Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone é campeão brasileiro pela 15ª vez seguida

Campeão paralímpico Jovane Guissone vence o Campeonato Brasileiro pelo 15º ano consecutivo

Jovane Guissone com medalhas do Campeonato Brasileiro de esgrima em cadeira de rodas
(Foto: Divulgação/CBE)

O gaúcho Jovane Guissone venceu pela 15ª vez consecutiva o Campeonato Brasileiro de esgrima em cadeira de rodas. Ele ganhou as disputas da espada B e do florete B, em competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), no último final de semana. O evento contou com a participação de 54 atletas.

A final da espada masculino B envolveu dois esgrimistas da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (PR), com Jovane Guissone derrotando Izaías Monteiro por 15 a 3. Enquanto isso, no florete B, a final foi contra Maurício Stempniak, do Grêmio Náutico União (RS), a quem Jovane venceu por 15 a 6.

“Um atleta não gnaha sozinho. Atrás da gente sempre tem uma equipe muito bem estruturada, que nos dá todo o suporte”, afirmou o atleta, que foi campeão paralímpico em Londres-2012. “Não canso de agradecer todas as pessoas que me ajudam a ser o atleta que sou e a chegar nas conquistas que eu cheguei”, completou.

Jovane também esteve nas disputas do sabre masculino B, mas não conseguiu medalhar, terminando na quinta colocação. O título ficou com o também gaúcho Vanderson Chaves, atleta do Grêmio Náutico União (RS), que na final derrotou Rodrigo Massarutt, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (PR) por 15 a 4.

Outras disputas

Outro destaque do Campeonato Brasileiro de esgrima em cadeira de rodas foi a final do florete masculino A, que colocou frente a frente pai e filho, ambos do GNU. De um lado da pista estava Fábio Damasceno, o pai, e do outro estava o seu filho Kevin, que saiu vitorioso em 15 a 4.

“Eu estudo o jogo do pai há tempo e a minha estratégia hoje foi não deixar ele pensar”, contou Kevin. “Sempre via ele viajando e ficava com vontade de conhecer os mesmos lugares. Um dia pedi para ele me levar no treino, gostei e estou aqui até hoje”, comentou.A

Além disso, Kevin ainda conquistou sua segunda medalha de ouro na competição ao vencer o sabre masculino A. Na final, ele derrotou Lucas Julião, da Associação Paradesportiva e Integração Nauru (SP), por apertados 15 a 13.

Por fim, entre as mulheres, Rayssa Veras conquistou o título brasileiro do florete A. A atleta do Paulistano (SP) venceu Carminha Oliveira, da ADFP, por 15 a 13 na final. Já na espada A, os papéis se inverteram e foi Carminha quem levou o título com vitória por 15 a 14.

A esgrima em cadeira de rodas não fez parte do programa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, encerrados no último domingo (26), mas estará presente na Paralimpíada de Paris-2024.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia