Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Carol Santiago leva seus primeiros dois ouros na natação

A nadadora pernambucana abriu sua participação no Parapan de Santiago e se sagrou campeã no 100m costas e no revezamento 4x100m medley misto (49 pontos)

Brasileira Carol Santiago, uma das destaques do Time Brasil no Parapan de Santiago (Alessandra Cabral/CPB)
(Alessandra Cabral/CPB)

No quarto dia de disputa da natação paralímpica nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, o Brasil conquistou mais seis medalhas na modalidade. Destaque para a multicampeã Carol Santiago (SB12), que levou seus primeiros dois ouros na competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Além disso, Gabriel Cristiano (S8), Lídia Cruz (S4), Edênia Garcia (S4) e Estephany Rodrigues (SM5) foram os outros medalhistas brasileiros nesta terça-feira (21). A equipe do Brasil volta a entrar em ação amanhã (22), com a presença em seis finais na sessão que inicia às 9h.

Trajetória vitoriosa do Brasil

A primeira medalha conquistada por um nadador brasileiro na sessão da tarde aconteceu logo na primeira prova. No 100m costas da classe SB12, Carol Santiago sobrou na disputa e foi campeã com a marca de 1min17s69. Mais abaixo, a veterana Raquel Viel ficou na quarta colocação, com o tempo de 1min31s10.

Logo depois, Gabriel Cristiano levou a prata no 100m livre, da classe S8, atingindo o tempo de 1min01s30. O campeão da prova foi o colombiano Carlos Serrano (1min00s97), que bateu o recorde da competição. Já no 50m costas, Lídia Cruz e Edênia Garcia (ambas do S4) terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com as marcas de 53s43 e 59s33. Assim, a vitória na natação foi da mexicana Nely Miranda (52s88).

Na última prova individual do dia, Esthefany Rodrigues conquistou a medalha de ouro no 200m medley feminino, da classe SM5, finalizando no tempo de 3min47s42 e quebrando o recorde pan-americano. Por fim, no revezamento 4x100m medley misto – 49 pontos, Carol Santiago, Douglas Matera, Lucilene Sousa e Wendell Belarmino foram campeões com larga vantagem, ao terminar a disputa na marca de 4min30s80.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia