Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil leva três ouros nas últimas provas de campo em Santiago

Cícero Valdran, Edenilson Floriani e Izabela Campos levam ouros no encerramento do atletismo no Parapan

Cícero Valdiran durante disputa do lançamento de dardo para o Brasil no Parapan de Santiago-2023
(Foto: Javier Salvo/Santiago 2023 via Photosport)

O Brasil conquistou mais cinco medalhas nas últimas provas de campo do atletismo nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, neste sábado (25). Foram três ouros e três pratas, com direito a duas dobradinhas. Cícero Valdiran (lançamento de dardo F57), Edenilson Floriani (lançamento de dardo F64) e Izabela Campos (arremesso de peso F12) foram os medalhistas de ouro.

As dobradinhas vieram no lançamento de dardo F64 masculino e no arremesso de peso F12 feminino. Entre os rapazes, Edenilson Floriani (atleta da classe F42) levou a medalha de ouro ao marcar 60,79m, novo recorde parapan-americano. Foi seu segundo título na competição, depois do arremesso de peso F63. Já no lançamento de dardo, a prata ficou com o compatriota Francisco de Lima, com 58,38m.

Quem também faturou seu segundo ouro foi Izabela Campos. Izabela marcou 9,76m para vencer o arremesso de peso F12, depois de já ter sido campeã no lançamento de disco F11. Foi sua terceira medalha no arremesso de peso em Parapans, a primeira dourada. No peso, a brasileira Jenifer Azevedo marcou 9,55m para ficar com a prata, levando assim sua primeira medalha na competição.

Um ouro e uma prata

Já Cícero Valdiran levou a medalha de ouro no lançamento de dardo F57, faturando o bicampeonato da prova. Ele marcou 49,87m, novo recorde parapan-americano e seis centímetros a frente do mexicano Luis Gomeztagle, que ficou com a prata com 43,65m. O cubano Gerdan Fonseca levou o bronze, com 43,33m. O também brasileiro Claudiney Batista, atleta da classe F56, terminou em quinto lugar com 38,76m.

Por fim, Paulo Henrique Andrade conquistou a prata no salto em distância T13 com 6,56m. O norte-americano Tyson Gunter levou o ouro, com 6,58m, enquanto o argentino Franco Pinetti foi bronze, com 6,47m. Além disso, mais cedo, o Brasil ainda teve dois ouros nas provas de campo neste último dia do Parapan de Santiago-2023, com Beth Gomes (arremesso de peso F53/54/55/56) e com Alessandro Rodrigo (arremesso de peso F11).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia