Siga o OTD

Santiago 2023

Alexandre Camargo e Mariana Pistoia levam bronzes na esgrima

Alexandre Camargo e Mariana Pistoia garantem primeiros pódios para o Brasil na esgrima

(Miriam Jeske/COB)

Brasil vai ao pódio na esgrima em Santiago. Os responsáveis pelas primeiras medalhas do esporte no Chile foram Alexandre Camargo, na espada masculina, e Mariana Pistoia, no florete feminino. Os dois esgrimistas perderam na semifinal do torneio e portanto levaram as medalhas de bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOKvai

Alexandre Camargo fica com bronze na espada

Alexandre Camargo começou o dia nas disputas do Grupo A. Perdeu dois jogos, mas venceu outras quatro partidas e se garantiu em primeiro do grupo. Nas oitavas de final, o brasileiro venceu o canadense Nicholas Zhang por 15 a 8, depois superou um dos principais favoritos, o colombiano Jhon Rodriguez, por 15 a 7.

Nas semis, Alexandre encontrou o atleta da casa, Pablo Núñez, que havia sido antes o algoz do brasileiro Fabrízio Lazzarotto. O jogo começou equilibrado, com placar parelho e sem nenhum dos atletas deixar o adversário escapar. O primeiro período terminou com 8 a 7 para o chileno. Houve poucas investidas resultando em toque, mas o brasileiro chegou no final do jogo com 11 a 13. Ele empatou em 13 a 13 e com toque duplo, o placar foi portanto para 14 a 14. Em clima de tensão, o último ponto foi do chileno, que assim garantiu vaga na final. O atleta da casa terminou com a prata ao cair para o canadense Dylan French na decisão.

“Fazia muito tempo que o Brasil não conquistava uma medalha individual na espada masculina. Fico satisfeito. Óbvio que queria muito mais, estava com um nível de esgrima muito bom hoje, queria ter aproveitado para chegar na final. Foi difícil jogar a semifinal, foi bem equilibrado, o chileno foi melhor. Então, eu estou satisfeito”, enfim comentou o agora medalhista pan-americano.

O atleta de 24 anos quebrou assim um jejum que ia desde os Jogos Pan-Americanos de 75 quando a equipe de espada masculina conquistou o bronze. Já no torneio individual, a espera é mais longa ainda: o último espadista homem a subir no pódio foi Arthur Ribeiro medalhista de ouro em 1967.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Mariana Pistoia conquista o bronze no florete

Para chegar na medalha, Mariana Pistoia teve 4 vitórias e apenas uma derrota na fase de grupos. Nas oitavas de final, vendeu a colombiana Tatiana Prieto por 15 a 11 e depois nas quartas bateu a algoz de Bia Bulcão, a chilena Arantza Inostroza pelo mesmo placar e, garantindo, enfim um lugar no pódio.

Na semifinal, Mariana encarou a canadense Eleonor Harley, para a qual já havia perdido na fase de grupos. O jogo foi de muitas investidas da brasileira, contudo obteve pouca eficiência. Desse modo, Harley levou a melhor novamente, com placar final de 14 a 4.

Mariana Pistoia agora foca em se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris de Paris, e vai usar a experiência dos Jogos Pan-Americanos para fazer ajustes em busca da vaga. “Várias atletas que vou enfrentar no pré-olímpico estavam aqui no Pan. Já deu para ver o jogo das adversárias, vou chegar mais preparada. Eu não enfrento muito as sul-americanas em Copas do Mundo, a gente acaba se encontrando em Campeonato Sul-Americano, algumas delas nem jogam. E como o Pan está bem forte, vou conseguir usar a experiência para o Pré-Olímpico”, completou a esgrimista, que ainda tem boas chances de garantir a classificação via ranking mundial.

Outros brasileiros na esgrima

Outros dois brasileiros jogaram no primeiro dia de competições. Fabrízio Lazzarotto acabou batido por Pablo Núñez por 15 a 10 nas quartas de final da espada masculina. Ana Beatriz Bulcão foi superada pela também chilena Arantza Inostroza nas oitavas de final por 15 a 11.

A esgrima brasileira volta a ação em Santiago já no dia 31, terça, dessa vez com disputas no florete masculino com Guilhereme Toldo e Henrique Marques, e no sabre feminino, com Karina Trois e Pietra Chierighini. Os jogos começam a partir de 9h da manhã, com finais ocorrendo a partir de 16h (horário de Brasília).

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023