Siga o OTD

Paris 2024

Novo Time Petrobrás surge com fome de medalhas para Paris-2024

Time Petrobrás foi lançado nesta quarta-feira em evento realizado no Rio de Janeiro e conta com 30 atletas olímpicos e 15 paralímpicos

Time Petrobrás 2024

Apoiar quem tem potencial, mas que ainda não conseguiu realizar o sonho de subir no pódio dos Jogos Olímpicos. Com essa filosofia em mente, o Time Petrobrás foi lançado nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, com 30 nomes escolhidos a dedo pela gestora do projeto, Adriana Samuel, duas vezes medalhista olímpica no vôlei de praia. Juntam-se a eles mais 15 atletas paralímpicos, inspiradores por si só, mas também por ostentar o que falta ao primeiro grupo: uma coleção de medalhas em Jogos Paralímpicos.

“O desafio foi não olhar para os atletas já consagrados e apoiar também atletas com muito potencial e que estão em começo de carreira. E um dos critérios para a escolha foi do atleta olímpico ainda não ter uma medalha olímpica. A ideia é a Petrobrás patrocinar aqueles que já faziam parte do time no ciclo anterior e bateram na trave, que são brilhantes atletas, mas que ainda não conseguiram conquistar uma medalha, fazendo uma mescla com jovens nomes de muito potencial”, revelou Adriana Samuel.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A MEDALHA BATEU NA TRAVE

Darlan Romani, que ficou em quarto lugar no arremesso do peso em Tóquio, é um desses atletas que ficaram por pouco fora do pódio e que seguem patrocinados pela Petrobrás. Campeão mundial indoor em 2022, ele sente que está chegando a hora de colocar a medalha olímpica no peito. “Meu desejo é muito grande. Venho lutando por isso faz anos, tive vários empecilhos, mas isso só nos fortalece e nos dá mais desejo de colocar o pé no pódio. Eu tenho essa sensação de que está chegando o momento. Estou me preparando para isso. Toco o foco e toda a energia está nesse sonho”, garante o Senhor Incrível.

Na mesma situação de Darlan Romani está Milena Titonelli, do taekwondo. Em Tóquio-2020, ela ficou a uma vitória do pódio. A atleta perdeu a disputa do bronze para a marfinense Ruth Gbagbi e acabou em quinto lugar. “O fato de ter chegado perto só deixa aquele gostinho de quero mais e mostra que não é impossível chegar lá. Estou batalhando todo dia pensando nisso. Esse quase ainda me incomoda muito e ainda dói bastante, mas também me motiva muito a chegar na medalha tão desejada na próxima Olimpíada”, afirma a atleta.

ATLETAS EM ASCENSÃO

Além dos que bateram na trave em Tóquio, há no Time Petrobrás atletas em ascensão que certamente chegarão a Paris-2024 com grandes chances de medalha como Duda e Ana Patrícia, campeãs mundiais de vôlei de praia no ano passado, e Marcus D’Almeida, atual líder do ranking mundial do tiro com arco. Quem entra nesta lista também é Beatriz Souza, medalhista nos últimos três mundiais de judô (prata em 2022 e bronze em 2021 e 2023), e Guilherme Costa, o Cachorrão, bronze nos 400 m livre do Mundial de Esportes Aquáticos de 2022 e quarto colocado em 2023.

JOVEM CONFIANTE

Já entre os jovens em ascensão se destaca o judoca Guilherme Schimidt, de apenas 22 anos, mas que luta de igual para igual com os mais experientes. Medalha de bronze no Mundial júnior de 2019, o atleta estreou com tudo na categoria sênior em 2021 e coleciona bons resultados. Ele venceu dois torneios de nível de Grand Slam e foi campeão pan-americano em 2022. Em 2023, foi prata no Masters e ficou com o vice-campeonato do Pan.

“Eu estou indo para a minha primeira edição de Jogos Olímpicos, mas tenho bastante confiança pelo fato de já ter vencido os principais adversários da minha categoria. No Masters deste ano eu venci o atual campeão olímpico (Nagase Takanori, do Japão) e o atual campeão mundial (Tato Grigashvili, da Geórgia). Então, o meu desempenho nas competições internacionais gera essa confiança de continuar trabalhando para conquistar o meu sonho em Paris-2024”, diz o jovem judoca.

PARALÍMPICOS INSPIRADORES E MEDALHADOS

Mas, se faltam medalhas olímpicas na nova versão do Time Petrobrás, sobram paralímpicas. Carol Santiago, dona de três ouros, uma prata e um bronze em Tóquio-2020 e de mais 18 medalhas em Mundiais, é a recordista. Mas ela tem a companhia de Gabriel Bandeira (4 medalhas), Thalita Simplício (3), Raissa Machado (1) e Lucas Mozela (1).

“Eu sempre pensei que seria interessante que meus resultados servissem de incentivo e de inspiração para outros atletas”, afirmou Carol Santiago, que espera inspirar companheiros de time a também chegar ao pódio. “É motivo de muito orgulho fazer parte do Time Petrobrás”, comemora.

O TIME PETROBRÁS

O investimento previsto para esta edição do Time Petrobras é de R$ 12,5 milhões, contemplando o período de competições importantes como os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago (Chile), entre outubro e novembro deste ano, e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, em 2024. O valor do patrocínio pode ser destinado a melhorar condições de treino do atleta, equipe técnica, e acompanhamento médico, fisioterapêutico e nutricional, apoiando, assim, toda sua jornada e aprimorando seu desempenho.

Iniciado em 2015, o projeto Time Petrobras já apoiou 85 atletas de 31 modalidades, que conquistaram 91 medalhas em Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Pan-Americanos e Parapan–Americanos. Só nos Jogos de Tóquio 2021, o Time Petrobras conseguiu 11 medalhas para o Brasil. Mais de R$ 26 milhões já foram investidos no treinamento de atletas de alto rendimento de diversas modalidades. 

Os novos atletas e paratletas que integram o Time Petrobras são:

Ana Patrícia – vôlei de praia

Ana Sátila – canoagem

André Stein – vôlei de praia

Augusto Akio – skate

Beatriz Souza – judô

Bruna Takahashi – tênis de mesa

Caio Souza – ginástica artística

Carol Santiago – natação paralímpica

Carol Naka – boxe

Darlan Romani – arremesso de peso

Duda Lisboa – vôlei de praia

Evandilson Neto – canoagem

Felipe Ho – escalada esportiva

Filipe Vieira – canoagem

Flávia Saraiva – ginástica artística

Gabriel Bandeira – natação paralímpica

George Souto Maior – vôlei de praia

Giovanna Prada – iQ Foil (windsurf foil)

Gui Caribé – natação

Guilherme Costa – natação

Guilherme Schimidt – judô

Hugo Calderano – tênis de mesa

Ícaro Miguel – taekwondo

Izabela Rodrigues – arremesso de peso e lançamento de disco

Jessica Messali – paratriatlo

Keno Marley – boxe

Laura Amaro – levantamento de peso

Leticia Oro – salto em distância

Luan San – breaking

Lucas Mozela – natação paralímpica

Luísa Baptista – triatlo

Marcus D’Almeida – tiro com arco

Mateus Isaac – iQ Foil (windsurf foil)

Milena Titoneli – taekwondo

Raissa Machado – lançamento de dardo paralímpico

Samuel Oliveira – natação paralímpica

Sophia Medina – surf

Thalita Simplício – atletismo paralímpico

Thiego Marques – judô paralímpico

Toquinha – breaking

Tuany Barbosa – arremesso de peso paralímpico

Vitor Tavares – badminton paralímpico

Vitória Rosa – atletismo

Viviane Jungblut – maratona aquática

Ygor Coelho – badminton

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paris 2024