Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Caçula de 14 anos vence na estreia do badminton no Parapan

Kauana Beckenkamp, de 14 anos, derrotou brasileira top-15 do mundo na estreia da classe SL3 do Parapan de Santiago

Kauana Beckenkamp vibra com vitória no badminton do Parapan de Santiago-2023
(Foto: Felipe Zanca/Santiago 2023 via Photosport)

[Com Luiza Fiorese] – Caçula da delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, Kauana Beckenkamp estreou com vitória no badminton. A atleta de 14 anos, que compete pela classe SL3, derrotou a compatriota Abinaecia Maria por 2 sets a 0 (21/15, 18/21 e 21/16), nesta quarta-feira (22), no Centro de Treinamento Olímpico da capital chilena. Agora, ela está muito próxima de conquistar uma vaga na semifinal.

“Na verdade, eu não estava esperando por isso. Estava jogando tranquila e calma e acabei vendo como é acreditar no seu potencial. No começo do segundo set, eu estava pensando que ia peder, mas concentrei. Estava errando e falei: ‘esquece, vamos descobrir os erros e quais são as partes que você consegue fazer o ponto’. Descobri e acabei fazendo um ótimo e belo jogo”, disse a jovem atleta ao Olimpíada Todo Dia logo após a sua estreia.

Nascida em 2009, Kauana Beckenkamp é natural de Marechal Rondon, no estado do Paraná. Ela nasceu com má formação congênita que ocasiou ausência de tíbia na perna esquerda. A atleta conheceu o badminton convencional aos dez anos e, posteriormente foi apresentada ao esporte paralímpico por Edwarda de Oliveira, que também é atleta do parabadminton. Com pouco menos de dois anos, ela já disputa seu primeiro Parapan.

Kauana Beckenkamp no badminton do Parapan de Santiago-2023
(Foto: Felipe Zunca/Santiago 2023 via Photosport)

“Eu fico muito grata porque com 14 anos estou participando de um Parapan. Fico muito feliz por já ter começado a jogar tão nova e ganhar o primeiro jogo”, falou. “Sei que muitos atletas lutam para estar em competições importantes como essa e estou dando o meu melhor. Acredito que o que me trouxe até aqui foi a minha determinação para não desistir”.

Perto das semis

Antes de Santiago-2023, Kauana havia disputado somente um evento internacional: o Brazil International, disputado em abril. Na ocasião, ela caiu nas oitavas de final. Sua vitória na estreia do Parapan fica ainda mais se levarmos em consideração que Abinaecia aparece na 14ª colocação do ranking mundial da classe SL3, sendo a segunda brasileira mais bem colocada na classificação – atrás somente de Adriane Ávila.

Com a vitória sobre Abinaécia, Kauana Beckenkamp deu um passo importante rumo às semifinais do Parapan de Santiago. Ela ainda enfrentará a colombiana Luz Ubaque e a dominicana Emely Berroa na primeira fase, em jogos válidos pelo grupo B. As duas primeiras colocadas da chave avançam ao mata-mata. No grupo A, Adriane Ávila estreou com vitória diante da peruana Flor Maria Arequipeño, por 2 sets a 0 (21/13 e 21/11).

Mais Brasil

Outros atletas do Brasil também fizeram suas estreias no badminton em Santiago-2023 nesta quarta-feira e obtiveram 21 vitórias. Destaque para Vitor Tavares, terceiro colocado do ranking mundial da classe SH6, que venceu o compatriota Vinicius Costa por 2 sets a 0 (21/8 e 21/7).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia