Siga o OTD

Skate

Após frustração, Pâmela Rosa inicia nova corrida olímpica

Atrapalhada por questões extra pista em Tóquio, brasileira bicampeã mundial de skate street começa pelo Pro Tour de Roma, na Itália, disputa por um lugar nos Jogos de Paris em 2024

Pâmela Rosa é ouro nos Jogos de Cali skate street paris 2024 Pro Tour de Roma
Pâmela nos Jogos Pan-americanos Júnior de Cali em 2021 (Washington Alves/COB)

A brasileira Pâmela Rosa começa nesta sexta-feira (1º) a busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A bicampeã mundial de skate street estreia no Pro Tour de Roma, na Itália, primeiro torneio da modalidade que contará pontos na corrida para a capital francesa. Pâmela esteve nos Jogos de Tóquio no ano passado, porém competiu sem a presença do treinador, Hamilton Freitas, e com uma lesão no tornozelo, fatores que pesaram para não conseguiu se classificar para a final.

A decepção da primeira experiência, porém, virou motivação. “Teve uma frustração por não conseguir voltar com medalha, mas todo mundo sabe que cheguei em Tóquio lesionada. Sem contar que não estava como meu treinador (Hamilton Freitas). Tenho certeza que se estivesse lá eu iria para as finais. Acho que por tudo que aconteceu, esse aprendizado, e no fim do ano a coroação com o título mundial, fica aquela sensação de trabalhar com mais garra para esse novo ciclo olímpico em busca de uma medalha em Paris”, disse Pâmela Rosa.

Sonho de qualquer atleta

Além de bicampeã mundial de skate street, a paulista de 22 anos é a atual líder do ranking na categoria street. Mesmo com esse sucesso no cenário internacional, ela destaca a importância que os Jogos Olímpicos têm para a carreira. “É o sonho de qualquer atleta. Em Tóquio foi a primeira vez, mas faltou a torcida na arquibancada. Tenho certeza que em Paris será lindo. A atmosfera do skate com público é outra coisa. Os Jogos Olímpicos têm um significado especial para qualquer atleta. Vou seguir treinando para transformar esse sonho de medalha em realidade.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outros desafios

Por conta do posicionamento no ranking, Pâmela estreia no Pro Tour de Roma já nas quartas de final. Para ela, começar a corrida olímpica com bons resultados é fundamental na busca pela vaga, mas também para os outros desafios da temporada. “É importante começar bem para ganhar ritmo e confiança para as próximas etapas que teremos no segundo semestre. Logo depois já vamos ter uma etapa da SLS em Jacksonville. Então começar acertando as manobras e colocando em prática o que foi treinado dá mais confiança para os desafios até dezembro”.

Nos últimos anos, sobretudo após os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o skate se tornou ainda mais popular no Brasil e ganhou inúmeros simpatizantes e praticantes. “Acredito que teve um aumento de pessoas interessadas em consumir skate, canais de televisão transmitindo as competições, aconteceu um crescimento natural. Eu mais que dobrei o número de seguidores no meu Instagram após os Jogos Olímpicos. O mais importante foi descriminalizar o skate para as pessoas. O skate é um esporte como qualquer outro. Com regras, juízes, campeonatos, patrocinadores…”, explicou Pâmela Rosa. “É justamente esse caminho que que levo para minha vida e quero passar para os mais novos. Quero continuar inspirando novas meninas e meninos a praticarem skate. É um motivo de orgulho!”, completou.

Mais em Skate