Siga o OTD

Surfe

Dez brasileiros avançam para o round 3 da etapa de Newcastle do Mundial

Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Yago Dora, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Deivid Silva, Miguel Pupo e Tatiana Weston-Webb estão no round 3 da etapa do Mundial de Surfe

Mundial de Surfe Newcastle Cup
(Photo by Damien Poullenot/World Surf League via Getty Images)

O primeiro dia de ondas da Newcastle Cup, a segunda etapa do Mundial de surfe 2021, na Austrália, foi de altos e baixos. Por conta da altura das ondas, os surfistas encontraram dificuldade em algumas baterias mas os brasileiros seguiram bem. Dos 12 surfistas do país que caíram na água, dez se garantiram no round 3. Os destaques do dia ficaram com Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, que venceram suas baterias, e Gabriel Medina que fez um bom duelo com Crosby Colapinto, dos Estados Unidos.

Atual campeão mundial de surfe, Ítalo Ferreira começou a bateria dando as cartas. Com boas manobras e aéreos, o brasileiro somou 11.83 em 10 ondas e assumiu a ponta. Com o grande volume de Ítalo, os australianos Jackson Baker e Jack Robinson chegaram ao meio da bateria com 10.20 e 9.33, respectivamente. 

Na segunda metade, Ítalo Ferreira seguiu com o ritmo alucinante, pegando onda atrás de onda e aumentou seu total para 12.23. Sem conseguir manter a intensidade, Baker e Robinson ficaram um pouco atrás na somatória total e passaram a disputar o segundo lugar, com vantagem para Jackson, com 11.50 contra 9.33.

“Muito feliz por ter passado por essa bateria e vai ser nessa pegada sempre. Vou para cima”, comentou Ítalo após a sua participação no round 1.

Filipe Toledo domina e segue com o primeiro lugar

A segunda bateria da etapa da Newcastle Cup contou com a presença de dois brasileiros. Filipe Toledo e Jadson André tiveram a companhia do estreante na elite da WSL Morgan Cibilic, da Austrália. Na disputa, Filipe começou com tudo e com as duas maiores notas das três primeiras ondas somou 7.50. 

-#5fatos que você não sabia sobre Laura Miccuci, do nado artístico

Também nos primeiros momentos da bateria, Jadson André conseguiu duas ondas e se colocou como o segundo colocado, com um total de 3.00. Na sequência, Jadson conseguiu uma manobra e somou 5.10, assumindo a ponta da disputa. Filipe Toledo voltou a liderança na onda seguinte, somando 5.83 e somando 10.33, monopolizando a disputa entre os dois surfistas brasileiros. 

filipe toledo, mundial de surfe, etapa de saquarema
(Foto: Kelly Cestari / WSL)

Na reta final da bateria, Morgan Cibilic acertou uma manobra, somou 6.17, a maior nota da disputa do trio, e subiu para o segundo lugar, com 10.70 total. Apesar de ter alguns minutos, Jadson André não conseguiu voltar para o segundo lugar e acabou caindo para a repescagem da etapa de Newcastle. Filipe Toledo e Cibilic seguiram para o round 3.

Gabriel Medina avança em segundo

O brasileiro bicampeão mundial de surfe começou sua participação na Newcastle Cup com um 4.17 e a liderança da bateria. Sem dar chances para Matthew McGillivray, da África do Sul, e o americano Crosby Colapinto, o brasileiro conseguiu uma sequência de manobras e aumentou a diferença para 6.40. 

Gabriel Medina nos Jogos Mundiais de surfe
ISA/Sean Evans

Próximo da metade da bateria, Crosby Colapinto cresceu, encaixou duas manobras, somou 9.00 e assumiu a liderança. Na reta final, o surfista americano conseguiu aumentar sua distância para Gabriel Medina e terminou a bateria com 10.74. Assim como Colapinto, o brasileiro conseguiu boas manobras no minuto final e fechou o round 1 com 10.27. Matthew McGillivray, da África do Sul, terminou com 8.16 e foi para a repescagem. 

Em um mar com poucas ondas, Deivid Silva cirúrgico. Conseguindo aproveitar todas as oportunidades e liderou a bateria de abertura da etapa de Newcastle desde a primeira manobra e foi líder de ponta a ponta, fechando a primeira ida para a água com 11.10. O japonês Kanoa Igarashi também seguiu para o round 3, com 7.23, já o americano Connor Goffin caiu para a repescagem.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTERYOUTUBE TIKTOK

Yago Dora vira no fim e avança

A terceira bateria da Newcastle Cup começou com John John Florence mostrando o que poderia fazer. O americano abriu sua participação com a maior nota do dia, um 6.67, e a liderança da disputa contra Yago Dora e Mikey Wright, da Austrália. 

Assim como Florence, o surfista australiano conseguiu algumas ondas, somou 9.00 e abriu distância para Yago Dora. Na reta final, o brasileiro foi encostando no australiano e conseguiu a virada nos minutos finais, com 12.30 contra 12.00. Nos momentos decisivos, Yago abriu ainda mais, terminou com 12.73 e confirmou o segundo lugar. Jonh Jonh Florence foi o primeiro, com 14.56, e os dois avançaram para o round 3. Já Mikey Wright fechou com 12.00 e caiu para a repescagem. 

Divulgação

Na parte final do round 1, o Brasil contou com Peterson Crisanto e Alex Ribeiro tiveram Owen Wright, da Austrália, como adversário. Nos primeiros minutos de bateria, Ribeiro e Crisanto se colocaram nas primeiras posições, com 3.83 e 3.00 respectivamente. 

Na segunda metade, Peterson Crisanto seguiu com boas ondas, chegou em um somatório de 10.84 e seguiu na liderança da bateria. Atrás dos brasileiros, Owen Wright cresceu na parte final e, com uma onda 5.33, virou contra Alex Ribeiro e pressionou o brasileiro. 

(Ed Sloane / WSL)

Dentro dos cinco minutos finais, Alex Ribeiro conseguiu uma onda de 4.67 e voltou para o segundo lugar com 8.67. Nas últimas ondas, Owen Wright buscou mais uma manobra que não veio e a dupla brasileira seguiu para o round 3. 

Miguel Pupo e Caio Ibelli avançam, Adriano de Souza vai para a repescagem

A 11ª bateria da Newcastle Cup teve Miguel Pupo liderando com 4.67 após a primeira onda. Atrás na classificação, o australiano Jack Freestone e o francês Michel Bourez tinham dificuldade de encontrar uma boa onda. Enquando os adversários não conseguiam surfar, o brasileiro aumentou a distância para a dupla com um total de 7.34.

No terço final da bateria, o surfista australiano conseguiu a melhor nota da disputa, com um 6.17, e assumiu a ponta com um total de 9.40. Nos últimos minutos, Miguel Pupo acertou uma manobra e retomou a ponta com uma somatória de 10.50. Desta maneira, Pupo e Freestone se garantiram nas duas primeiras posições e mandaram Bourez para a repescagem.

Na última bateria do round 1 em Newcastle, Adriano de Souza e Caio Ibelli representaram o Brasil e tiveram Seth Moniz, dos Estados Unidos, como adversário. Com boas manobras no começo da disputa, Adriano assumiu a liderança e fechou a primeira parte do confronto com 8.84. Aproveitando o embalo do brasileiro, Seth Moniz encaixou algumas ondas e subiu para 8.73.

-Luiz Francisco de Azevedo fica em quarto em prova quatro estrelas nos EUA

Diferente do compatriota, Caio Ibelli teve dificuldades no começo da sua participação na etapa do Mundial de surfe mas logo após a metade da bateria, com um 4.37, o brasileiro encostou nos adversários com 8.20 total. Na reta final, tudo mudou. Seth Moniz conseguiu aumentar sua nota para 8.86 e foi líder momentaneamente. Em terceiro, Ibelli fez um 6.17 e virou líder com 10.54 total. Nos segundos finais, Adriano de Souza buscou uma onda, não conseguiu e caiu para a repescagem.

Tatiana Weston-Webb está no round 3

Única brasileira no torneio feminino da Newcastle Cup, Tatiana Weston-Webb teve como oponentes no round 1 Isabella Nichols, da Austrália, e a americana Malia Manuel. Nos primeiros minutos, a brasileira conseguiu uma primeira onda razoável e, com 2.54, ficou na segunda colocação. A melhor manobra da disputa foi de Nichols, com 4.17, e Manuel teve dificuldade no primeiro terço da disputa.

Faltando pouco mais de 20 minutos para o fim, Isabella Nichols encontrou a melhor onda da bateria, até o momento, e subiu seu total para 9.84. Após a australiana abrir vantagem na liderança, Weston-Webb cresceu. Com uma boa onde, a brasileira substituiu uma de suas notas e colocou a sua somatória em 7.17.

Mundial de Surfe Newcastle Cup Tatiana Weston Webb
– WSL / KURT STEINMETZ

Na parte final, cada uma das três surfistas conseguiram uma onda e mantiveram suas colocações. Nos últimos oito minutos de bateria, por conta da falta de ondas, as notas não foram alteradas e a Isabella Nichols e Tatiana Weston-Webb se garantiram no round 3, deixando Malia Manuel para a repescagem.

Resultados do round 1 da Newcastle cup no masculino:

Bateria 1: Deivid Silva 11.10 x Kanoa Igarashi (JPN) 7.20 x Conner Coffin (EUA) 4.96

Bateria 2: Filipe Toledo 11.00 x Morgan Cibilic (AUS) 10.70 x Jadson André 9.33

Bateria 3: John John Florence (EUA) 14.56 x Yago Dora 12.73 x Mikey Wright (AUS) 12.00

Bateria 4: Frederico Morais (POR) 12.27 x Jordy Smith (RSA) 11.17 x Matt Banting (AUS) 10.90

Bateria 5: Crosby Colapinto (EUA) 10.74 x Gabriel Medina 10.27 x Matthew McGillivray (RSA) 8.17

Bateria 6: Ítalo Ferreira 12.23 x Jackson Baker (AUS) 11.50 x Jack Robinson (AUS) 9.33

Bateria 7: Jeremy Flores (FRA)11.84 x Adrian Buchan (AUS) 11.67 x Connor O’Leary (AUS) 8.53 

Bateria 8: Peterson Crisanto 10.84 x Alex Ribeiro 8.67 x Owen Wright (AUS) 8.13

Bateria 9: Ethan Ewing (AUS) 11.77 x Wade Carmichael (AUS) 10.60 x Julian Wilson (AUS) 10.53 

Bateria 10: Ryan Callinan (AUS) 15.26 x Griffin Colapinto (EUA) 8.50 x Leonardo Fioravanti (ITA) 6.50

Bateria 11: Miguel Pupo 10.50 x Jack Freestone (AUS) 9.40 x Michel Bourez (FRA) 7.77

Bateria 12: Caio Ibelli 10.54 x Seth Moniz (EUA) 8.86 x Adriano de Souza 8.84

Resultados do round 1 da Newcastle Cup no feminino:

Bateria 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 14.00 x Nikki Van Dijk (AUS) 10.27 x Macy Callaghan (AUS) 8.44

Bateria 2: Tyler Wright (AUS) 13.37 x Lakey Peterson (EUA) 10.50 x Keely Andrew (AUS) 8.90

Bateria 3: Carissa Moore (EUA) 13.73 x Philippa Anderson (FRA) 10.70 x Sage Erickson (EUA) 10.13

Bateria 4: Stephanie Gilmore (AUS) 13.50 x Bronte Macaulay (AUS) 9.27 x Johanne Defay (FRA) 8.56

Bateria 5: Caroline Marks (EUA) 14.93 x Courtney Conlogue (EUA) 11.10 x Brisa Hennessy (CR) 10.10

Bateria 6: Isabella Nichols (AUS) 9.84 x Tatiana Weston-Webb 9.73 Malia Manuel (EUA) 8.14

Mais em Surfe