificações contra seis eliminações. Mais sete ainda vão competir em cinco das seis baterias que ficaram para fechar a rodada inicial na segunda-feira. 

Deivid Silva, Marcos Correa, João Chianca, Matheus Herdy, Thiago Camarão, Ítalo Ferreira, Samuel Pupo e Ian Gouvêa avançaram, enquanto que Michel Cardoso, Wiggolly Dantas, Rafael Teixeira, Edgard Groggia, Lucas Vicente e Lucas Silveira acabaram suas baterias em terceiro ou quarto e foram eliminados.

A primeira fase masculina continua na segunda-feira (4), com as últimas seis das 24 baterias começando as 8h00 em Portugal, 4h00 da madrugada no Brasil

A Challenger Series é o última fase da divisão de acesso para a elite do circuito mundial. São quatro etapas. A primeira foi o US Open of Surfing, realizada em Huntington Beach, Califórnia, entre 20 a 26 de setembro. A terceira será na França, na região de Hossegor, entre 16 a 24 de outubro, e a última é no Havaí, em Haleiwa, entre 25 de novembro a 7 de dezembro. No masculino, participam 96 atletas, sendo 34 da elite, 58 oriundos da Qualyfing Series e quatro convidados, dois deles das categorias de base.

Presença maciça

Em Ericeira, os brasileiros são maioria com 21 surfistas entre os 96 participantes. Dentre eles, destaca-se o campeão olímpico e mundial Italo Ferreira. Foi nesta praia da Reserva Mundial de Surf de Ericeira, onde Italo Ferreira decidiu o título mundial Pro Junior de 2014, vencido pelo português Vasco Ribeiro. E foi também em Portugal, onde o potiguar fez sua primeira final no World Surf League Championship Tour, no ano que entrou na elite, em 2015.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outro destaque brasileiro será Samuel Pupo. O paulista é o atual detentor do título conquistado na etapa do QS 10000 em Ribeira D´Ilhas em 2019. Ele vai disputar duas vagas para a segunda fase com outro brasileiro, Rafael Teixeira, o medalhista de prata na final olímpica com Italo Ferreira, Kanoa Igarashi, do Japão, e o australiano Kalani Ball.

Na categoria feminina, Silvana Lima também reforça o Brasil, junto com a jovem Sophia Medina, irmã do tricampeão mundial.

Início do Challenger Series em Portugal é adiado para domingo - Samuel Pupo - Ericeira
Samuel Pupo campeão da última etapa da WSL em Ericeira em 2019 (WSL / Damien Poullenot)

Mais em Surfe