Siga o OTD

Surfe

Maya Gabeira bate recorde da maior onda já surfada na história

Big rider brasileira surfa onda de 22,4 metros e supera não só a própria marca como a maior do ano incluindo homens. Assista!

Maya Gabeira surfando onda de 22,4 metros e estabelecendo um novo recorde mundial (WSL/Poullenot)
Maya Gabeira surfando onda de 22,4 metros e estabelecendo um novo recorde mundial (WSL/Poullenot)

A World Surf League (WSL) confirmou na quinta-feira (10) que a big rider brasileira Maya Gabeira estabeleceu um novo recorde mundial para a maior onda já surfada por uma mulher. Por isso, ganhou o prêmio cbdMD XXL Biggest Wave 2020.

A carioca aumentou o seu próprio recorde de 20,7 metros para 22,4 metros. O feito foi conseguido no mesmo famoso local de ondas gigantes do recorde anterior, a Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, em 11 de fevereiro de 2020. Ocorreu no evento inaugural do Nazaré Tow Surfing Challenge da WSL.

“Eu estava arriscando bem mais e, quando larguei a corda (do jetski), tive a sensação de que poderia ser a maior onda da minha vida, mas não tinha certeza. A velocidade era muito alta e o barulho que fez quando quebrou, me fez perceber que esta era provavelmente a maior que surfei”, disse Maya Gabeira.

Livro dos Recordes

Como parte do Red Bull Big Wave Awards (BWA), o BWA validou a onda de Gabeira como nova conquista no Livro dos Recordes Guinness. Entrou na categoria Maior Onda Surfada – Sem Limites (Feminino).

“Esta onda foi durante o campeonato [WSL Nazaré Tow Surfing] e, apesar de achar que não sou uma pessoa competitiva, eu estava muito concentrada e mais corajosa do que o normal neste dia”, disse Maya Gabeira. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Embora as divisões masculina e feminina sejam separadas para esta categoria, a onda de Gabeira também ultrapassou o recorde masculino, vencido por Kai Lenny. Em Paia, no Havaí, ele mediu 21 metros (70 pés).

“Este recorde mundial é realmente surpreendente porque o tamanho da onda foi mais alto até do que a onda do vencedor masculino, então isso significa que uma mulher surfou a maior onda do ano no geral. Esse é um esporte extremamente dominado pelos homens, então ter uma mulher capaz de representar isso é bastante raro.”

Maya Gabeira

Por pouco

Em uma das batalhas mais acirradas na história do BWA, a onda de Maya Gabeira mediu apenas 2 a 3 pés a mais do que a de Justine Dupont no mesmo dia. A francesa fecha a temporada com vitórias nas categorias Melhor Onda do Ano e Melhor Performance do Ano.

A surfista brasileira Maya Gabeira surfou uma onda de 22,4 metros, estabeleceu um novo recorde mundial para mulheres e entrou para o Livro dos Recordes
Justine Dupont em ação (divulgação WSL)

Mais em Surfe