Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Futcegos perde da Argentina no Parapan pela 2ª vez na história

Pela fase preliminar, a Argentina marcou no início e deu a segunda derrota do Brasil na história do Parapan

Brasil e Argentina no futebol de cegos dos Jogos Parapan-Amerianos de Santiago
Foto: Alessandra Cabral/CPB

Uma decisão na fase preliminar. Essa foi a tônica do jogo entre Brasil e Argentina no futebol de cegos dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Nesta quarta-feira (22), as duas seleções se enfrentaram na penúltima partida antes do mata-mata. No encontro do atual campeão paralímpico contra o campeão mundial, os Hermanos levaram a melhor depois de marcar no início do jogo.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

Como resultado, o Brasil voltou a perder pela segunda vez na história dos Jogos Parapan-Americanos. O último revés da seleção havia acontecido na edição de Guadalajara, no México, em 2011. Além disso, a derrota deixa o time na segunda posição na fase classificatória, com apenas 9 pontos.

Na sequência da competição, o Brasil enfrenta o Peru pela última rodada da fase preliminar. O jogo está marcado para às 18h desta sexta-feira (23).  O futebol de cegos no Parapan reúne seis seleções, que jogam entre si em grupo único. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, enquanto os demais entram em uma chave de ranqueamento. 

O jogo

O jogo não começou bem para o Brasil. Com menos de 3 minutos de jogo, Maximiliano Espinillo abriu o placar e vazou a defesa brasileira no Parapan depois de 12 anos. Nas últimas três edições do evento, a seleção conquistou os títulos sem sofrer gols. A última bola beijou as redes brasileiras foi em Guadalajara-2011, justamente em um duelo contra os Hermanos na fase preliminar. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Depois disso, a equipe brasileira tentou reagir no jogo. Em finalizações com Nonato e Jefinho, o Brasil levou perigo em duas ocasiões. Contudo, não conseguiram assustar o goleiro argentino Angel Deldo. Do outro lado do campo, os Hermanos aproveitaram a vantagem no placar para apostar nas transições.

Duelo truncado

Na segunda etapa, os argentinos abusaram das faltas para impedir as ações de ataque do Brasil. Antes da metade da parcial, os hermanos já haviam feito três faltas. Ricardinho fez algumas jogadas individuais, mas não conseguiu finalizar. Restando pouco mais de 8 minutos para o fim do jogo, Ricardinho ficou cara a cara com gol e não aproveitou. 

Os argentinos melhoraram nos minutos finais, tiveram mais a bola e amarraram o jogo. Enquanto isso, Ricardinho e Paraná ficaram bem marcados e não conseguiram criar mais jogadas de perigo. Dessa forma, o duelo se arrastou até o apito final.

 

 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia