Siga o OTD

Surfe

Circuito mundial começa no Havaí e será decidido na Califórnia

WSL anuncia Lower Trestles como palco da final da próxima temporada, que vai reunir os cinco melhores do ranking mundial

A próxima temporada do circuito mundial de surfe, a WSL (World Surf League), vai ser decidida em Lower Trestles, Califórnia, em setembro de 2021. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9). Já o início será pelo Havaí, no Pipe Masters, disputado nas lendárias Pipeline, para os homens, e Mauí, para as mulheres.

Vale lembrar que a próxima temporada da WSL terá um formato diferente, com os cinco melhores do ranking mundial, tanto no masculino quanto no feminino, disputando o título em uma competição de um dia. Exatamente em Trestles. A janela de competição lá será de 8 a 17 de setembro de 2021.

“As finais serão em Trestles e eu estou muito feliz, muito animado. Espero estar nas finais para proporcionar um espetáculo incrível para vocês”, disse o brasileiro Felipe Toledo, no vídeo oficial de anúncio do palco da final (assista acima).

Stephanie Gilmore circuito mundial de surfe wsl Sunset Beach Havaí Trestles
Stephanie Gilmore, sete vezes campeã mundial, em Sunset Beach, 2008 (Kelly Cestari/WSL)

O caminho até começa em Honolua Bay, Maui, de 4 a 15 de dezembro deste ano com a início da temporada feminina. Os homens irão competir em Pipeline, na ilha de Oahu, de 8 a 20 de dezembro.

Além de abrir o circuito mundial masculino, o Pipe Masters vai comemorar a 50ª edição. Por lá, já se consagraram nomes históricos como o havaiano Andy Irons, o estadunidense Kelly Slater e os brasileiros Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Medina e Ítalo, aliás, venceram os campeonaros de 2018 e 2019, respectivamente, justamente nos tubos havaianos.

+ Ubatuba recebe este mês a 2ª etapa do circuito brasileiro júnior

Duas entram

A WSL aumentou o calendário da temporada com duas novas etapas. Uma é a volta da icônica Sunset Beach, em Oahu, também no Havaí, de 19 a 28 de janeiro. A outra é Steamer Lane, em Santa Cruz, Califórnia, de 2 a 12 de fevereiro.

Kelly Slater circuito mundial de surfe wsl Steamer Lane Califórnia
Kelly Slater em Steamer Lane, 2012 (Rowland/WSL)

Com o foco atual da realização das primeiras etapas nos Estados Unidos, alterações adicionais à temporada de 2021 incluem o adiamento da etapa em Portugal para o final da temporada, de 3 a 13 de maio, e também a do Brasil, que será entre 11 a 20 de junho.

SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Fazer um circuito internacional em meio de uma pandemia global não é uma tarefa fácil, mas a dedicação e o trabalho de toda a organização nos dá a confiança que podemos executar essas competições com segurança para nossos atletas, staff e comunidades locais”, disse Erik Logan, CEO da WSL.

Mais em Surfe