Siga o OTD

Santiago 2023

Babi e Maria Eduarda fazem dobradinha na ginástica rítmica

Brasileiras fazem bonito e levam ouro e bronze no individual geral da ginástica rítmica

(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Santiago – O Brasil fez mais que bonito nas definições do pódio na ginástica rítmica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Babi Domingo e Maria Eduarda Alexandre fizeram dobradinha de ouro e bronze no individual geral após provas de maças e fita. Com despedida do “Rajadão”, Jojo Santos terminou na 6ª colocação geral.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Brasileiras brilham na final do individual geral

Bárbara Domingos fez prova excelente nas maças. A ginasta usou uma música bem brasileira para empolgar a torcida, com “Garota de Ipanema” e muito samba, ela recebeu nota de 32.200, apenas atrás da conterrânea Maria Eduarda Alexandre. Já na fita, seu melhor aparelho, a brasileira mostrou porque já carimbou passaporte para Paris. Ao som de “Bad Romance”, Babi foi perfeita. Com muito carão e coreografia marcante, a brasileira recebeu 32.150 e assumiu a liderança, sem ninguém mais alcançar.

Maria Eduarda Alexandre foi a primeira dentre as brasileira a se apresentar no dia. A jovem atleta começou o dia com a quarta posição geral, mas logo subiu para posição de pódio. Nas maças, a brasileira contagiou o ginásio todo ao som de Elvis Presley. Com sorriso no rosto durante a apresentação toda, Maria cometeu poucos erros e recebeu nota de 32.350 no aparelho. Depois, na fita, a ginasta de 16 anos contagiou novamente o público, fez prova impecável e terminou em lágrimas. Com nota de 30.600, Maria Eduarda ficou atrás da americana Evita Griskenas.

Maria Ginástica Rítmica usou de muito estilo para se apresentar nas maças ao som de Elvis Presley. (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Jojo se despede do Rajadão

Geovanna Santos apresentou série nova nas maças e foi sólida até quase o final da prova. Contudo, ela derrubou o aparelho e teve leves desequilíbrios na parte coreográfica, que prejudicaram a nota final dela, que foi de 29.900. Já na prova de fita, a brasileira se despediu da icônica música “Rajadão”. Com apresentação de lavar a alma. “Hoje foi meu último dia apresentando essa série de fita, com essa música. Ela me marcou muito! Eu só tenho a agradecer a todos, que me apoiaram, que abraçaram essa música. Fico feliz de ter representado a comunidade dentro de quadra, num esporte tão lindo como é a ginástica.”, agradeceu a ginasta.

Jojo Santos falha nas maças, mas se recupera em despedida da série de fita do “Rajadão”. (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Classificação por aparelhos

Além das notas para o individual geral, o dia foi de classificações para as finais por aparelhos. Após terem se garantido nas decisões do arco e da bola, as brasileiras também estarão disputando os pódios na maça e fita. Babi Domingos e Maria Eduarda Alexandre estão na final de maças, classificadas com as duas primeiras posições. Geovanna Santos terminou na sexta posição, mas não avança por conta da cota máxima de duas ginastas por país na final.

Já na fita, Babi e também avançaram para a final, com a primeira e terceiras melhores notas do aparelho. As finais de arco e bola ocorrem já nesta sexta, enquanto maças e fita serão no sábado, todas previstas para começar 11h (horário de Brasília).

Conjunto da ginástica rítmica vem para levar o hexa

Ainda na noite desta quinta, o Brasil sobe ao tablado com o conjunto para a apresentação mista, de 3 fitas e 2 bolas. O grupo lidera momentaneamente a prova geral, com a nota de 35.400 obtida nos 5 arcos. O início da competição de conjunto está previsto paras as 18h45 (horário de Brasília).

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023