Siga o OTD

Surfe

Deivid Silva e Mateus Herdy surpreendem campeões mundiais e estão nas semis no México

Deivid Silva teve melhor dia da vida contra Gabriel Medina e Mateus Herdy venceu no fim do belo duelo contra Ítalo Ferreira na etapa do México do Circuito Mundial de surfe e estão nas semis

Deivid Silva foi o quinto na última etapa do Mundial de Surfe
- WSL / MATT DUNBAR

Metade é do Brasil! Em mais um dia de baterias no Open do México, a etapa mexicana do Circuito Mundial de surfe, os brasileiros avançaram em peso. Nesta quinta-feira (12), Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Deivid Silva e Mateus Herdy se garantiram entre os oito melhores surfistas em Barra de La Cruz na parte da manhã e da tarde (do horário de Brasília).

À noite, os cruzamentos colocaram os brasileiros para se enfrentar em duas das quatro quartas de final, garantindo assim dois surfistas do país nas semifinais no México. Destaque para Deivid Silva, que obteve sua melhor performance na vida diante do bicampeão mundial Gabriel Medina e alcançou a sua primeira semifinal na carreira, e também para Mateus Herdy, que virou nos minutos finais da bateria contra o atual campeão mundial Ítalo Ferreira.

Com as vitórias, os confrontos das semifinais ficaram da seguinte maneira: Na 1ª bateria, Deivid Silva enfrenta Leonardo Fioravanti, da Itália. Na 2ª bateria, Mateus Hedy encara Jack Robinson, da Austrália. Confira um resumo abaixo do que melhor aconteceu no Open do México nas quartas e nas oitavas de final.

Deivid Silva brilha e bate Gabriel

Medina começou indo para cima na bateria. Na promeira onda, encaixou boas manobras, mas pecou na finalização e obteve apenas um 4.67. Embalado após vitória nas oitavas contra Kolohe Andino, Deivid respondeu com um 5.33, antes de fazer um 0.43 e trocá-la por 5.83. Com isso, foi a 11.16, contra 11.34 de Gabriel Medina, que respondeu com um belo backside de 6.67 no total.

A bateira seguiu equilibrada, até que a sete minutos do fim, Deivid Silva foi abençoado com a melhor onda de sua vida no Circuito Mundial. O cearense entrou de backside em uma bela onda, fez cinco manobras e finalizou lindamente, virando o duelo contra o bicampeão do mundo para 14.50 a 11.34. Logo depois, SIlva ainda trocou sua segunda nota para 6.67, complicando ainda mais a vida de Gabriel.

Acostumado a viradas no fim, Medina pegou uma grande onda e ficpu de pé. Tentou mais um aéreo no final, que provavelmente lhe daria a vitória, mas acabou caindo na água. Com isso, Deivid se garantiu a sua primeira semifinal e, de quebra, ultrapassou a lenda Kelly Slater no ranking mundial.

Mesmo com a derrota, Gabriel Medina seguirá na liderança do Circuito, independentemente do resultado. Para perder o título, terá de ser destronado na Etapa de Trestles, nos Estados Unidos. Vale lembrar que a Etapa do Taiti do Circuito Mundial de surfe foi cancelada por conta da pandemia. Com isso, essa do México é a última antes da etapa de Trstles, que reunirá só os cinco melhores do masculino e as cinco melhores do feminino

Ítalo x Mateus

A bateria começou mostrando porque o Brasil é o país do surfe. Ítalo Ferreira de cara entrou em uma onda de backside, mandou três grande batidas com direito a um floater e uma rasgada e finalizou bem. Herdy respondeu imediamente com um aéreo muito bonito – que teve um leve desequilíbrio no fim – , combinado com dois cutbacks. Ao final, vantagem pats Herdy: 6.83 a 6.60. Se o aéreo fosse completo, a vantagem seria maior.

Na sequência, outro show. Ítalo atacou com manobras de força e finalizou de maneira incrível. Logo após, Herdy foi mais criativo e mandou um belo aéreo, não fechando com tanta precisão como o campeão olímpico. Os juízes deram 8.63 para Ítalo e 6.63 para o rival de Florianópolis. A 18 minutos do fim, o placar ficou 15.43 a 13.33, com Mateus precisando de 8.61 para virar.

Ítalo tentou arriscar um aéreo que se entrasse, lhe daria uno mínimo 9. Com isso, Mateus Herdy pegou uma boa onda em seguida, com direito a uma rasgada com leanback. Não conseguiu o 8.61 necessário para virar, mas diminuiu a diferença. Daltando 13 minutos, ficou precisando de 8.17.

Os dois perderam duas prioridades em ondas ruins, tornando os últimos cinco minutos emocionantes. Com a prioridade, Mateus Herdy entrou em uma onda bem grande. Em um aéreo sensacional, caiu de pé, caminhou na onda e finalizou com uma bela batida. Com um 9.27, virou e deixou Ítalo Ferreira precisando de 7.72 a menos de dois minutos para o fim.

Deivid Silva venceu Gabriel Medina e Mateus Herdy bateu Ítalo Ferreira e estão nas semifinais do Open do México do Circuito Mundial de surfe
Mateus Herdy brilhou na bateria e venceu de virada o campeão mundial Ítalo Ferreira (WSL)

Oitavas de final

Ítalo bate Kelly e avança

Primeiro campeão olímpico da história do surfe, Ítalo Ferreira enfrentou Kelly Slater, a lenda viva do surfe mundial, por uma das vagas nas quartas de final. Colocando no mar sua intensidade e volume de ondas, que já é sua característica, Ítalo abriu a bateria colocando vantagem na disputa, chegando a 13.77. 

-De filho-problema da família de músicos à mente por trás das medalhas do boxe

Atrás da disputa, Slater foi buscando as notas e, já na segunda metade da disputa,  chegou em 10.07, ficando vivo na briga por uma das vagas nas quartas de final. Na reta final da bateria, o americano seguiu em busca de notas e conseguiu. Com um 6.50, Kelly colocou seu total em 12.57 e chegou vivo para os minutos finais. 

Contudo, na hora da definição, Ítalo Ferreira teve a prioridade para si, trabalhou com ela e se manteve na liderança da bateria. Desta forma, o campeão mundial de 2019 saiu com a vitória, eliminou Kelly Slater e se garantiu nas quartas de final do Open do México. 

Gabriel Medina se garante nas quartas de final

Abrindo as oitavas de final da chave masculina, Gabriel Medina enfrentou Ethan Ewing, da Austrália, e fez uma bateria disputada desde os primeiros minutos. Com os dois atletas mantendo um ritmo alucinante, a disputa chegou com o representante australiano na frente, com 13.20 contra 12.07, para a segunda metade. 

Dentro dos 12 minutos finais, Gabriel Medina cresceu. Com uma série de manobras fortes, o brasileiro fez 7.43 e virou a bateria, com 13.60 contra 13.20, e colocou pressão em Ethan. Na reta final, o mar serenou, ajudou o surfista do Brasil e Medina ficou com a vaga nas quartas de final do Open do México. 

– WSL / THIAGO DIZ

Deivid Silva lidera do começo ao fim e avança

Em busca das quartas de final, Deivid Silva mediu forças contra Kolohe Andino, dos Estados Unidos. Assim como fez Gabriel Medina, o brasileiro buscou ondas logo nos primeiros minutos e conseguiu assumir a liderança da bateria com uma somatória de 11.50. 

Atrás na disputa, Kolohe Andino buscou construir suas notas mas não encontrava ondas. Por outro lado, Deivid Silva conseguiu achar uma nova nota e colocou seu total em 12.60. Bem atrás na disputa, o surfista americano respondeu já dentro dos últimos 10 minutos e subiu sua somatória para 9.50. 

Deivid Silva foi o quinto na última etapa do Mundial de Surfe
(Photo by Cait Miers/World Surf League via Getty Images)

Nos momentos de decisão, Deivid Silva manteve a diferença e buscou controlar a disputa. Atrás do placar, Andino buscou a virada e não conseguiu. Desta forma, Deivid se garantir nas quartas de final para enfrentar Gabriel Medina.

Mateus Herdy vence duelo brasileiro contra Jadson André

Fechando as oitavas de final da etapa do México, Jadson André e Mateus Herdy fizeram a bateria 100% brasileira do dia. No confronto, apesar de ser atleta convidado, Mateus começou melhor e abriu vantagem na liderança da disputa, com 10.67 contra 6.74. 

Na reta final, Jadson André subiu sua nota, chegando em 9.84, mas não conseguiu a virada. Desta forma, bastou para Mateus Herdy controlar a diferença e usar a prioridade para se garantir nas quartas de final do Open do México.

Yago Dora é eliminado por português no Open do México

Buscando uma vaga nas quartas de final, Yago Dora mediu forças contra Frederico Morais, de Portugal. Na bateria, o surfista português começou com tudo e, com um 7.50 e um 5.10, chegou em 12.60 e colocou pressão no brasileiro logo nos primeiros minutos. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Começando a disputa já em situação complicada, Yago Dora buscou uma construção de somatória mas teve problemas para encontrar as ondas. Desta forma, Frederico foi aproveitando as oportunidades, subiu seu total para 15.43 e colocou o brasileiro precisando de combinação. 

Já brigando contra o relógio, Yago foi para a “caça” da melhor onda. Desta maneira, o surfista do Brasil subiu sua somatória para 12.26 e voltou para a briga. Contudo, nos últimos minutos da bateria, o mar serenou, o brasileiro não alterou seu total e foi eliminado da competição no México. 

Mais em Surfe