Siga o OTD

Santiago 2023

Igor Queiroz fecha com bronze a melhor campanha do wrestling

Em um dia com quatro representantes nas lutas greco-romana, Igor Fernando teve o melhor desempenho, subindo no pódio, depois de repescagem

Na imagem, Igor Queiroz comemorando após luta.
Igor Queiroz comemorando após luta. Foto: Washington Alves/ COB

O Brasil estava mal acostumado com os últimos resultados no wrestling nos Jogos Pan-Americanos. Assim, falar que apenas Igor Fernando subiu no pódio é uma crueldade no esporte. É que o país tinha quatro chances e chegou perto também com Eduard Soghomonyan, mas o dia teve um bronze. Cabele Correa e Ronisson Brandão pararam na primeira luta. De qualquer maneira, é a melhor campanha do Brasil na história da modalidade em Pans.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Os Jogos Pan-Americanos estão a menos de 24 horas do final das competições e todas as medalhas que o Brasil soma no quadro consolidam o país na segunda colocação das nações. Geralmente, é difícil chegar a número de bronzes para critério de desempate. Mas o bronze de Igor Fernando comprova uma constante evolução que o wrestling brasileiro luta tanto para conquistar.

Igor teve uma campanha de recuperação na categoria 97 kg. A princípio, o lutador brasileiro poderia nem ter disputado medalha. Isso porque perdeu nas quartas de final para Luillys Mora por 8 a 5. Porém, como o venezuelano foi para a final, Igor foi redirecionado para a repescagem para enfrentar Ricardo Gómez, da Argentina, que perdeu a semifinal para o mesmo adversário. Na decisão pela medalha, o brasileiro não deu margem e foi soberano com um 7 a 0 no placar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Similarmente, Eduard, na categoria 130 kg, teve a chance de beliscar o bronze. Venceu nas quartas de final por 9 a 0 o lutador de Honduras. Em seguida, foi para a semifinal e perdeu para o cubano Oscar Hinds por 11 a 0. Assim, foi para a repescagem contra Yasmani Acosta. No entanto, o chileno fez 9 a 0 e tirou a quinta medalha brasileira.

Brasileiros eliminados na primeira luta

Nas categorias 67 kg e 87 kg, o Brasil não teve o mesmo desempenho e nem a sorte de buscar repescagem. Na categoria mais leve, Calebe Correa perdeu nas oitavas para o chileno Néstor Almanza por 5 a 3, enquanto na mais pesada, Ronisson Brandão sofreu um 9 a 0 do estadunidense Zachary Braunagel, na mesma fase.

Portanto, o Brasil terminou o wrestling com dois ouros, uma prata e um bronze. Antes de Santiago, o país tinha 14 medalhas na modalidade e apenas uma delas era de ouro.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023