Siga o OTD

Skate

Vini Costa e Pâmela Rosa se destacam na semifinal do STU

Skatistas avançam com as melhores notas. No feminino, semifinal com brilho de uma nova geração e destaque para a experiente Pâmela

Vinícius Costa STU de Criciúma STU National
(Divulgação/SMG)

Pode-se dizer que Pirambu, a maior favela de Fortaleza (CE), estará muito bem representada na final do Street masculino da etapa de Criciúma (SC) do STU National, neste domingo (26/02). Os cearenses Vinícius Costa e Lucas Rabelo, que avançaram com as melhores notas, enchem o peito para exaltar o lugar de onde vieram e mostram a dignidade de quem busca o esporte para vencer na vida.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, na primeira bateria, o destaque já tinha sido Vini Costa, que garantiu uma nota muito alta (62,63) e dificilmente ficaria fora dos oito que avançariam para a final. Logo depois, Lucas Rabelo veio na segunda bateria e, logo na primeira de suas duas voltas de 45 segundos, também conseguiu uma boa nota (61,27). A história da infância dos dois se revelaria no fim, com Vini enaltecendo Pirambu e Lucas mostrando o nome da favela tatuado em seu braço direito.
+ Minas passa pelo Blumenau e chega a 13 vitórias na Superliga
+ Vitor Tavares é ouro nas duplas no Internacional da Espanha
+ Bia Ferreira e Keno Marley vão à final do Torneio de Strandja
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Falas de Vini Costa e Lucas Rabelo

“Curioso que eu e Lucas passamos com as melhores notas e viemos da mesma favela, Pirambu. Comecei a andar aos 10 anos e estou desde os 13 pelo mundo. Encontrei aqui um nível muito alto de skate, desde a qualificatória. Passei por mais duas fases e a expectativa, agora, está a mil para a final. Minha linha foi basicamente a mesma de quando cheguei, mudei só algumas manobras, e espero criar uma nova estratégia para amanhã”, disse Vini Costa.

“Pois é… O Vini é um irmão de Pirambu. Lembro que andávamos de skate no quebra-molas em frente à minha casa. Matávamos aula para fazer o que a gente mais gostava (risos). Acho que minha mãe nem sabe disso. Perdemos um pouco o contato na infância quando eu me mudei para Porto Alegre. Depois de um tempo, ele também saiu de lá e foi seguir a vida no skate em Londrina, mas sempre nos esbarramos nas competições. Muito legal chegarmos juntos nessa final”, completou Lucas Rabelo.

Entre as meninas, experiência de Pâmela Rosa fala mais alto

Por outro lado, no feminino, apesar da skatista olímpica Pâmela Rosa ter se destacado e avançado com a maior nota (55,26) para a final, vale enaltecer também o desempenho de uma jovem turma, que surge mostrando um futuro promissor para o skate brasileiro. Nomes como a paranaense Maria Almeida, de apenas 15 anos, que se classificou com a segunda melhor nota (50,08), a carioca Duda Oliveira, de 14, e a paulista Giovana Dias, de 20, se colocaram entre as oito finalistas em Criciúma, chamando atenção até mesmo das mais experientes.

“Primeiramente, queria agradecer a todo mudo, foi uma vibe incrível, Criciúma sempre nos recebe muito bem. Sobre a semifinal, a cada competição que passa, as meninas têm evoluído demais, e fico muito feliz de ver novos nomes na final. São skatistas jovens, que surgiram recentemente e estão andando muito. E isso nos inspira. Consigo ajudá-las no que posso e elas também me ajudam. Hoje, mostramos um skate de alto nível e tenho certeza de que será ainda melhor na final. Fiz uma linha bem tranquila, mas amanhã vou mudar totalmente”, disse Pâmela.

A final do Street feminino será atração do Esporte Espetacular deste domingo, a partir das 10h, enquanto a final do masculino será transmitida ao vivo pelo SporTV, às 11h45. Assim, a primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, um dos maiores bancos do país, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Além disso, ela tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Skate