Siga o OTD

Santiago 2023

Ana Machado faz história no tiro com arco individual do Pan

Ana Machado fatura prata e é a primeira mulher brasileira medalhista do tiro com arco individual em Jogos Pan

Ana Machado Pan de Santiago-2023. vaga no tiro com arco em Paris-2024 pan ouro prata pan
(Alexandre Loureiro/COB)

Santiago – A brasileira Ana Machado entrou para a história do tiro com arco brasileiro na manhã deste domingo (5), em Santiago 2023. Ela conquistou a medalha de prata no recurvo e, pela primeira vez, uma mulher brasileira foi ao pódio no torneio individual da modalidade. E com estilo, a medalha foi garantida com vitória por 6 a 4 na semifinal sobre a estadunidense Casey Kaufhold, segunda do ranking mundial.

Na final, a campineira de 24 anos perdeu para a favorita Alejandra Valencia, por 7 a 1. A mexicana, quarta do ranking mundial e recordista Pan-Americana fica, portanto, com o bicampeonato, pois também venceu em Lima 2019. O bronze no tiro com arco recurvo feminino individual no Pan foi para Casey Kaufhold, derrotando a colombiana Ana Maria Rendon na disputa pelo terceiro lugar.

+ ‘É Surreal! Não poderia imaginar que estaria aqui’

Duas pratas

O dia foi realmente inesquecível para Ana Machado. Na mesma manhã de domingo, último dia de competições de Santiago 2023, ela faturou outra medalha de prata inédita, nas duplas mistas ao lado de Marcus D’Almeida. Desta forma, sai dos Jogos Pan-Americanos de Santiago como a melhor brasileira, superando inclusive Marquinhos, o principal nome da delegação. Ele fecha com a prata das duplas mistas e um bronze com as equipe msaculina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A campanha de Ana Machado para o chegar ao pódio do Pan de Santiago começou com um sexto lugar no ranqueamento. Na primeira rodada eliminatória passou pela canadense Amelia Gagne por 6 a 2. A seguir, nas oitavas, fez um duelo caseiro contra Sarah Nikitin e venceu por 6 a 4. Na quartas, vitória especial sobre a mexicana Angela Ruiz por 6 a 4 que valeu, além da passagem pra a semifinal, vaga feminina individual para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023