Siga o OTD

Santiago 2023

Ouro no tênis de mesa recupera hegemonia da equipe masculina

Brasil conquistou a oitava medalha de ouro em 11 edições do torneio masculino por equipes do tênis de mesa em Jogos Pan-Americanos

Brasil é campeão do torneio masculino por equipes do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Javier Vergara/Santiago-2023

Depois de ter ficado “apenas” com a medalha de bronze em Lima-2019, o Brasil recuperou a hegemonia no torneio masculino por equipes do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos. Hugo Calderano, Vitor Ishyi e Eric Jouti recolocaram o Brasil no lugar mais alto do pódio depois de uma vitória por 3 a 1 na final sobre o Canadá. Em 11 edições da competição na história, é a oitava medalha de ouro conquistada pelo país.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O Brasil foi campeão da equipe masculina do tênis de mesa em Caracas-1983, Indianápolis-1987, Havana-1991, Mar del Plata-1995, Rio-2007, Guadalajara-2011, Toronto-2015 e, agora, em Santiago-2023. O país só não foi campeão em San Juan-1979, Winnipeg-1999 e Lima-2019.

“Nós ganhamos todos os Campeonatos Pan-Americanos desde 2017, que foi quando começou o Campeonato Pan-Americano porque antes era o Latino-Americano, e perdemos só os Jogos Pan-Americanos de 2019. Então, estou muito feliz de tirar esse pedo de novo e garantir mais um ouro aqui”, disse Hugo Calderano.

“Estou feliz por ganhar esse ouro. Nunca tinha ganhou um ouro em Jogos Pan-Americanos. 2019 eu joguei a equipe também e ficamos com o bronze. Graças a Deus aqui demos um passo a frente”, comemorou Eric Jouti.

Já Vitor Ishiy, que tinha ganho duas medalhas de prata em Santiago antes de subir no lugar mais alto do pódio por equipes. A tristeza após a derrota na final das duplas masculinas deu lugar à euforia. “Foram meus primeiros Jogos Pan-Americanos, duas medalhas de prata. O campeonato é longo, vários dias aqui e terminar dessa forma com ouro é muito especial”, afirmou!

Campeão geral em Santiago-2023

Com o resultado, o Brasil termina na liderança do quadro de medalhas do tênis de mesa em Santiago-2023. O país conquistou dois ouros, quatro pratas e um bronze. Em segundo lugar, ficou Cuba, com dois ouros e um bronze, e os Estados Unidos terminaram em terceiro com dois ouros e dois bronzes.

Além da medalha de ouro por equipes, o tênis de mesa do Brasil também subiu ao lugar mais alto do pódio com Hugo Calderano no individual masculino. As pratas foram ganhas por Bruna Takahashi no torneio de simples feminino e nas duplas masculinas, femininas e mista. O único bronze ficou com a equipe feminina, que perdeu na semifinal para os Estados Unidos, que conquistaram o título.

“Isso tem a ver com toda a preparação que foi feita com os nossos treinadores. Tudo isso é muito importante e não ganhamos o campeonato no dia da competição, mas sim com tantos anos de trabalho que fazemos”, concluiu Hugo Calderano.

A Final

O primeiro duelo da final por equipes do tênis de mesa contra o Canadá era considerado fundamental para as pretensões do Brasil. Com uma grande atuação nas duplas, Vitor Ishyi e Eric Jouti derrotaram Eugene Wang e Simeon Martin por 3 a 0 com parciais de 11/9, 11/5 e 11/6.

Hugo Calderano entrou em seguida em ação e foi logo surpreendido por Edward Ly, que venceu o primeiro set por 12/10. Foi como cutucar onça com vara curta. O brasileiro voltou com tudo e venceu por inapeláveis 11/0 a segunda parcial. A partir daí, o canadense não incomodou mais e o mesa-tenista do Rio de Janeiro venceu sem maiores dificuldades por 11/5 e 11/6.

Na terceira partida, bastava uma vitória de Eric Jouti diante de Eugene Wang para o Brasil comemorar a medalha de ouro. Mas o canadense fez de tudo para recolocar sua equipe na briga pelo título. Ele venceu em sets diretos por 11/9, 11/8 e 12/10 e deu sobrevida a seu país.

Para garantir o título, Hugo Calderano voltou à mesa para enfrentar Simeon Martin. O número quatro do ranking mundial não deu chances ao adversário e venceu por 3 a 0 com parciais de 11/6, 11/9 e 11/7.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Santiago 2023