Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Thiago Paulino fatura o tri no arremesso de peso do Parapan

Thiago Paulino sobra e leva o tricampeonato do arremesso de peso F57 nos Jogos Parapan-Americanos

Thiago Paulino comemora mais um ouro no lançamento de disco no Parapan de Santiago-2023
(Foto: Alexandre Schneider/CPB)

Três vezes Thiagão! O brasileiro Thiago Paulino conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso F57 dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 e sagrou-se tricampeão da prova. Ele confirmou o favoritismo e marcou 15,17m. De quebra, ainda houve dobradinha, com Marco Aurélio Lima levando a prata, com 13,74m.

Dono de três medalhas mundiais na prova e medalhista paralímpico em Tóquio-2020, Thiago Paulino chegou em Santiago como o o nome da prova. Ele foi o último dos seis atletas a competir – nesta classe, os atletas têm sequelas da poliomielite, são amputados ou possuem lesões medulares e, por isso, competem sentados e realizam os seis arremessos em sequência.

Quando Paulino entrou em ação, a melhor marca até então era de seu compatriota, Marco Aurélio Lima, com 13,74m. Bastava uma marca acima para que Thiago levasse o ouro. E ele conseguiu logo em sua primeira tentativa: anotou 15,17m e assegurou o primeiro lugar, garantindo o tricampeonato da prova no Parapan. Depois, ele ainda tentou melhorar a marca, mas não passou dos 15 metros.

Marco Aurélio ficou com a medalha de prata, naquela que foi a segunda dobradinha do atletismo brasileiro em Santiago-2023. Cerca de uma hora antes, Yeltsin Jacques e Júlio César Agripino dividiram pódio nos 5.000m T11. O colombiano Flavio Teheran ficou com a medalha de bronze no arremesso de peso F57, com 12,96m. Outro brasileiro em ação, Claudiney Batista terminou em quinto, com 11,69m.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia