Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Eliseu dos Santos sonha com quinta paralímpica

Eliseu dos Santos, bicampeão paralímpico da bocha, sonha com uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024

Eliseu dos Santos em uma partida de bocha paralímpica
Foto: Arquivo Pessoal

Faltando menos de um ano para a Paralimpíada de Paris, o atleta da bocha Eliseu dos Santos ainda sonha em carimbar o passaporte para a competição via ranking mundial da modalidade. Atualmente, o paranaense ocupa a 10ª posição da lista na classe BC4.

No total, são 16 vagas para a classe BC4 nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Na briga, o colombiano Edilson Chica Chica saiu na frente e já se classificou conquistando o título do Parapan. O deadline do ranking se encerra em janeiro do próximo ano e Eliseu dos Santos precisa se manter bem ranqueado para estar na lista.

Caso confirme a vaga, Eliseu dos Santos vai para a sua quinta participação em Jogos Paralímpicos. Anteriormente, ele já conquistou cinco medalhas no total: 2 ouros, 2 bronzes e 1 prata, nas competições de Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). 

Além disso, o atleta também tem três Copas do Mundo de Bocha no currículo, sendo campeão na Irlanda, em 2011, e vice-campeão em 2007, no Canadá, conquistando a primeira medalha da história do Brasil na bocha em nível mundial. Na última Copa do Mundo, realizada em Fortaleza, em setembro deste ano, terminou em 4° lugar.

Família Paralímpica

Vindo de uma família de competidores, o atleta esteve ao lado do irmão, Marcelo dos Santos, nas edições do Rio de Janeiro (2016) e em Tóquio (2021). A dupla conquistou uma medalha de prata na competição nos Jogos realizados no Brasil. No Parapan de Toronto, em 2015, os irmãos competiram lado a lado, com Eliseu levando o ouro e Marcelo conquistado a medalha de bronze.

Além disso, Eliseu é pai de duas crianças: Nicolas, de 5, e Natasha, de 2 anos. O filho mais velho nasceu quando o paratleta estava concentrado para a disputa dos Jogos de Londres. Mais precisamente no dia 29 de agosto, data da cerimônia de abertura. Naquela edição, o nascimento deu sorte, pois o atleta saiu vitorioso. 

“Aquilo me tirou a pressão e pude competir mais tranquilo, acredito que até colaborou para a conquista da medalha de ouro”, afirma Eliseu, que só conheceu a criança 13 dias depois. Além do ouro, nas duplas mistas, o atleta também conquistou o bronze, no individual, na competição disputada na Inglaterra.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Coincidentemente, em Paris, as disputas da bocha começam no dia seguinte à cerimônia de abertura dos Jogos, em 29 de agosto de 2024.

*Com informações da Bessacomunicação

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia