Siga o OTD

Santiago 2023

Babi Domingos é a maior atleta feminina brasileira do Pan

Babi Domingos conquistou medalhas em todas as cinco provas da ginástica rítmica que disputou em Santiago

Barbara Domingos com medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Ricardo Bufolin)

SantiagoCom o fim das competições da ginástica rítmica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, o maior destaque individual da modalidade foi Bárbara Domingos. A brasileira conquistou 5 medalhas em 5 provas, sendo 3 delas de ouro. Assim, Babi se tornou a atleta feminina brasileira mais vitoriosa na edição de 2023 do Pan, superando Rebeca Andrade, que levou 2 ouros e 2 pratas. Apenas o nadador Guilherme Costa, o Cachorrão, levou mais ouros que ela, com 4 no total. Já no penúltimo dia de competições, nenhuma outra atleta consegue alcançar a ginasta.

“Nem sei o que dizer, é muito gratificante poder sair com as 5 medalhas. Esse era o objetivo, e conseguimos cumprir”, confessou a campeã geral após a conquista do quinto pódio, o ouro na fita, seu aparelho “carro-chefe”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Bárbara levou o título mais expressivo da ginástica rítmica: o ouro no individual geral, que conta com somatória de notas do arco, bola, maças e fita. Além disso, a brasileira ficou no topo do pódio na disputa de dois aparelhos, a bola e a fita, além de ter ficado com a prata no arco e nas maças.

Para a treinadora da ginasta, Márcia Naves, os resultados só mostram a evolução de Bárbara no último ano. “Tudo foi uma construção, esse ano tem sido um ano ímpar nas nossas vidas, porque ela fez história. A Babi conquistou a primeira medalha em Copas do Mundo, foi a primeira a ficar em 11º no individual geral em Campeonatos Mundiais, única brasileira garantir vaga olímpica em Mundiais, isso tudo é incrível. Há quatro anos atrás, a Babi ganhou uma prata no Pan, então aumentamos a expectativa para Santiago. E ela cumpriu, com 3 ouros e 2 pratas”, contou a técnica da atleta.

Babi Domingos levou 3 ouros e 2 pratas no Pan de Santiago. (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Babi conquistou a torcida

Bárbara trouxe músicas muito cativantes para apresentar em Santiago. Com ritmos bastante brasileiros, como o samba, ela usou também com outras músicas que marcaram a competição. Foi o caso da prova de fita da brasileira, com o icônico “Bad Romance” de Lady Gaga. A ginasta falou sobre sair de uma série com muito samba para uma coreografia com muitos elementos inspirados na cantora pop. “Antigamente, eu usava muito samba e que todo mundo adorava. Acho que ‘Bad Romance’ foi um achado” falou a ginasta.

2023: ano histórico

Além de levar as cinco medalhas no Pan, Babi Domingos vive um ano impecável em 2023. A ginasta foi a primeira brasileira a se classificar para os Jogos Olímpicos por meio do Campeonato Mundial. Bárbara também foi a primeira a se classificar par uma final por aparelhos no torneio, indo para a final de maças. Além disso, a brasileira levou medalhas internacionais neste ano. Foi campeã na fita no Grand Prix de Thiais e bronze na Copa do Mundo de Sofia, na Bulgária, também no aparelho.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023