Siga o OTD

Santiago 2023

Samanta Soares é ouro e Brasil fatura mais 5 medalhas no judô

Judô brasileiro fechou a campanha em Santiago com 15 medalhas, um recorde histórico em Jogos Pan-Americanos

Samanta Soares com a medalha de ouro no peito nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Foto: Gaspar Nóbrega/COB @gasparnobrega

O judô brasileiro conquistou mais cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Nesta segunda-feira (30), Samanta Soares foi o grande destaque ao faturar a medalha de ouro na categoria 78kg. Além disso, Rafael Macedo Macedo levou a prata nos 90kg masculino, enquanto Beatriz Souza (+78kg), Kayo Santos (100kg) e Rafael “Baby” Silva (+100kg) ficaram terminaram com o bronze. Assim, o Brasil encerrou as disputas individuais da modalidade com 15 pódios, um recorde em Pans.
+Judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Disputando os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez, Samanta Soares estreou de forma direta nas quartas de final, onde despachou a cubana Lianet Cardona, vencendo por ippon. Na semi, ela bateu a equatoriana Vanessa Chala, também com um ippon. Por fim, na luta pelo ouro, a brasileira encarou a porto-riquenha Sairy Colon e ganhou com um waza-ari.

Samantha Soares após conquistar medalha de ouro do judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago
Samanta Soares vibra com vitória (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

“Fiquei muito feliz quando eu conquistei a vaga, porque não foi fácil chegar até aqui, vindo de lesão. Eu até chorei quando saiu a convocação. Eu não sonhava com isso há cinco anos e agora virou realidade uma coisa que eu não esperava. Hoje em específico, já tinha na cabeça o que fazer. Eu queria muito trazer essa medalha, era uma oportunidade que eu quis muito agarrar e entreguei tudo de mim”, disse ela.

Rafael Macedo é prata

Número oito do mundo na categoria até 90kg, Rafael Macedo conquistou a medalha de prata depois de uma campanha de duas vitórias. Até a final, ele derrotou o venezuelano Carlos Paez e o dominicano Robert Florentino, ambos por ippon. Já na decisão, o brasileiro parou diante do cubano Ivan Silva, quinto colocado do ranking mundial, por hansokumake, após apoiar a cabeça no tatame.

Rafael Macedo durante luta no Pan de Santiago-2023
Rafael Macedo foi desclassificado na final (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

“Eu senti a minha cabeça encostando ali e realmente está rolando bastante desclassificação por conta de lances assim. Acredito que não tenha sido para tanto, mas acredito que os árbitros tenham analisado o vídeo mais de uma vez e confio na decisão deles. Foi uma competição que eu me preparei bastante. Queria ter saído com uma medalha de ouro, mas consegui sair com a prata, já que em Lima-2019 fiquei em quinto. Ainda tenho a chance do ouro com a equipe amanhã”, falou Macedo.

Bia enfrenta cubana de cara

O Brasil conquistou três bronzes no dia bronzes. Entre os pesos pesados, tanto Beatriz Souza (+78kg) quanto Rafael Silva (+100kg) tiveram trajetórias muito semelhantes: perderam nas quartas de final para cubanos, disputaram a repescagem e venceram a luta do bronze. Já Kayo Santos (100kg) caiu na semifinal e venceu a disputa decisiva.

Medalhista nas últimas três edições do Mundial de judô, Bia Souza é a número seis do mundo na categoria acima de 78kg e seria a atleta mais bem ranqueada do torneio. No entanto, a Confederação Pan-Americana de Judô (CPJ) tem um ranking próprio, que contabiliza apenas os resultados das competições continentais, e o utilizou para formação do chaveamento das categorias de Santiago-2023.

Beatriz Souza projeta adversária no judô dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Beatriz Souza projeta adversária (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Como Bia pouco competiu nos torneios continentais, ela chegou no Pan de Santiago sem o status de cabeça de chave, o que a fez enfrentar a cubana Idalys Ortiz, 26ª colocada do ranking mundial e medalhista de ouro em Lima-2019, logo na primeira rodada. A brasileira venceu a chilena Katherine Quevedo em sua estreia, mas caiu diante de Ortiz na sequência, ao receber três shidôs.

Indo para a repescagem, a brasileira encarou a peruana Yuliana Bolivar, bronze em Lima-2019, e venceu com um ippon. Na disputa decisiva pela medalha, Bia superou a venezuelana Amarantha Urdaneta com um rápido ippon para levar o bronze. Foi o segundo pódio consecutivo da judoca de 25 anos em Jogos Pan-Americanos, após também ter sido bronze em Lima-2019.

Baby e Kayo medalham

O mesmo cenário aconteceu com Rafael Silva, oitavo colocado do ranking mundial na categoria acima de 100kg. Ele chegou a vencer o venezuelano Luis Amezquita na estreia, mas perdeu para o também cubano Andy Granda, número seis do mundo, nas quartas de final. Na repescagem, Baby venceu o mexicano Sergio Del Sol, por ippon, e bateu o canadense Marc Deschênes na disputa pelo bronze. Foi o segundo pódio do brasileiro em Pans, após a prata em Guadalajara-2011.

Rafael Silva, o Baby, durante luta contra atleta venezuelano no judô
Baby precisou vencer três lutas para medalhar (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Já Kayo Santos, que foi medalhista de ouro em Cali-2021, levou o bronze na categoria até 100kg. Ele passou pelo mexicano Alexis Esquivel, por ippon, e por Francisco Balanta, também por ippon, até cair na semi para o chileno Thomas Briceño. Assim, teve que disputar a medalha de bronze, onde enfrentou o cubano Liester Cardona e saiu vencedor.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O Brasil ainda Leonardo Gonçalves lutando pelo bronze nesse mesmo peso. Ele venceu o cubano Liester Cardona, por ippon, mas caiu na semifinal para o canadense Shady Elnahas, número cinco do mundo. Ele foi para a disputa de bronze, onde perdeu do colombiano Francisco Balanta. A única a não lutar por medalhas no dia foi Eliza Ramos, que ganhou a vaga na categoria até 78kg depois de ter sido campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021. Ela perdeu para Sairy Colon na sua estreia, por ippon.

Melhor campanha

Dessa forma, o Brasil conquistou 15 medalhas em sua participação em Santiago-2023, com oito ouros, uma prata e seis bronzes. Foi a melhor campanha do judô brasileiro em Jogos Pan-Americanos, ultrapassando o desempenho que havia tido em Guadalajara-2011. Naquela ocasião, o país foi ao pódio 13 vezes, obtendo seis ouros, três pratas e quatro bronzes. Além disso, vale destacar que esse número pode aumentar pois as disputas por equipes acontecem nesta terça-feira (31).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023