Siga o OTD

Skate

Rayssa Leal é vice-campeã mundial em final contra Yumeka

Brasileira conquista quarta medalha em Campeonatos Mundiais e mais uma vez divide pódio com japonesas em Tóquio

Rayssa leal vice-campeã mundial skate stret mundial de tóquio cbsk
(Foto: Julio Detefon/CBSK)

Dois anos e meio depois de conquistar a prata olímpica nos Jogos Olímpicos, Rayssa Leal mais uma vez voltou a Tóquio e terminou em segundo lugar. A brasileira conquistou neste domingo (17) o vice-campeonato mundial de skate street na capital japonesa, perdendo uma batalha impressionante para Oda Yumeka. A campeã olímpica, Nishiya Momiji, levou o bronze e Chloe Covell ficou em quarto depois de um início ruim de final.

É o quarto pódio de Rayssa em mundiais organizados pela World Skate. Ela foi vice em 2019, bronze em 2021 e ouro no mundial de 2022, organizado em fevereiro deste ano. 

Yumeka Oda Yumeka Rayssa Leal Momiji Nishiya Momiji pódio mundial skate street tóquio japão
(Foto: Júlio Detefon/CBSK)

Oda Yumeka levou o título no campeonato mundial com 265.75, Rayssa Leal foi vice com 261.90 e a campeã olímpica Nishiya Momiji levou o bronze com 245.76. A australiana Chloe Covell fez a melhor soma de manobras, mas teve uma série ruim de voltas. Dessa forma, ficou em quarto lugar com 245.11.

O mundial de skate street deste ano deixou Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabi Mazetto cada vez mais de serem as brasileiras a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas o anúncio neste fim-de-semana do sistema de pontuação da Série de Qualificação Olímpica (OQS) permitirá que as outras três brasileiras pré-classificadas sigam na disputa devido à pontuação gigante oferecida.

Disputa de Rayssa Leal e Oda Yumeka foi ponto a ponto

Julio Detefon rayssa leal mundial skate street tóquio
(Foto: Julio Detefon/CBSK)

A soma da pontuação de cada skatista é feita com uma volta e duas manobras.

Na série de voltas, Rayssa Leal conseguiu 84.15 e 13.76, valendo portanto a primeira tentativa. Ela ficou atrás apenas de Oda Yumeka, com 84.22. Apenas sete centésimos separavam as duas.

Rayssa Leal teve duas manobras impressionantes para pular a liderança. Na primeira, conseguiu 86.84 e na segunda foi a primeira a ultrapassar dos 90 pontos, somando 90.91 para alcançar a liderança com 261.90 e até as concorrentes a parabenizaram. 

Porém, Yumeka seguia na cola de Rayssa. Os juízes deram 86.73 para sua manobra, e portanto era vez de Rayssa estar liderança com quatro centésimos de vantagem. Depois de zerar duas tentativas, a japonesa acertou um flip frontside feeble para conseguir 94.80, a maior nota de toda a final e levar o título. Desta vez foi a vez de Rayssa não acreditar e aplaudir a rival.

Em seguida, Chloe Covell super pressionada depois de dois erros conseguiu um 94.62 para melhorar e fazer a segunda melhor nota da final. A última rodada de manobras não alterou os resultados finais e Rayssa Leal mais uma vez dividiu o pódio com duas japonesas em Tóquio.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Skate