Siga o OTD

Skate

Skatistas marcam presença no primeiro dia da COB Expo

Pedro Barros fez palestra para convidados da CBSk, enquanto Augusto Akio, Gabi Mazetto e Lucas Rabelo ensinaram skate ao público

Pedro Barros em palestra para convidados do CSKB
(Foto: Julio Detefon / CBSk)

Um dos destaques da COB Expo no primeiro dia (25) foi a participação de membros da seleção nacional de skate. Pela manhã, Pedro Barros fez uma palestra para convidados da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Dessa vez durante o dia, Augusto Akio, Gabriela Mazetto e Lucas Rabelo fizeram uma ativação do skate, ensinando o esporte ao público e atendendo a pedido dos fãs. A COB Expo foi aberta na manhã desta segunda-feira e vai até esta sexta-feira (29) em São Paulo e conta com um stand do Olimpíada Todo Dia.

+ Visite nosso estande na COB Expo e concorra a ingressos para o Pré-Olímpico de vôlei masculino
+ CBSk apresenta uniforme do Brasil para os Jogos Pan-Americanos

Pedro Barros apresentou seu lado empreendedor para convidados

Pedro Barros segue como um dos principais nomes do skate no mundo. Dono de seis títulos no X-games, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio e medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 2022 (disputado em fevereiro de 2023), o atleta também se destaca há muitos anos no lado empresarial. 

O skatista já possui vasta experiência como dono da LayBack e da Privê. Além disso, é um dos idealizadores e embaixadores da Liga Amadora de Bowl (LAB). Foi essa trajetória que norteou a fala de Barros na COB Expo. Pedro Barros comentou sobre a atual conjuntura do skate no Brasil e no mundo, além dos desafios e possibilidades para o desenvolvimento do esporte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Skatistas reagem ao anúncio do Super Crown no Brasil 

Gabriela Mazetto comentou de sua expectativa para o SLS Super Crown . Na manhã desta segunda-feira foi anunciado que a etapa final da Liga Mundial de Skate street acontecerá em São Paulo. “Essa notícia saiu hoje de manhã. Assim que eu acordei eu olhei e fiquei bem feliz por ser no Brasil e em São Paulo, ainda mais porque ano passado foi no Brasil, mas não em São Paulo. E se Deus quiser espero receber o convite para representar o Brasil e fazer mais uma final. É bem importante, é bem da hora. A torcida brasileira como todos sabem é a mais calorosa. Estão sempre aí apoiando todo mundo, eu espero estar presente” comentou Gabi, atual décima colocada no ranking mundial da modalidade.

Ela ainda relembrou o STU São Paulo deste domingo, quando ficou em terceiro e comemorou no pódio ao lado de Pamela Rosa o título do São Paulo na Copa do Brasil de futebol masculino. “Eu tava focada na competição, mas queria também saber se São Paulo tinha ganhado e assim que terminou eu fui conferir. Foi da hora, estar ali comemorando o meu pódio e das meninas, com a Pam(ela) e com a Rayssa (Leal) e ver que o São Paulo tinha sido campeão, era uma felicidade muito da hora, nunca tinha sentido isso daí”, comentou a skatista.

Lucas Rabelo fala de expetativas para o Pan de Santiago-2023

Lucas Rabelo é outro que comemorou a notícia esperando fazer bonito diante da torcida no evento marcado para dezembro deste ano no Ginásio do Ibirapuera. Campeão dos Jogos Pan-Americanos Juvenil de Cali 2021, quando garantiu sua vaga nos Jogos Pan-Americanos, ele também revelou que espera conseguir assistir o máximo de esportes nos dias de folga. Será a primeira vez que o skate participará dos Jogos Pan-Americanos. Ele afirmou que não existe um esporte favorito além do skate. “(Quero ver) todos, quando der um tempinho da prática eu quero dar uma analisada. Lutas, basquete, atletismo, sou muito fã de esportes em geral».

Augusto Akio falou de fatores climáticos e sua preparação

Augusto Akio, o Japinha, um dos principais nomes do skate park mundial comentou sobre a diferença entre torneios da elite mundial e os mega eventos esportivos, em específico, os Jogos Pan-Americanos.

 Os mundiais eu já venho participando, então já tenho um certo conhecimento de como é a rotina, como funciona a organização de evento. No entanto, o Pan-Americano é uma experiência nova para mim. Então eu costumo dizer que o skateboard proporciona um lifestyle imprevisível. Não sei muito bem o que esperar não, espero ver muito skate, conhecer ainda mais sobre esse esporte que eu tanto amo e também como expectativa apresentar um skate de qualidade

Augusto Akio, o Japinha, no primeiro dia (25) da COP Expo.

Ele falou ainda dos desafios de se adaptar para cada competição. Ele venceu o STU de São Paulo neste domingo (24), no dia mais quente do ano na capital paulista. Por outro lado, ele participará dos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, quando se espera que a capital chilena esteja com 20 graus de máxima.

É do dia. Pode ser que chova, e a prova seja adiada. Pode ser que faça sol, pode ser que faça frio, pode ser que esteja nublado. As vezes a roupa pode variar, para o vento ele atrapalha um pouco no deslocamento, as vezes dá velocidade em alguns pontos ou tira em outros, por isso vai da adaptação momentânea, do raciocínio rápido.

Augusto Akio, o Japinha, durante o primeiro dia (25/09) da COB Expo.

Ainda sobre a aparente calma que ele exibe durante os torneios, o skatista desconversou. «É impossível estar 100% tranquilo, ou 100% estressado. Não é sempre que eu estou tranquilo, por mais que eu aparenta”, comentou antes de agradecer à família e os amigos que o apoiaram tanto em sua carriera.

Sou muito grato ao meu pai, Altamiro Alves dos Santos, que sempre me apoiou e me incentivou. Ele que me levou a minha primeira competição de skate, as viagens de skate devo muito a ele. E também ao meu avô e minha mãe. Meu avô foi um dos pioneiros da acupuntura no Brasil e minha mãe seguiu o mesmo caminho. O tratamento de acupuntura me ajudou muito a me recuperar das lesões porque skate é muito pancada », comentou mostrando as lesões no corpo. “De fato, se não fosse o Fumio Takashahi, Altamiro Alves dos Santos e Silvana M. Takahashi não teria chego onde cheguei, além de meus amigos e todos patrocinadores.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Skate